Notícias

Pesquisa de acrilamida em 60 alimentos: alguns excedem as marcas

Resultados por categoria

A quantidade de acrilamida (microgramas por quilo) presente em cada produto foi comparada com os valores de referência aprovados pela Comissão Europeia para cada categoria de alimentos.

Café (valor de referência: 400 µg/kg)

Analisámos 17 amostras de café e nenhuma ultrapassa os valores de referência. A acrilamida forma-se durante a torrefação do café e não na preparação da bebida. O valor mais baixo encontrado (190 µg/kg) mostra que é possível reduzir os patamares de referência.

acrilamida

Tostas (valor de referência: 350 µg/kg)

Onze marcas foram analisadas e, em quase metade das amostras, o teor encontrado estava abaixo do limite da deteção do método. As restantes apresentavam teores entre 34 e 56 µg/kg. Dados os resultados, o valor de referência pode baixar significativamente.

acrilamida

Batatas fritas (valor de referência: 750 µg/kg)

A maioria das 15 marcas de batatas fritas testadas revelou estar abaixo dos valores de referência. A Auchan, a A Saloinha e a Dia revelaram teores próximos dos valores de referência, mas a Spar e a Bouton d’Or (Intermarché) ultrapassaram-nos largamente. Quando testámos um novo lote, as batatas Spar revelaram 590 µg/kg em vez dos 1400 µg/kg registados na primeira análise. No caso das Bouton d’Or, os resultados baixaram de 1200 µg/kg para 780 µg/kg. A batata-doce frita não se enquadra nesta categoria, mas considerámos importante analisá-las. Os níveis variam entre 76 e 3300 µg/kg. Impõe-se, por isso, criar uma nova categoria.

acrilamida

Bolacha Maria (valor de referência: 350 µg/kg)

Quatro das 12 marcas avaliadas estão acima dos valores de referência: Moaçor, Continente, Pingo Doce e Sondey (Lidl). Quando repetimos o teste, os teores das bolachas do Lidl baixaram de 500 µg/kg para 370 µg/kg, um valor próximo da referência.

Em contrapartida, as do Pingo Doce, inicialmente com 490 µg/kg, continuaram acima (510 µg/kg). O Continente comunicou-nos que pretende alterar a receita, prometendo baixar os níveis de acrilamida. A Moaçor não respondeu nem reagiu. Se compararmos os resultados das 12 marcas com os valores de referência para crianças (mais baixos), nove ultrapassam a fasquia, razão pela qual deve ser harmonizado o valor a considerar, optando, por precaução, pelo mais baixo.

acrilamida