Dicas

Portáteis touchscreen: são uma boa opção?

Precisa de um computador portátil, mas valoriza a utilização intuitiva de um smartphone ou de um tablet? Um portátil com ecrã tátil pode ser uma opção. Conheça os prós e contras destes aparelhos.

Ecrã de computador portátil em grande plano, uma pessoa toca com o dedo polegar no ecrã.

iStock

Os computadores portáteis com ecrã sensível ao toque podem ser um aliado importante no dia-a-dia. Os nativos digitais, que cresceram com ecrãs táteis na ponta dos dedos, impressionam pela velocidade com que operam estes aparelhos.

Que tipos de portáteis com ecrã tátil existem?

Atualmente, existem muitos modelos de portáteis com ecrã tátil por onde escolher, e pode ser fácil perder-se na terminologia: “portáteis convencionais com ecrã tátil”, “portáteis 2-em-1”, “portáteis híbridos”, “portáteis destacáveis” e “portáteis convertíveis”. Saiba o que significam.

Alguns modelos são como qualquer outro computador portátil, com um design clássico dobrável, mas um ecrã tátil. O Microsoft Surface Laptop 4 e o Acer Swift 5 SF514-55T-52QX são exemplos de um computador portátil clássico com ecrã sensível ao toque.

Há também portáteis 2-em-1, ou híbridos, que combinam um portátil tradicional e um tablet, cujo teclado pode ser destacável ou convertível (escondido na parte de trás do ecrã).

Existem ainda tablets grandes (12 ou 13 polegadas) de gama alta, aos quais se podem ligar capas teclado (type covers) que oferecem uma experiência de utilização próxima do portátil.

Se um portátil com ecrã tátil é uma boa opção, depende em grande medida das suas preferências. Gosta de interagir com o ecrã? Algumas pessoas fazem uma utilização intensiva deste recurso, enquanto outras preferem atalhos de teclado ou utilizar o touchpad.

Os portáteis touchscreem são melhores que os clássicos?

Depende. Existem modelos com e sem ecrã tátil de diferentes níveis de qualidade e resultados de desempenho nos nossos testes. Mas, em regra, os portáteis com touchscreen oferecem uma pior relação entre desempenho e preço do que os portáteis convencionais.

No comparador, pode ver os resultados dos nossos testes a portáteis touchscreen. Só precisa de selecionar a opção de ecrã tátil nos filtros.

O melhor portátil será aquele que melhor se adequar às suas necessidades de utilização e, muito importante, ao seu orçamento. É por isso que o comparador permite que selecione as características que mais valoriza, para que possa comparar diferentes modelos dentro da gama de preços com a qual se sente mais confortável.

As nossas recomendações de portáteis com ecrã tátil

59 Qualidade
média
Mais
em conta
Computadores portáteis
a partir de  429,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Como é um bom portátil com ecrã tátil?

O ecrã tátil em portáteis torna a navegação mais rápida e conveniente, usando apenas um dedo (ou mais). Algumas tarefas são mais simples de executar. Por exemplo, pode facilmente ampliar ou reduzir uma foto apenas com os dedos. Se adicionalmente utilizar uma caneta (ou stylus), também poderá executar tarefas específicas com facilidade, como tomar notas e fazer trabalhos criativos, sejam esboços ou desenhos. Se é estudante ou criativo, os modelos com ecrã tátil podem ser adequados para si.

Mas o que faz um bom portátil com ecrã tátil? São duas componentes:

  • um bom ecrã: mostra as cores com precisão, é suficientemente brilhante, perde o mínimo possível com os reflexos e tem bom contraste;
  • uma interação fluida: o ecrã tátil é responsivo, ou seja, não sofre atrasos. Tanto o processador, como a memória RAM e o próprio ecrã têm responsabilidade nesta questão.

A maioria dos portáteis com ecrã tátil tem 10 pontos de contacto. Modelos muito baratos ou mais antigos têm apenas quatro. Para um melhor desempenho, é preferível escolher os modelos com 10 pontos.

Também deverá testar as dobradiças do ecrã, se possível, pois, se forem muito frouxas, o ecrã oscilará quando lhe tocar.

Inicialmente, a carga das baterias destes portáteis esgotava-se mais rapidamente, o que poderia ser uma desvantagem para pessoas que precisam de estar sempre em movimento. Mas isto já não é um problema em alguns modelos. Nos nossos testes, encontramos alguns portáteis touchscreen com excelente autonomia de bateria (acima de 13 horas). Se este for um fator de escolha importante para si, procure essa característica no comparador.

Prós e contras dos portáteis com ecrã tátil

Pontos fortes

  • Permitem interagir de forma mais direta com os elementos visuais, tornando a navegação mais rápida para alguns utilizadores.
  • Oferecem uma forma adicional de interação com o aparelho, o que é útil quando o touchpad ou o teclado não funcionam.
  • Muitos modelos podem ser usados com caneta (ou stylus), que é uma ferramenta útil para diversas finalidades (desenho, anotações, design gráfico, etc.).

Pontos fracos

  • A visualização do ecrã pode ser dificultada sob luz direta (seja artificial ou solar). Quase todos os ecrãs táteis têm acabamento brilhante e, portanto, são mais reflexivos. Alguns destes ecrãs brilhantes têm um revestimento antirreflexo, para reduzir esse problema, mas nem sempre funciona. Se costuma trabalhar com o seu portátil nessas condições de luz, consulte os resultados dos nossos testes aos reflexos do ecrã e ao brilho máximo.
  • Os ecrãs táteis acumulam impressões digitais e manchas, o que pode ter um efeito negativo na sua experiência de utilização.
  • No geral, os modelos com ecrã tátil são mais caros do que os portáteis clássicos com características semelhantes, o que faz sentido, porque têm um recurso extra. Dependendo das especificações, um portátil touchscreen pode custar desde 400 euros a mais de 2000 euros. Comparando: um modelo de 14 polegadas, com processador i5, 8 GB de RAM e memória SSD de 256 GB ou 512 GB, pode custar a partir de 500 euros se for convencional, e a partir de 700 euros se tiver ecrã tátil.

Caso decida comprar um portátil tradicional, também pode encontrar ajuda no comparador. Os clássicos ainda são uma boa opção.

ESCOLHA UM PORTÁTIL TRADICIONAL

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.