Como testamos

Massas frescas recheadas: como testamos

23 abril 2024
Vista de cima de prato com massas frescas cozinhadas com molho de tomate

23 abril 2024
Atualmente, existe no mercado uma grande variedade de massas frescas recheadas. Para avaliar a qualidade global deste alimento, foram tidas em conta as informações que constam do rótulo do produto. Saiba com testamos massas frescas recheadas.

As massas secas dominam o consumo, mas ainda assim, em Portugal, em 2022, a categoria de massas frescas e refrigeradas esteve presente em mais de um em cada três lares. A probabilidade de consumo deste tipo de massas é maior nas casas onde os responsáveis pelas compras têm menos de 45 anos, residem no Litoral Norte e pertencem às classes mais altas.

Conseguir saber através da análise do rótulo, nomeadamente da declaração nutricional e da lista de ingredientes, qual a melhor escolha não é tarefa fácil. O Nutri-Score é útil, mas (ainda) não conta tudo. Por isso, a DECO PROteste teve em conta outros parâmetros, como o tamanho da porção individual, o valor nutricional por porção, a presença de aditivos e, por fim, o grau de transformação do produto (número de ingredientes ultraprocessados).

Ponderando cada um dos aspetos anteriores, chega-se à qualidade global do produto. É uma pontuação que vai de 0 a 100 e que permite determinar quais as melhores escolhas dentro de uma mesma categoria de alimentos processados.

O valor energético, ácidos gordos saturados, açúcar e sal por 100 gramas, conferem pontos negativos aos alimentos. Já a percentagem de fruta, legumes e leguminosas, bem como o teor em proteína e fibra, atribuem pontos positivos. Juntos permitem calcular a classificação Nutri-Score que dá uma apreciação nutricional global do alimento.

Para saber se um alimento contém aditivos basta consultar a sua lista de ingredientes. Nela devem ser enumerados todos os ingredientes que compõem o alimento, incluindo os aditivos, por ordem decrescente de peso. Estes devem vir indicados pelo nome da categoria a que pertencem (corante ou edulcorante, por exemplo) e pela sua designação específica ou número que tenha sido atribuído pela União Europeia. 

Consulte a ferramenta da DECO PROteste para saber quais os aditivos seguros, suspeitos ou mesmo não recomendados para a sua saúde. Basta escrever o nome ou o número do aditivo que deseja procurar. 

 

 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.