Sintomas de alergia? Não culpe o algodão das árvores
A presença no ar dos chamados flocos de algodão branco induz em erro. Trata-se de pelos que têm origem na semente do choupo e que não causam alergia.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), as concentrações de pólenes dos choupos são, normalmente, baixas e os picos polínicos ocorrem em março ou no início de abril. Para estar a par das concentrações de pólenes, consulte a previsão polínica da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Trata-se de um mapa nacional interativo online que indica qual a concentração de pólen no ar, diariamente e em cada região do País.
Flocos de algodão branco das árvores não causam alergia
A confusão de eventual "alergia a pólen de choupo" deve-se às grandes quantidades de pelos brancos que as sementes destas árvores produzem em maio e que originam os novelos de "algodão" no ar. Essa libertação das sementes dos choupos coincide com o período de polinização das gramíneas (grupo de plantas herbáceas), cujo pólen é causador de alergias respiratórias e é invisível.
Para a SPAIC, o problema de acumulação de "algodão" nas ruas pode ser resolvido com o recurso a podas parciais e seletivas (antes de as árvores darem fruto) e utilizando árvores masculinas, que não produzem sementes.
O aparecimento de alergias também costuma ser associado aos plátanos. No entanto, tal como acontece com os choupos, os picos polínicos dos plátanos são em março e abril, mas como os pólenes não se afastam muito das fontes produtoras, depositam-se rapidamente no solo, reduzindo o potencial alérgico. O período de polinização dos plátanos também coincide com o das gramíneas.
Com a chuva, as concentrações de "algodão" e de pólenes das plantas diminuem.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |