Os eletrodomésticos inteligentes são úteis?
Ter uma app para definir o programa à distância e saber quando terminou e qual o consumo de energia são algumas das vantagens dos aparelhos inteligentes. Saiba se funcionam sempre bem.

Os eletrodomésticos inteligentes têm este nome porque podem ser ligados à internet, em geral, através de uma rede wi-fi ou via bluetooth. Tal permite controlá-los à distância, a partir de uma aplicação instalada num telemóvel ou tablet. A DECO PROteste analisou dez aplicações, tanto em Android como em iOS, e revela as vantagens e os inconvenientes destas apps, bem como a mais-valia que podem trazer ao dia-a-dia dos utilizadores.
Apesar de a ligação wi-fi ou bluetooth ter vindo a ser integrada em vários tipos de eletrodomésticos, o estudo concentrou-se em três categorias: máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. Após a análise das dez aplicações, verificou-se que há poucas ou nenhumas diferenças entre as versões para Android e para iOS.
Como funcionam os eletrodomésticos inteligentes?
Para se usar um eletrodoméstico conectado, começa-se por descarregar a aplicação correspondente para o smartphone ou o tablet. De seguida, há que selecionar o modelo do eletrodoméstico na aplicação, para que fiquem ligados. Contudo, para conseguir operar o aparelho a partir da aplicação, terá de selecionar ou premir um botão dedicado de “wi-fi” ou “controlo remoto”, no eletrodoméstico. Se esta opção não for ativada, a ligação não pode ser estabelecida e só será possível o funcionamento manual, no aparelho.
Após a ligação feita, o utilizador acede a várias funcionalidades, que irão depender da aplicação e do eletrodoméstico utilizado. Eis algumas das mais relevantes:
- ver qual o programa em execução, quanto tempo falta para terminar e controlá-lo remotamente;
- aceder a programas extra e a opções adicionais dos programas (por exemplo, prolongar a duração do programa ou adicionar água extra);
- programar a que horas um ciclo de lavagem ou secagem deve começar ou terminar;
- receber notificações (por exemplo, que o programa terminou);
- assistência na escolha do programa mais adequado.
A quem se destinam?
A utilidade e a mais-valia dos eletrodomésticos inteligentes irão depender do à-vontade com que cada utilizador se sente face à tecnologia.
Para quem não está habituado a usar tecnologia, as aplicações podem ser pouco apelativas ou representarem um desafio. Aprender a utilizá-las pode levar tempo, e muitos acabam por desistir. Além disso, nem todas as funcionalidades são especialmente inovadoras, e quem já está habituado a definir programas com início diferido ou temperaturas no aparelho considera desnecessário fazê-lo através da app. Por outro lado, algumas aplicações oferecem programas e opções adicionais que não estão disponíveis nos eletrodomésticos.
Já quem está à vontade a lidar com tecnologia ou tem pouca experiência com tarefas domésticas pode achar estas aplicações úteis. Para este tipo de utilizador, gerir o aparelho através da aplicação até pode ser mais agradável e prático do que fazê-lo no painel de controlo.
Quais são as vantagens?
- Acesso simplificado às funcionalidades do aparelho, pois torna muito simples a escolha do programa a usar.
- Controlo, em tempo real, do estado do programa, para que, em qualquer lugar, o utilizador saiba em que fase do ciclo o programa está e quanto tempo falta para terminar.
- Fácil definição de horários e notificações sobre o estado do programa, para que o utilizador possa definir quando deseja que a roupa ou a loiça estejam lavadas e seja avisado quando terminar.
- Conselhos para se obter melhores resultados de lavagem ou secagem: através da indicação da cor e tipo de tecido ou do grau de sujidade, por exemplo, o aparelho escolhe o programa mais adequado.
- Manutenção facilitada, com alertas para a limpeza do aparelho.
- Procura rápida e facilitada de assistência ou de soluções autónomas em caso de problemas: a aplicação pode mostrar uma lista de códigos de erro com explicações detalhadas, facilitar o acesso ao apoio ao cliente ou, em algumas apps, permitir a deteção de problemas à distância.
- Maior perceção e controlo dos consumos: a aplicação informa sobre os consumos dos programas (eletricidade e água) e ajuda a escolher os mais poupados ou a usá-los em determinados horários (por exemplo, quando o sol está mais forte, o que pode ser útil para quem tiver um sistema fotovoltaico, ou para iniciar a determinada hora e se tirar partido da tarifa bi-horária, quando é mais baixa).
- Controlo via comando de voz porque a maioria dos dispositivos pode ser conectado a assistentes de voz, como Alexa e Google Home.
Quais são os inconvenientes?
- Problemas de conectividade: durante os testes, encontraram-se várias dificuldades de ligação, em especial na configuração das aplicações, o que pode desmotivar os utilizadores.
- Pouca poupança de tempo: apesar do controlo remoto, continua a ser necessário estar junto das máquinas para colocar ou retirar a roupa ou a loiça.
- Ativação manual da função wi-fi ou bluetooth: na maioria dos aparelhos é preciso ativar o wi-fi ou o bluetooth, antes de se poder usar a aplicação, e de cada vez que se vai utilizar o eletrodoméstico, obrigando o utilizador a ir junto do mesmo.
Os eletrodomésticos inteligentes são mais caros?
Na maioria das marcas, as funções de conectividade são encontradas nos aparelhos de gama alta, o que dá a ideia de que são mais caros. Mas nem sempre tal acontece, pois há aparelhos sem conexão à internet que são mais caros do que os inteligentes.
Além disso, o que pode aumentar o preço dos aparelhos inteligentes não é, necessariamente (ou apenas), as opções de conectividade, mas as características materiais usadas: em regra, são aparelhos com um desempenho superior dotados de tecnologias mais avançadas, que são mais caras. Em suma, a conectividade é apenas uma funcionalidade adicional num aparelho de gama alta, e não a única razão para terem um preço mais elevado.
É possível gerir vários aparelhos inteligentes?
Quem possui vários eletrodomésticos inteligentes pode achar prático gerir todos os aparelhos a partir da mesma aplicação. Para que tal seja possível, terão de ser da mesma marca ou compatíveis com a app. Quando há esta integração, algumas aplicações permitem o "smart pairing". Com esta funcionalidade, o programa da máquina de secar pode ajustar-se de forma automática ao de lavagem, por exemplo.
Contudo, a falta de compatibilidade entre marcas pode limitar esta integração, obrigando os consumidores a manterem-se fiéis a um único fabricante. Algumas aplicações suportam o padrão de comunicação Matter. Este permite controlar aparelhos inteligentes de diferentes fabricantes com a mesma aplicação. Mas esta tecnologia ainda não está amplamente implementada em todas as categorias de aparelhos inteligentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |