Ouvir música sem pagar? Prós e contras dos planos de streaming grátis
Conheça os prós e os contras dos planos grátis do Spotify, do YouTube Music e do SoundCloud, e as plataformas onde é mais vantajoso aceder.

Milhões de músicas de qualquer género e grande oferta de podcasts: os serviços de streaming propõem bibliotecas cada vez mais ricas e interessantes, e nem sempre é preciso pagar para usufruir, ainda que os planos gratuitos, ditos freemium, impliquem alguns compromissos. Pausas para publicidade são os mais evidentes. Há outros, como a impossibilidade de descarregar músicas para ouvir offline e de aceder a formatos de áudio de alta resolução. Mas as restrições também dependem do dispositivo em que se usa o serviço.
A DECO PROteste analisou os planos gratuitos do Spotify, do YouTube Music e do SoundCloud, os únicos serviços de streaming de música com opções a custo zero no nosso país. E, entre smartphone, automóvel, televisor inteligente e computador, revela os prós e os contras consoante as plataformas em que são usados.
Subscreva o streaming online, use onde quiser
Se não quer as limitações das opções gratuitas, apenas uma subscrição pode evitá-las. Eis o custo mensal das mesmas:
- No Spotify, o plano Premium Individual custa 8,99 euros; o Estudante fica a 4,49 euros; o Duo, com duas contas Premium, implica um gasto de 11,99 euros; e o Família, custa 15,49 euros, caso inclua até quatro contas, ou 16,99 euros, se permitir até seis contas do mesmo agregado.
- No YouTube Music, o plano Premium Individual custa de 7,99 euros; o Estudante fica por 4,49 euros; e o Familiar, que inclui até cinco elementos, 13,99 euros.
- No SoundCloud, os planos para o consumidor comum são o Go, que custa 3,49 euros; o Go+, com acesso a um catálogo mais completo, e que custa 7,99 euros; e o DJ, que permite o download de faixas ilimitadas para ouvir offline, e que fica por 13,99 euros.
Mas, atenção: estes preços podem variar consoante a subscrição seja feita no browser ou na app dos serviços, sobretudo na versão para iOS. A DECO PROteste analisou os preços das subscrições, e chegou à conclusão de que, em geral, é preferível aderir aos serviços através do browser e depois usá-los na plataforma que for mais conveniente.
A razão principal? A Apple tem cobrado uma sobretaxa de até 30% a quem adere ao streaming de música através do seu ecossistema, o que motivou, em 2024, uma multa milionária imposta pela Comissão Europeia, por infração do Regulamento Comunitário dos Mercados Digitais. A Apple impedia os serviços de informarem os consumidores sobre os preços da subscrição através de outros canais, tanto na app iOS, como através do envio de e-mail. Após a decisão da Comissão, a Apple alterou as condições de utilização da App Store, mas, nem assim, o problema ficou resolvido. Por esta razão, em abril de 2025, voltou a ser multada pela Comissão Europeia. A DECO PROteste e as organizações de consumidores que integram o grupo Euroconsumers lançaram, por isso, uma ação coletiva contra a gigante tecnológica, para que os lesados sejam ressarcidos dos valores cobrados em excesso.
Junte-se à ação coletiva contra a Apple
Smartphone, carro, televisor ou computador: onde é mais vantajoso aceder?
Entrar no mundo do Spotify, o mais popular dos serviços de streaming de música, é como mergulhar em águas melodiosas e muito profundas. Mesmo um plano gratuito dá acesso a uma biblioteca vastíssima.
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .As restrições dependem da plataforma em que se acede ao serviço. O uso no smartphone ou no carro, através dos protocolos Android Auto ou Apple CarPlay, tem mais restrições do que num televisor inteligente ou num computador. No último caso, apenas a presença de publicidade e a impossibilidade de descarregar conteúdos são inconvenientes. Mas trata-se de um plano grátis: teria de haver diferenças para as opções pagas. E o utilizador continua a poder usufruir de uma excelente interface, bem desenhada e intuitiva, e de um sistema de recomendação de música, bastante rico, que pode ajudar a descobrir faixas e estilos adequados aos seus gostos.
Smartphone e carro
Prós
|
Contras
|
Televisor inteligente e computador
Prós
|
Contras
|
YouTube Music não deixa reproduzir no smartphone sem o ecrã ligado
Também com um catálogo de músicas e podcasts muito vasto, o YouTube Music permite, mesmo no plano freemium, escolher músicas específicas e modificar a ordem de reprodução das faixas dentro das playlists, quando o serviço é usado no smartphone. E não impõe limite quanto ao número de vezes em que é possível alternar entre faixas. Mantêm-se, como seria de esperar, as frequentes pausas comerciais. Destaca-se uma segunda limitação, e grande: não é possível desligar o ecrã durante a reprodução. Ao fazê-lo, a música é automaticamente interrompida. O acesso no computador, por sua vez, tem como único inconveniente os blocos publicitários.
Já a utilização no carro, através do Android Auto, é algo confusa. No plano gratuito, só é possível aceder aos podcasts. A biblioteca e as playlists surgem vazias e, caso se tente indicar uma música, um álbum ou um artista, seja por texto ou por voz, surge a mensagem de que o plano terá de ser atualizado para o Music Premium. Mas, se o YouTube Music estiver a ser executado no telemóvel, e este último for ligado ao carro (com o ecrã também ativado), a maioria das funcionalidades ficam disponíveis. Torna-se, até, uma opção muito mais interessante do que o plano gratuito do Spotify para um uso no carro. Desta forma, já pode aceder ao artista, ao álbum ou à música que desejar, por meio de pesquisas de texto e voz, assim como alternar entre faixas as vezes que entender e aceder à lista das músicas seguintes a serem reproduzidas.
A app do YouTube Music também está disponível para smartTV, mas trata-se praticamente de uma cópia da app do YouTube. No geral, e se pretender apenas ouvir música, a app do Spotify para smartTV é mais interessante. Porém, se tiver interesse igualmente em videoclips, a do YouTube é imbatível.
Smartphone
Prós
|
Contras
|
Computador
Prós
|
Contras
|
Carro
Prós
|
Contras
|
Televisor inteligente
Prós
|
Contras
|
SoundCloud com catálogo limitado na versão gratuita
Quando se inicia o serviço, na app mobile ou no browser, encontram-se vários planos que podem ser subscritos, sem que nunca seja indicada a possibilidade de usar o serviço gratuitamente. Contudo, ao se fechar a janela inicial, acede-se ao SoundCloud na versão Basic: gratuita e com anúncios. Durante a utilização do serviço no smartphone, surgem inúmeras pop-ups a aliciar para o início de um período experimental do plano pago, sendo algumas difíceis de evitar, como a que surge praticamente sobreposta ao botão play.
Ao contrário do que sucede no Spotify e no YouTube Music, o catálogo musical incluído na versão gratuita do SoundCloud é bastante limitado. Embora se encontrem cerca de 65% das faixas de música mais populares, há inúmeros artistas para os quais a esmagadora maioria das músicas estão reservadas para os planos pagos. Os adeptos de podcasts deparam-se com um cenário ainda pior. A maioria dos mais populares em Portugal não está disponível no SoundCloud: só se encontraram 20 por cento. Também aqui o serviço é inferior ao oferecido no Spotify e no YouTube Music.
Quando se usa o SoundCloud num smartphone, não existe limite no número de alternâncias de faixa, e é ainda possível editar a ordem de reprodução dentro das playlists criadas. Mas mantêm-se as frequentes pausas comerciais. O acesso no computador, por sua vez, tem como único inconveniente os blocos publicitários. Contudo, nos menus, não surgem pop-ups frequentes, como no smartphone.
A utilização do plano gratuito no carro, através do Android Auto, apenas permite o acesso à biblioteca, às playlists e às estações. Não foram detetadas limitações na quantidade de alternâncias entre faixas. A app do SoundCloud também está disponível para smartTV. Tal como no carro, permite aceder à biblioteca, às playlists ou ainda às faixas marcadas como favoritas.
Smartphone
Prós
|
Contras
|
Computador
Prós
|
Contras
|
Carro
Prós
|
Contras
|
Televisor inteligente
Prós
|
Contras
|