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Voos: reembolso pela bagagem de mão
A Euroconsumers, que reúne as organizações de consumidores de Portugal, Itália, Bélgica, Espanha e Brasil, e de que a DECO PROteste faz parte, vai exigir o reembolso das taxas adicionais cobradas pelo transporte da bagagem de mão aos passageiros.
Reclamações recentes
Bagagem não recebida
Caros (as) Senhores (as). No vôo da TAAG DT650 de 1-nov, Luanda - Lisboa, fizeram-me o check-in em nome de outra pessoa. Quando me apercebi, fui corrigir o problema, mas acredito que não tenham devo corrigido o envio da bagagem, e não recebi as 2 malas em Lisboa. Ontem, 6 dias depois, desloquei-me ao aeroporto e disseram-me que provavelmente a minha bagagem chegue no domingo. Pretendo ser indemnizado por todo este inconveniente. Obrigado, Luís Tavares
Cobrança indevida com assinatura cancelada
Boa tarde, eu já tinha cancelado a minha subscrição destes boxers há algum tempo e pensei estar tratado mas continuei a receber boxers todos os meses e, para surpresa minha, continuou a ser debitado, Fiquei em dúvida se realmente tinha cancelado a minha subscrição, ao que fui confirmar e realmente já o tinha feito mas continua a ser cobrado 12€ da minha conta todos os meses e continuo a receber os boxers. A linha de apoio da empresa não possui um contacto telefónico, por isso apenas consigo tratar do assunto com uma linha automática com respostas já pré-definidas. Nisto, quando seleciono a opção "Eu parei minha associação, mas o dinheiro ainda está sendo descartado.", aparece "A digitar..." e fico horas a aguardar e não me é dada qualquer resposta. Eu quero a devolução deste dinheiro que me foi debitado porque eu já tinha feito o cancelamento e estão a tirar dinheiro que é meu, quase como de um roubo se tratasse. O que posso fazer?
Falta de comunicação
Exmos. Senhores, Em 01-11-2024 adquiri uma Trotinete Elétrica Ix7 Pro, vendida por Supersmart, no Marketplace da Worten, cujo número de referência da encomenda é 62911173. Recebi o vosso produto em bom estado, no prazo de entrega e sem qualquer problema aparente. Com o passar do tempo, partiu-se repentinamente a peça que fornece apoio à trotinete (vulgo “descanso”), o que impossibilita o seu uso de forma segura, uma vez que a trotinete fica apoiada nesse suporte quando se encontra aberta. Comuniquei-vos de imediato o problema, em junho, enviando-vos as fotos solicitadas no passado dia 16-06-2025, para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o defeito não tem reparação. Como solução para o problema, informaram da possibilidade de fazer a devolução do produto, bem como do valor pago pelo mesmo. Concordei com a solução proposta em 13-08-2025 após algumas trocas de e-mails com o intuito de perceber como funciona o processo de devolução da empresa. No dia 14-08-2025 responderam-me a informar que precisavam das fotografias da trotinete embalada, o que enviei com o atraso de um mês, nomeadamente no dia 16-09-2025, em virtude de ter dificuldades para encontrar embalagem para o produto. Ora, já faz quase 2 meses que me encontro sem qualquer comunicação por parte da empresa, sem a recolha do produto defeituoso e sem que o valor pago pelo mesmo fosse devolvido. Exijo que procedam à devolução imediata do preço, bem como que recolham o produto defeituoso, caso contrário tomarei todas as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Alteração contratual e cobrança indevida
Exmos. Senhores, Eu, Carlos Alberto Madeira Amoreira, contratualizei com a NOS Comunicações , SA em 01 de outubro de 2025, o Pacote NOS 4 cuja instalação ocorreu em 31 de outubro. Desde essa instalação, o serviço ficou incompleto, uma vez que 3 televisores ficaram inoperacionais por motivos técnicos a que sou alheio visto que na anterior operadora funcionavam sem qualquer constrangimento. Outrossim, o técnico em causa deveria antes de efetuar a instalação de informar da situação o cliente e não só apos a sua conclusão. Reportei de imediato a situação a NOS não obtendo qualquer alternativa para colmatar a anomalia. Assim, em 3 novembro entreguei numa loja física da operadora uma carta a comunicar a minha intenção de exercer o direito de livre resolução do contrato. Em 6 do corrente foi-me apresentada uma solução para regularização do serviço, a qual foi comunicada como sendo sem custos adicionais. Contudo, verifiquei posteriormente que a NOS emitiu um novo contrato a cobrar valores adicionais nomeadamente: Custos de montagem e ativação dos descodificadores; Cobrança de novo de um equipamento (Wi-fi total 6) que já estava incluído no pacote inicial contratado. Assim, reclamo formalmente e exige: 1. A anulação do novo contrato criado sem o meu consentimento valido; 2. A reposição do contrato original de 01 de outubro, com as condições nele contidas e que merecerem o meu aval. 3. Confirmação por escrito de que não serão aplicadas penalizações ou encargos adicionais. Atendo que em meu entender esta situação encerra uma violação a luz da legislação vigente e caso não seja reposta a legalidade corroboro a minha firme intenção de exercer o direito de livre resolução do contrato Cumprimentos.
Falta de pagamento de indemnização dentro do período previsto na lei
No dia 20Set25 a minha viatura foi envolvida (sem qualquer responsabilidade) num sinistro, tendo ficada imobilizada. Depois de ter sido efetuada uma peritagem, foi assumida as responsabilidades por parte da seguradora da viatura que embateu, SEGURO DIRETO, e declarada perda total da mesma. No dia 10Out25, após ter sido calculado o valor da indemnização, foi requerido a documentação necessária para o referido pagamento. No dia 11Out25, foi enviada, via email, toda a documentação requisitada, sendo no dia 13Out, canalizada para os serviços financeiros da SEGURO DIRETO, conforme informação dada por um colaborador daqueles serviços. Até à data de hoje, ultrapassando os 8 dias uteis previstos no Dec-lei nº 291/2007, para pagamento de indemnizações, não efetuaram o mesmo.
