Dicas

Pão: do menos ao mais calórico

23 maio 2017
Mixórdia de pães

23 maio 2017
Alfarroba, centeio, milho e trigo, integral ou não diferem na fibra, no sal, no açúcar e em gordura. O mais calórico e com mais fibra é o pão de cereais com sementes. Já a carcaça e o prokorn têm menos calorias.

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Água, farinha, fermento e sal, o mesmo é dizer pão, fiel companheiro ao pequeno-almoço e ao lanche, mas também às refeições principais. Sacia e conforta. Mas há tantas variações ao tema, que se impõe a questão: qual o melhor e o que distingue uns pães dos outros? Bom, não tem de escolher o que tem mais fibra ou menos calorias. A regra é variar. Em laboratório, encontrámos diferenças nutricionais, sobretudo ao nível da fibra.

O pão contém hidratos de carbono, sob a forma de amido, um açúcar de absorção lenta e de fácil assimilação. Fornece ainda proteínas vegetais, fibras, ferro e vitaminas B1 e PP. O integral tem mais fibra, benéfica para manter o intestino saudável. Nenhum pão ultrapassa 1,4 gramas de sal por 100 gramas, como a lei determina. A versão de cereais com sementes está no limite. Para reduzir o consumo de sódio, opte por pão sem sal.

Na roda dos alimentos, o pão pertence à fatia dos cereais e derivados e dos tubérculos. Recomenda-se o consumo diário de 4 a 11 porções deste grupo de alimentos (pão, milho, arroz, esparguete e batata, entre outros). Uma porção equivale, por exemplo, a uma carcaça (50 gramas), duas fatias de pão de forma ou a uma fatia fina de broa (70 gramas).