Massas frescas recheadas com algum sal e aditivos a mais
Há boas massas frescas recheadas de carne, cogumelos, queijo e vegetais, que podem salvar uma refeição. Mas evite os aditivos e não compre sem ler a lista de ingredientes.

As massas frescas recheadas podem ser uma escolha bastante aceitável para uma refeição ultrarrápida. Boa parte das 66 massas que a DECO PROteste analisou recebem uma nota boa ou aceitável. O teste contemplou quatro recheios: carne, cogumelos, queijo e vegetais. Cruzando a informação dos rótulos com o algoritmo do Nutri-Score, encontraram-se, em mais de metade, teores mais elevados de sal, por 100 gramas. E, da leitura da lista de ingredientes, conclui-se que metade usam aditivos, aceitáveis ou toleráveis em 19 amostras, mas pouco recomendáveis em seis, e de evitar, em cinco. Pouco recomendáveis são, por exemplo, o emulsionante E471 – mono e diglicéridos de ácidos gordos e o amido modificado. Conservantes, como o E250 – nitrito de sódio – ou o E252 – nitrato de potássio –, são de manter à distância.
Quais as melhores massas recheadas?
As 15 massas frescas à base de carne incluem frango, porco e vaca (e bolonhesa) na composição, mas igualmente bacon, fiambre, mortadela e presunto. Entre as oito recheadas com cogumelos, algumas têm queijo. Já as 16 massas à base deste laticínio contêm um ou vários queijos (até cinco), com e sem nozes. As 27 de vegetais recheiam-se com legumes, geralmente, espinafres, abóbora, cenoura, tomate, cebola ou beringela, mais uma vez, com ou sem queijo. Por vezes, incluem uns quantos pinhões e folhinhas de ervas aromáticas.
Massas recheadas servem como refeição principal?
Para serem suficientes para um almoço ou um jantar, as massas recheadas devem servir-se com acompanhamento, como uma salada e uma sopa de legumes. Ou com um molho caseiro de queijo ou de tomate para envolver as almofadas de massa. Ou simplesmente com um fio de azeite.
Em média, os valores calóricos das 66 massas estudadas rondam as 266 kcal por 100 gramas. As de queijo são as mais calóricas (282 kcal por 100 gramas), perseguidas pelas massas com carne (278 kcal), pelas de vegetais (254 kcal) e pelas de cogumelos (249 kcal). Mas há que multiplicar valores. As calorias do repasto dependem do tamanho da porção, que varia entre 115 e 250 gramas, passando por 125 e por 150 gramas.
Observe o tamanho da dose individual. Se for superior a 100 gramas, terá de multiplicar os valores nutricionais indicados (na maioria, por 100 gramas) por 1,15, 1,25, 1,5 ou 2,5, caso a porção ingerida seja de 115, 125, 150 ou 250 gramas, respetivamente. Só com esta matemática saberá as quantidades reais de nutrientes que irá ingerir.
Leia a lista de ingredientes das massas recheadas
Prefira as massas com teores mais reduzidos de gordura saturada e de sal. Para ver estes valores, consulte a declaração nutricional, normalmente, no verso da embalagem. O ideal é que não ultrapasse os 5 gramas de gorduras saturadas por 100 gramas. Já quanto ao sal, não deve conter mais de um grama. Prefira menos aditivos e ingredientes que desconhece, teores mais baixos, por 100 gramas, dos nutrientes a limitar, como sal e gorduras saturadas, e, se possível, maiores teores de fibra.
A lista de ingredientes indica-os por ordem decrescente, incluindo os que indiciam ultraprocessamento, e os aditivos. Nomes como lactose, fibra vegetal, alguns aditivos e aromas dão pistas sobre o grau de processamento. Portanto, é simples: quanto menos ingredientes destes, melhor.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |