Dicas

6 dicas para escolher o melhor tablet para crianças

Diagonal pequena a média, aspeto robusto, capa de silicone ou com amortecimento e película protetora contra riscos no ecrã são as principais características a valorizar, e não é preciso gastar centenas de euros.

Especialista:
Editor:
21 janeiro 2025
Rapas a estudar com um tablet

iStock

Uma exposição monitorizada por adultos, com acesso a conteúdos de qualidade e adequados à idade, favorece o uso seguro dos tablets, que se tornaram incontornáveis. A DECO PROteste ajuda a escolher, em função das características mais interessantes para as crianças. Explore também o comparador de tablets e encontre os modelos mais adequados.

Tamanho e resolução do ecrã

Dependem do tipo de utilização e da idade da criança. Quanto mais velha for, mais útil será um ecrã de maior dimensão. Mesmo assim, no geral, ecrãs pequenos e médios são suficientes, até porque costumam ser usados no colo, perto dos olhos.

Para conforto visual, a qualidade do ecrã e a resolução são vitais. O ideal é um modelo com painel HD ou superior. Na loja, pode verificar a legibilidade, a resolução das imagens e a função tátil. Para outros aspetos impossíveis de controlar no estabelecimento, pesquise no comparador da DECO PROteste os modelos com os melhores resultados na qualidade do ecrã.

Memória e armazenamento

Deve ser suficiente para armazenar jogos e apps educativas. Opte por um mínimo de 64 GB e pela possibilidade de expandir a memória com cartão micro SD, comum nos tablets Android, mas impossível nos iPads. Atenção: armazenamentos de 512 GB ou mais podem ser exagerados para crianças, e encarecem o preço.

Desempenho e autonomia da bateria

Tablets com baterias de longa duração e recarga rápida são uma vantagem, dado que evitam interrupções frequentes e permitem o uso fora de casa.

Durabilidade e resistência

Valorize um aspeto robusto e verifique se existem opções com proteções extra, que resistam a quedas frequentes. A DECO PROteste faz uma avaliação da qualidade da construção, que pode ser consultada no comparador. Para crianças pequenas, não há como fugir a uma capa robusta. As quedas serão inevitáveis.

Acessórios essenciais

Além da capa (por exemplo, de silicone ou com amortecimento), uma película protetora reduz os riscos no ecrã e aumenta a durabilidade. Ainda que seja possível aplicar em casa, é necessário cuidado, para evitar erros (por exemplo, bolhas de ar). Alguns suportes para mesa e carro tornam o tablet mais fácil de usar e diminuem a probabilidade de quedas.

Controlo parental

Os tablets Android e iOS incluem funções que filtram páginas online, definem o tempo de uso, gerem apps, controlam contactos e monitorizam pesquisas na web e em redes sociais. Apesar de haver opções pagas, testes da DECO PROteste mostraram que a Google Family Link e a Apple Screen Time, que vêm de origem nos dispositivos, são mais vantajosas: permitem um controlo eficaz e personalizado, assim como um uso seguro e adequado.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar