Dossiês

Alergias: como tratar e prevenir

19 julho 2022
rapariga com alergia a assoar o nariz a um lenço de papel

Medicação e cuidados no dia-a-dia ajudam a reduzir os sintomas das alergias. Se é alérgico ao pólen, há uma ferramenta online que pode ajudar.

Início

Pólenes, ácaros, fungos, pó, picadas de insetos, cosméticos, alimentos e medicamentos: todos eles podem desencadear alergia. Ninguém está a salvo de sofrer uma reação excessiva e inadequada do seu sistema imunitário por contactar com certas substâncias. Mas quem tem predisposição genética para tal e familiares alérgicos enfrenta um risco maior. Um teste cutâneo ou uma análise ao sangue podem identificar a alergia.

Os sintomas dependem, sobretudo, da causa da alergia, da substância que a provoca e da idade do doente. Nas diferentes alergias, as principais queixas são:

  • olhos inflamados e lacrimejantes;
  • corrimento nasal ou nariz entupido;
  • erupções cutâneas, muitas vezes, avermelhadas e com prurido;
  • sensação de falta de ar;
  • fadiga, debilidade e dores de cabeça.

Choque anafilático, dificuldade respiratória, asfixia ou colapso vascular podem ocorrer em casos mais graves de exposição a um alergénio. 

Há um serviço que pode ser muito útil para os alérgicos aos pólenes: a previsão polínica da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Trata-se de um mapa nacional interativo online que indica qual a concentração de pólen no ar, diariamente e em cada região do País. Mostra, ainda, quais são as árvores e ervas mais ativas em cada dia. Se souber a qual é alérgico, pode evitar as zonas onde elas abundam. 

É preciso algum cuidado com os pratos mais queridos dos portugueses, como os caracóis ou os mariscos. Especialmente, no caso dos bebés e das crianças. Também há alguns cuidados que deve ter em casa, na escolha dos materiais e limpeza do lar.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS