Café: arábica, robusta ou de mistura?
Qual a melhor cápsula ao melhor preço? Que tipo de café deve escolher? Arábica, robusta ou mistura? Respostas, só depois de uma chávena de café.
Já olhou, com certeza, para os rótulos, mesmo que não saiba o que significam: arábica, robusta e de mistura. No entanto, os três tipos de café no mercado distinguem-se bem quanto a sabor, aroma e até quantidade de cafeína.
A diferença é fácil de explicar. Os grãos de café são as sementes das plantas do café envoltas por uma baga que vai adquirindo um tom avermelhado no momento de ser colhida. Existem duas espécies principais, a Coffea arabica, que produz grãos arábica, e a Coffea canephora, variedade robusta, que produz os grãos que habitualmente chamamos robusta.
Café mais forte ou mais fraco?
Nem sempre encontra, porém, essa informação no rótulo do café. Mas é uma informação valorizada pelo consumidor, pois os dois tipos de café têm características diferentes.
Arábica
- Nuances de aroma e sabor muito variadas, não agressivas ao paladar.
- Mais delicado e ácido.
- Aroma e sabor suave.
- Menos cafeína.
A maioria da produção de café é arábica. Pode encontrar café 100% arábica com diferentes origens.
Robusta
- Forte, de sabor áspero e amargo, com muito corpo.
- Tem mais cafeína (pode chegar ao dobro, por comparação com a variedade arábica).
- Origina mais creme na mesma pressão.
Pode encontrar café 100% robusta com diferentes origens.
A maioria dos cafés é de mistura
A maior parte dos cafés à venda é uma mistura das variedades arábica e robusta (em diferentes proporções), mesmo quando não é feita essa referência.
A escolha final depende do gosto de cada um e do preço. Quem prefere um café com um sabor suave, opta pelos cafés 100% arábica. Se a estes forem adicionados alguns grãos robusta, o sabor será mais amargo. Estes lotes, resultantes de misturas, tendem a apresentar preços mais acessíveis. Em determinados casos, as diferenças podem atingir entre 20% e 30% abaixo das versões 100% arábica.
Café em cápsulas a preço acessível
A mistura destes dois tipos de café também está presente nas cápsulas. Os preços podem variar bastante de marca para marca. Daí que a escolha de uma cápsula compatível em vez de uma original signifique uma boa poupança, mantendo a qualidade. A DECO PROteste testou cápsulas de café para o sistema Nespresso, num cenário que tem por base o consumo de dois cafés diários, durante um ano.
Os resultados podem ser consultados no comparador da DECO PROteste.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
