Notícias

Industrias Laborgán: direito de resposta e retificação

A Industrias Laborgán vem exercer o direito de resposta e retificação sobre o nosso artigo "Álcool gel InLab Medical com álcool insuficiente". 

24 junho 2020
Álcool gel inLab

No artigo publicado no website da DECO PROTESTE, no dia 09/06/2020, intitulado "Álcool gel InLab Medical com álcool insuficiente", são feitas referências de facto inverídicas e erróneas respeitantes ao álcool gel por nós comercializado ("InLab Medical"), que afetam a reputação da nossa empresa.

Nesse artigo, afirma-se que o referido álcool gel declara no rótulo 70% de álcool na sua composição, mas que no teste realizado pela DECO PROTESTE revelou uma quantidade de etanol inferior em mais de 5% do que o declarado.

Tal afirmação é diretamente desmentida pelos resultados das próprias análises que suportam tal artigo (que nos foram remetidos pela DECO PROTESTE e cuja idoneidade não reconhecemos), que demonstram uma quantidade de etanol presente no nosso produto de 66%, a qual, aliás, se insere na margem de erro de +/- 5% do "Programa de Teste" utilizado pela DECO PROTESTE. Não é, portanto, possível afirmar que o nosso produto contém uma percentagem de álcool inferior a 70%.

Aliás, realizamos rotineiramente testes laboratoriais ao nosso produto, por entidade independente e acreditada, que reiteradamente atestam que o mesmo contém uma percentagem em volume de etanol não inferior a 70%. 

Também as conclusões do artigo contradizem o guia de compras da DECO PROTESTE, onde se afirma que "A maioria das organizações de referência, como a Organização Mundial da Saúde ou o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), recomenda um mínimo de 60% de álcool como sendo eficaz na eliminação do vírus."

A Industrias Laborgán goza de elevada reputação junto do mercado e cumpre escrupulosamente as regras de segurança e qualidade aplicáveis, exercendo a sua atividade há 10 anos sem registo de quaisquer reclamações ou incidentes.

O álcool gel InLab Medical comercializado pela Industrias Laborgán está conforme à legislação aplicável e às recomendações das autoridades sanitárias e de saúde internacionais e nacionais.

Nota da redação

A DECO PROTESTE reafirma todas as conclusões do estudo às soluções de álcool gel.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.