Dicas

Como transferir imagens da máquina fotográfica para o computador

Por porta USB, via cartão de memória ou wi-fi, existem várias formas para fazer download das fotografias da máquina para um computador ou até para um smartphone. Descubra como fazer e siga as nossas dicas para ajudar nesse processo.

14 março 2022
rapariga a transferir imagens de máquina para computador

iStock

Com imensos utilizadores em todo o mundo, os serviços de armazenamento de fotografia na cloud (como o Google Fotos, o Fotos da Apple, o Flickr ou a Amazon Fotos) são soluções muito interessantes, que permitem o acesso em qualquer local e em múltiplos equipamentos às suas memórias.

Mas para os fotógrafos que recorrem a uma máquina fotográfica dedicada, seja pelo seu maior nível de exigência ou para poder explorar as regulações manuais, que permitem evoluir a técnica fotográfica, existe a necessidade de transferir as imagens para um computador.

Há algumas formas de transferir as fotografias da sua máquina fotográfica para um computador ou mesmo, na ausência deste, para um smartphone, para serem visualizadas, impressas, editadas e partilhadas. Pode fazê-lo através de ligações com ou sem fio.

Como transferir imagens da máquina fotográfica para o computador

Há três alternativas para transferir as suas imagens da máquina fotográfica para o seu computador: via porta USBcartão de memória ou wi-fi.

Porta USB

A maneira mais direta de transferir as fotografias é conectar a máquina fotográfica ao computador através do cabo que vem com a máquina. A maioria das câmaras tem uma porta lateral que cobre uma porta USB. Conecte uma extremidade do cabo nessa porta e a outra extremidade numa das portas USB do seu computador. Depois, ligue a máquina fotográfica.

O computador reconhecerá a máquina fotográfica como uma nova unidade: procure-a no explorador do computador para encontrar a máquina fotográfica conectada. Assim que a encontrar, visualize a pasta DCIM (Digital Camera IMages) e as suas subpastas, onde estarão todas as suas fotografias.

Abra outra janela no explorador do computador e vá para o local onde deseja armazenar as suas fotografias. Para facilitar a recuperação no futuro, crie uma subpasta e nomeie-a com uma data (por exemplo, 2022-01) ou uma descrição (por exemplo, Natal 2021).

Pode selecionar todas as imagens nas subpastas da pasta DCIM ou apenas aquelas que lhe interessem mais. Use as teclas de comando para copiar as fotografias (deixando-as no cartão de memória da máquina fotográfica) e cole-as na nova pasta. Assim terá as fotos armazenadas no computador e poderá eliminá-las da máquina fotográfica.

Cartão de memória

Remova o cartão de memória da máquina fotográfica e insira-o na ranhura do leitor de cartões no computador. Se o seu computador não tiver um, pode comprar um leitor de cartões externo, que liga por USB. A leitura direta do cartão pode ser mais rápida do que a transferência via USB e não requer que a máquina fotográfica esteja ligada e gaste bateria.

O seu computador reconhecerá o cartão de memória como uma nova unidade, devendo depois procurar a pasta DCIM. O procedimento para transferir estas fotografias é o mesmo que o explicado acima, para a conexão via porta USB. Quando terminar, basta retirar o cartão de memória novamente e colocá-lo de volta na máquina fotográfica.

Wi-fi

A maioria das máquinas fotográficas mais recentes tem uma conexão wi-fi para enviar fotografias e vídeos para outros dispositivos, desde que estes também tenham wi-fi. Pode saber se a sua máquina fotográfica tem ligação wi-fi no manual do utilizador ou no site da marca, onde também pode encontrar informações detalhadas sobre como utilizar o wi-fi. Algumas máquinas fotográficas podem transferir os dados diretamente para o seu computador; outras exigem que instale uma aplicação específica para conectar os dois dispositivos.

Caso a sua câmara não disponha de wi-fi e esteja interessado na possibilidade de transferência sem fios, uma solução proposta por alguns fabricantes passa pela utilização de cartões de memória com wi-fi que, além da capacidade de armazenamento (como 32 GB), integram ainda um módulo wi-fi. Porém, não recomendamos estes cartões pois são caros, consomem muita bateria e, sobretudo, são bastante lentos. Esses cartões têm um desempenho inferior ao dos cartões de memória normais. Podem apenas ser úteis para exportar uma imagem “jpeg” de vez em quando, mas não o conteúdo do cartão inteiro.

Como transferir imagens da máquina fotográfica para o telemóvel

Por vezes, pode não ter o seu computador consigo, mas precisa de editar e partilhar as fotografias que tirou com a sua câmara. Como transferi-las da máquina fotográfica para o seu telemóvel?

A maneira mais simples é conectar os dois dispositivos via ligação sem fios. A maioria das máquinas fotográficas mais recentes consegue transferir sem fios, geralmente utilizando uma conexão via wi-fi local. Quando ativada, a máquina fotográfica emitirá a sua própria rede wi-fi. Comece por instalar a app do fabricante da máquina fotográfica no telemóvel e depois ligue este à rede wi-fi, gerada pela máquina. Nesta poderá controlar ou alterar remotamente as configurações da máquina fotográfica e transferir todas as imagens ou vídeos que pretenda diretamente para o telemóvel.

Mas nem todas as máquinas fotográficas têm recursos de transferência sem fios. Com esses modelos, terá de usar cartões de memória com conexão wi-fi, considerando as vantagens e desvantagens referidas acima.

Quando a ligação sem fios não é uma opção, pode sempre fazê-lo através de um cabo USB. É a solução mais confiável. As velocidades de leitura e gravação são geralmente muito mais altas.

Para dispositivos Android, vai precisar de um adaptador USB On the Go (OTG) ou de um adaptador USB-C para Micro-USB. Também vai precisar de um conector USB para a sua máquina fotográfica ou de um adaptador SD para USB. Todos estes adaptadores podem ser encontrados à venda a partir dos 5 euros.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.