Notícias

Smart rings valem o investimento?

Pequenos e elegantes, os smart rings estão a captar a atenção de quem procura monitorizar a saúde de forma prática e discreta. Descubra o que os anéis inteligentes têm para oferecer e se valem o investimento.

Especialista:
Editor:
23 dezembro 2024
Smart rings

iStock

Os smart rings chegaram a Portugal com a promessa de revolucionar o mercado dos wearables. Compactos, elegantes e discretos, estes anéis inteligentes oferecem funcionalidades de monitorização da saúde e integração com dispositivos digitais. No entanto, subsiste a dúvida quanto à capacidade de poderem substituir smartwatches e pulseiras inteligentes.

O que são smart rings?

Os smart rings são dispositivos eletrónicos em forma de anel, equipados com sensores capazes de recolher dados e monitorizar parâmetros de saúde, como:

  • frequência cardíaca: monitorização contínua, em repouso e durante atividades físicas;
  • qualidade do sono: acompanha as diferentes fases do sono e atribui uma pontuação à qualidade;
  • atividade física: monitorização de passos diários e calorias queimadas;
  • níveis de stress e oxigénio no sangue: deteção dos níveis de stress e medição da saturação de oxigénio no sangue (SpO2);
  • ciclo menstrual: para as mulheres, alguns anéis oferecem ferramentas de acompanhamento do ciclo menstrual que incluem previsões e notificações sobre os dias férteis.

Alguns modelos incluem funcionalidades avançadas, como notificações de telemóvel, pagamentos por aproximação (NFC) e controlo de dispositivos inteligentes.

Principais vantagens

Com um design discreto e minimalista, os anéis inteligentes são ideais para quem procura um wearable elegante que passe despercebido, mantendo uma monitorização contínua com maior autonomia e durabilidade do que é habitual num smartwatch ou pulseira desportiva.

1. Design discreto e elegante

Ao contrário de smartwatches ou pulseiras, a simplicidade dos smart rings faz com que possam ser usados em qualquer situação sem chamar atenção.

2. Monitorização precisa e contínua

Ao contrário de um relógio ou de uma pulseira, que se tornam incómodos se estiverem demasiado apertados, os anéis estão em permanente contacto com a pele e, por isso, oferecem leituras mais estáveis, medições mais precisas e conforto, especialmente durante o sono.

3. Autonomia e durabilidade

Fabricados com materiais resistentes, como titânio ou cerâmica, e com baterias que podem durar vários dias, são ideais para uso contínuo.

O que deve considerar antes de comprar?

Antes de comprar, avalie o que é mais importante para si.

Funcionalidades

Procura apenas monitorizar a saúde ou deseja integrar o anel com outros dispositivos e aplicações? Avalie as suas necessidades face às funcionalidades antes de se comprometer com um modelo.

Preço

Por serem uma novidade tecnológica, os smart rings ainda apresentam preços elevados, sobretudo os de marcas mais conhecidas, que podem superar os 500 euros. Mas já há alternativas de fabricantes asiáticos, a custar menos de 50 euros. Compare o custo com as funcionalidades para perceber se o investimento compensa.

Compatibilidade

Certifique-se de que o anel é compatível com o seu smartphone e com as aplicações que utiliza regularmente.

Privacidade de dados

Tal como outros dispositivos inteligentes, os smart rings recolhem informações pessoais. Verifique a política de privacidade da marca para garantir que os seus dados estão protegidos.

Como escolher um smart ring

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar