Dicas

9 truques para encontrar tudo o que precisa com a pesquisa do Google

Esta infindável fonte de informação pode ser uma ferramenta muito útil de trabalho. Saber pesquisar bem é um grande trunfo.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Filipa Nunes
07 outubro 2021
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Filipa Nunes
pessoa a usar um tablet para fazer pesquisas no Google

iStock

Inventado há mais de duas décadas, o Google é hoje sinónimo de internet e está invariavelmente na vida de toda a gente que usa um computador. Saiba que truques usar para encontrar facilmente informações no Google.

Procurar por um site específico

A possibilidade de pesquisar exclusivamente o conteúdo de um determinado site é uma forma muito rápida de chegar ao resultado pretendido, sem ser inundado por outras fontes. Se quer saber os preços e o desempenho de um tablet e prefere, por exemplo, confiar na informação da DECO PROTESTE, pode escrever o endereço do site e a palavra ou frase que pretende encontrar. Por exemplo: deco.proteste.pt tablets.

Não se lembra bem do nome? Use o asterisco 

Quando não nos recordamos exatamente da palavra ou frase completa que pretendemos pesquisar, o asterisco “*” faz milagres. Pode ser usado no início, no meio ou mesmo no fim da palavra ou expressão que pretendemos procurar. Por exemplo, uma morada “Avenida Engenheiro * e Oliveira Lisboa”. Este truque torna-se muitas vezes desnecessário, pois o próprio Google ajuda nesta missão, sugerindo automaticamente opções em função do que vamos escrevendo no campo de pesquisa.

Frases inteiras sempre entre aspas

Esta dica permite poupar tempo se souber exatamente o que procura. Evita ser inundado com centenas de resultados pouco relevantes. Basta para isso escrever a expressão que procura entre aspas “ ”. Dessa forma só serão devolvidos resultados onde a expressão exista integralmente. Por exemplo: “Computador portátil, desktop ou tablet: conheça o mais indicado”. Se a pesquisar, o nosso artigo com este título aparecerá no topo da lista de resultados.

Remova palavras irrelevantes

Por oposição à dica anterior, esta dica permite remover palavras que não são importantes, mas que geram muitos resultados se estiverem presentes no expressão pesquisada. Por exemplo, se estiver à procura de informações sobre uma localidade que existe em diferentes regiões do País, pode excluir os resultados da região que não lhe interessa, utilizando o operador matemático menos (-). Pesquise por “Cercal -Alentejo” para encontrar informações sobre Cercal, no Cadaval, ou Cercal, em Ourém.  

Procurar uma data concreta

Se a informação que procura está relacionada com um facto ocorrido num determinado período de tempo, pode restringir os resultados no tempo. Por exemplo: “eleições before: 2017”. Também é possível fazer pesquisas datadas carregando na opção “Ferramentas”, que fica imediatamente abaixo da caixa de pesquisa. A seguir, clique na opção “Qualquer altura”. Por fim, escolha “Intervalo personalizado”.  

Juntar várias pesquisas numa só

Se em muitas das suas pesquisas não quer usar apenas um único termo, basta usar o termo “OR” (expressão que em inglês significa “ou”) em letras maiúsculas. Por exemplo, “Homem aranha OR filme” vai mostrar-lhe as informações sobre este super-herói ou que estejam relacionadas com os filmes da saga.

Procurar por palavras-chave no título de um artigo

O algoritmo de pesquisa do Google procura palavras-chave por todo o conteúdo das páginas, incluindo o título, o subtítulo, o URL ou o corpo do texto. No entanto, se quiser fazer uma busca por um termo que esteja somente num destes campos, há forma de o fazer: coloque “intitle” antes da busca. Por exemplo, “intitle:tablets para o regresso às aulas”.

Se desejar fazer a sua pesquisa concentrando-se apenas no corpo do texto, basta colocar na barra de pesquisa o termo “intext” Ou seja, “intext:evita o roubo de identidade ou que informação pessoal vai parar à internet”. Se quiser pesquisar no URL ou no subtítulo, insira "URL" ou "subtitle", respetivamente, seguindo a mesma lógica.  

Procurar por palavras-chave em documentos de arquivo

É possível procurar por resultados disponíveis apenas em documentos arquivados, e em formato PDF, Word ou Power Point. Para isso basta escrever no campo de pesquisa o termo “filetype” e a extensão do arquivo depois da palavra a pesquisar. Por exemplo: gripe filetype:pdf. 

Procurar resultados de jogos, horários do cinema ou de voos

Para saber quais os últimos resultados e próximos jogos do seu clube, coloque na barra o nome do seu emblema de eleição. Por exemplo: “Juventus”. O Google permite também saber os locais e horários das salas de cinema mais próximas. Só precisa de digitar a palavra “cinema” seguida do nome do filme e, por fim, a cidade em que está. Veja o exemplo: “cinema venom lisboa”. No caso dos voos, só tem de escrever no campo de pesquisa o número do voo seguido do nome da companhia aérea. Por exemplo: TP 359 (voo TAP). 

Como as receitas do Google são, sobretudo, provenientes da publicidade, os primeiros resultados remetem, quase sempre, para links patrocinados de empresas que pagam à tecnológica para aparecer no topo da pesquisa. Estes anúncios aparecem identificados pela palavra "Anúncio". Regra geral, o que realmente procura só aparece em terceiro ou quarto lugar. Assim, comece por dar atenção aos links que não têm a palavra "Anúncio".

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.