Dicas

Quantas vezes por semana pode comer massa?

Se optar pela versão integral, e seguir as porções recomendadas pela Roda dos Alimentos, as massas são perfeitamente compatíveis ou podem integrar uma alimentação saudável. Mas, como com todos os alimentos, é preciso consumir com moderação. Veja as recomendações da DECO PROteste.

Especialista:
Editor:
28 maio 2024
massa recheada

iStock

A massa é uma fonte de hidratos de carbono complexos, essenciais para o organismo. Se é dos que pensam que as massas devem ser eliminadas da alimentação, sobretudo se estiver a fazer dieta, desengane-se. Desde que consumida em doses adequadas, a massa tem vários benefícios. Conheça os resultados dos testes da DECO PROteste a massas recheadas

Benefícios da massa

A massa é um alimento que fornece energia, sob a forma de hidratos de carbono complexos, sobretudo amido.

Os hidratos de carbono complexos também são chamados açúcares de absorção lenta, na medida em que são digeridos mais lentamente, e a conversão em energia ocorre de forma gradual. Esta é uma das razões pelas quais alguns atletas comem muita massa. Os açúcares de absorção lenta são preferíveis aos de absorção rápida, pois permitem manter o nível de açúcar constante. Desta forma, vai sentir menos fome após o pico de açúcar.

Uma das grandes vantagens da massa é que o irá fazer sentir-se saciado mais rapidamente e por mais tempo, sobretudo se escolher a versão integral (graças à fibra) e se cozinhar a massa al dente (porque as cadeias de amido decompõem-se menos graças ao menor tempo de cozedura). A massa também é fonte de vitaminas B e minerais como magnésio e ferro.

A massa engorda?

Segundo as recomendações da roda dos alimentos, devemos consumir entre 4 e 11 porções por dia de cereais e derivados e tubérculos, grupo a que pertence a massa. Uma porção equivale, por exemplo, a duas colheres de sopa de massa crua (35 gramas) ou quatro colheres de sopa de massas cozinhada (100 gramas).

A massa enquadra-se perfeitamente numa alimentação saudável e equilibrada. Ao contrário do que muitos meios de comunicação ou influenciadores afirmam, a massa em si não o faz engordar. O que engorda são os molhos com queijo ou natas, por exemplo, que muitas vezes acompanham as massas. Se se exercitar bastante e escolher porções corretas, acompanhar com vegetais e molhos frescos sem natas ou manteiga, não ganhará peso por consumir massas.

Uma dieta variada e equilibrada

O facto de a massa fazer parte de uma dieta saudável não significa que deva comer massa todos os dias. Além de uma alimentação saudável e equilibrada, também é fundamental ter uma alimentação variada. Alterne, por isso, entre outros alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados e tubérculos como, por exemplo, arroz, batata e pão, entre outros.

Uma alimentação saudável, equilibrada e variada pode ajudar a prevenir problemas de saúde graves, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e certas formas de cancro. É importante o que come, bem como a quantidade.

Para fazer uma alimentação variada e equilibrada, deve incluir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos. Cada grupo tem características nutricionais próprias, daí que não se deva excluir nenhum. Além disso, dentro de cada grupo, varie os alimentos. Desta forma, não precisa de tomar qualquer suplemento alimentar.

Inclua na alimentação diária:

  • legumes e frutas da época. Três a cinco porções por dia são as recomendações.
  • pescado, carne e ovos, ricos em proteínas de alto valor biológico. Varie a escolha, privilegiando o peixe e alternando entre espécies magras (pescada, dourada e corvina, por exemplo) e gordas (como o salmão, a cavala e a sardinha). Limite o consumo de carne vermelha e processada.
  • leguminosas. Consuma, pelo menos, uma dose todos os dias, o equivalente a três colheres de sopa de grão ou feijão cozidos, por exemplo.
  • leite e laticínios variados, como iogurtes e queijo.
  • gorduras e óleos, mas em pequena quantidade. Não consuma em excesso gorduras ricas em ácidos gordos saturados, como, por exemplo, manteiga e natas.
  • pão, batatas, massa, arroz, cereais e derivados. Prefira os produtos integrais, mais ricos em fibra.

Ingira, pelo menos, 1,5 litros de líquidos por dia, preferencialmente água. Chás e infusões são também boas opções. Evite refrigerantes e sumos de fruta.

6 dicas para saborear massa de forma saudável

Quando consumimos mais calorias do que gastamos, ganhamos peso. Para o evitar e saborear um prato de massa sem se sentir culpado, siga algumas dicas.

  1. Escolha massa de trigo integral ou leguminosas, que contêm mais fibras e ajudam-no a sentir-se satisfeito mais rapidamente e por mais tempo.
  2. Não cozinhe a massa completamente. Deixe-a al dente, como preferem os italianos.
  3. O ideal é começar a refeição com uma sopa ou uma salada. Desta forma, satisfaz a primeira sensação de fome e terá benefícios extra de vegetais.
  4. Opte por acompanhamentos saudáveis, como um molho caseiro com muitos vegetais. Evite pão com massa.
  5. Não exagere nas porções. Uma porção normal para um adulto é de 100 gramas de massa crua, embora a quantidade possa variar, dependendo das suas necessidades individuais.
  6. Aproveite o tempo para comer tranquilamente. Sente-se sempre à mesa, e não à frente da televisão.

Apesar de poder comer massa (integral) todos os dias, seguindo estas dicas, o ideal é alternar nas fontes de hidratos de carbono ao longo da semana: massa integral, cuscuz ou pão, arroz integral, quinoa, aveia, entre outros. Com uma dieta variada, é garantido que o seu corpo recebe todos os nutrientes necessários. 

Vai comprar uma massa fresca recheada? Saiba como escolher a melhor, com menos sal, e sem aditivos ou ingredientes ultraprocessados, nos comparadores de massas recheadas da DECO PROteste.

VER OS COMPARADORES DE MASSAS RECHEADAS

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar