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EVENTUAL BURLA
Exmos. Senhores, Há mais de uma semana, livraria Vasco da Gama, encomendei e paguei o livro "Tiróide" a levantar em Saldanha Residence. Semana passada, desloquei me a Saldanha Residence e não cheguei a levantar, fiz a devolução. Estranhamente, não me foi entregue nenhum comprovativo. Foi-me dito que iria receber mail para ser reembolsada Contactei o serviço de apoio ao cliente on line em 26-03-2025, sem sucesso. Cumprimentos. Daniela Arinto
Bertrand Livreiros - Retenção de quantias devidas - recusa de cumprimento do direito à restituição d
Exmos. Senhores, No passado dia 16.12.2024 efetuei, junto do Website da Bertrand, a aquisição de 2 livros, no valor total de 39.04€, compra e venda que foi identificada com o n. de encomenda 4848204. No dia 17.12.2024, solicitei o cancelamento da encomenda, na sua íntegra, manifestando a minha intenção de exercer o direito de livre resolução antes mesmo de os livros serem expedidos, e de acordo com as condições de venda, ao que a Bertrand respondeu, quinze horas mais tarde, que não seria possível cancelar a encomenda porque a mesma já teria sido expedida, impedindo-me de exercer tal faculdade. No mesmo dia 17 de dez., efetuei pedido de devolução junto do website, assim manifestando, de forma clara e inequívoca, a minha intenção de exercer o direito legal de livre resolução (artigos 10.º e 11.º do DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro). No dia 18 de dezembro, a encomenda chegou ao ponto de entrega pelo que procedi ao levantamento da mesma e solicitei a um familiar que fosse efetuar a devolução dos artigos em loja física, de forma a agilizar o processo de devolução. Após inúmeros entraves colocados pelos Srs. Funcionários da loja Bertrand (Shopping Alameda), a entrega dos livros foi concretizada, sem qualquer restituição do montante pago a qual, de acordo com os mesmos, seria efetuada pelo mesmo método utilizado no pagamento (MBWay). Ora, hoje, 2 de janeiro de 2024, e após uma segunda interpelação para restituição do montante legalmente devido, tendo sido ultrapassado o prazo legal de 14 dias para proceder à restituição (art. 12.º/1 do mesmo DL), e considerando que nos termos do mesmo preceito, ora o n.º 6, é legalmente devida a devolução do dobro da quantia, a Bertrand informou que restitui 39.04€, metade da quantia devida, em manifesta violação do estipulado no supramencionado DL, e da norma consagrada no seu artigo 12.º, números 1 e 6, que são normas imperativas. Assim, e em virtude da má-fé e da recusa em cumprir o que se encontra legalmente estipulado, apesar de diretamente interpelada para o efeito, e da apresentação de reclamação no livro de reclamações, a comunicar à ASAE, ver-me-ei forçada a intentar competente ação judicial para reaver o montante em falta e solicitar a devida indemnização pela retenção ilegal dos montantes devidos. Cumprimentos.
Encomenda não recebida
Exmos senhores Venho por este meio reclamar a encomenda/compra de um livro online. No dia 12 de abril fiz, pela primeira vez, a encomenda de um livro online. Estava tudo bem até que a data prevista de entrega, dia 29 de abril, se aproximava e não recebi nenhuma informação. Depois de ter entrado em contato, porque o livro estava disponível em loja, disseram que tinha de aguardar pois a encomenda vinha do armazém. Aguardei mais uns dias e no dia 8 de maio liguei para a linha de apoio e disseram que o livro já tinha sido enviado, na plataforma só no final é que dizia mas na informação inicial ainda nada dizia sobre o estado da encomenda. Sendo que, segundo a informação dada, o livro foi enviado no dia 7 de maio, hoje dia 13 ainda não recebi qualquer informação.
Subidas arbitrárias de preço
Antes de mais, informo que abordei os funcionários da livraria Bertrand do Chiado e fui alertado para a possibilidade de ser prejudicado (pela ASAE?!) caso escrevesse uma reclamação, uma vez que a questão se prende com o preço de um produto e a loja não fez nada de errado.Pondo isto de parte, ando há uns meses a poupar para comprar um livro, a colecção Little Nemo de Winsor McKay. O livro custa 60€ há mais de um ano. Ontem reparei que o preço estava a 80€ e perguntei porquê. É a inflação - inflação de 33%? Foi a editora que aumentou - aumentou o preço do livro que já estava na vossa loja? O preço do papel subiu - ...depois de o livro ter sido produzido?Ou seja, ninguém tem uma explicação para este acto de pirataria por parte da Bertrand, levei com três desculpas diferentes, e ainda fui ameaçado de consequências se escrevesse uma reclamação. Como assim?Aproveito para adicionar que o livro estava a 60€ quando ainda estava dentro de uma película protectora. Agora, sem película protectora, passando por várias dúzias de mãos por dia, é 20€ mais caro? Tenham dó.
Não receção do livro que encomendei e paguei
Fiz uma encomenda na vossa loja Bertrand n.º 3728023 - Fatura. Hoje os CTT ligaram-me para a entrega da mesma. Na sequência do telefonema acordei com o estafeta a entrega da encomenda em mãos e não deixada no elevador. Adverti-o várias vezes para o perigo da encomenda se perder, até porque eu estou em teletrabalho, com nível de stress muito elevado, moro num prédio de 9 andares que tem 4 casas por andar, um prédio onde entra e sai muita gente. Qual foi o meu espanto que a campainha da porta não tocou e chamado o elevador não havia nenhuma encomenda (prédio com 2 elevadores). Fui ao site dos CTT e a encomenda dá como entregue quando não recebi nada!!Quero por isso a devolução do dinheiro e do voucher que apliquei. A Bertrand informou-me que ia contactar os s CTT mas até à data não tenho resposta.
Problemas com a entrega
Exmos senhores,No dia 28 de novembro efetuei uma compra online de dois artigos cujo nº de encomenda é o 3583156, apos vários contatos telefónicos e via email a reclamar o atraso da entrega de um dos artigos, nomeadamente o Demon Slayer nº4, que supostamente entregariam em 5 dias.Espanto meu que ate a data de hoje ainda não recebi o livro e no dia 28 de janeiro, exatamente dois meses depois dizem-me que o livro esta esgotado por parte do fornecedor, obviamente a minha reação não foi das melhores. Lamentaram a situação mais uma vez, e que não poderiam fazer nada, apos ter referido que iria procurar ajuda judicialmente, pois todo o acompanhamento deste processo tinha sido mal conduzido, desculparam-se mais uma vez e disseram que iriam tentar arranjar uma solução. Passados dois dias uma trabalhadora do apoio, nomeadamente a sra Inês Marcos, ligou-me a dizer que na Bertrand de Guimarães tinham um exemplar e que iria ser enviado para a Bertrand do RioSul, e que da loja iriam entrar em contato comigo para proceder a recolha do livro, e que todo este processo iria demorar aproximadamente duas semanas, mas o senão era que me tinham que fazer a devolução do dinheiro, pois era um procedimento normal e que o novo artigo seria pago em loja, ainda tive o cuidado de perguntar se o valor seria o mesmo, ao qual a trabalhadora foi confirmar e a resposta foi que o valor mantinha-se, disse que esperava que este fosse o fim deste processo.Tendo em conta que ninguém entrou em contato comigo da loja do RioSul, diriji-me a esta e para meu espanto, o funcionário da loja diz que efetivamente receberam o artigo proveniente de Guimarães, mas que já não o tinham, ainda questionei mais que uma vez, se o livro não fazia menção que vinha para mim, a resposta que me foi dada é que deve ter havido um problema no sistema mas que não havia nada a fazer.Fiquei fula, liguei para linha mais uma vez, onde também não tinham resposta para mim, mas que iriam averiguar. hoje ligou-me a trabalhadora Inês Marcos, a pedir novamente desculpas, mas não podia fazer nada, isto tudo no mínimo é surreal, ainda disse que me sentia enganada por ela, pois cancelou-me o pedido justificando que viria um livro para mim de Guimarães e que no meio disto tudo fiquei sem o livro, e ainda teve o desplante de me responder que ao menos tinha o reembolso, a questão nunca foi o valor do livro, mas sim o livro em questão, de uma oferta de aniversario passou a ser, supostamente uma prenda de Natal, que no fim disto tudo foi um fiasco, pois desde o dia 13 de dezembro que tenho entrado em contato por inúmeras vezes sem nunca terem arranjado uma solução, é uma tremenda falta de ética profissional, custa-se o livro o que custa-se, e não acredito que desde 28 de novembro ate a data que ninguém mais comprou este livro, numa loja física ou online da Bertrand, acredito sim que houve uma grande falha humana e não vejo ninguém sendo responsabilizado
Obstáculos à troca de livro
Sou cliente habitual da loja do Chiado da Bertrand Livreiros, e tenho cartão Leitor Bertrand: No dia 9 de dezembro de 2021 dirigi-me à Livraria Bertrand Livreiros, loja Chiado, para trocar o livro Pantagruel, selado e com comprovativo para troca. Disse que queria trocar pelo livro Le Livre De L'Ecole De Cuisine Alain Ducasse, que vem anunciado no site Bertrand Livreiros. Disseram-me que não poderiam trocar, que só poderiam dar-me um vale, mas que não poderia utilizar o vale na compra do livro desejado, porque ele vinha anunciado online e não havia na livraria. Pedi que então mandassem vir o livro para a livraria e que eu esperaria o tempo necessário. Responderam que isso não era possível. Pedi que me dessem crédito no cartão Leitor Bertrand para poder utilizar online. Responderam que também isso não era possível. Que de certa forma a Bertrand online era como se fosse uma empresa separada da loja do Chiado. Note que o site está identificado com Bertrand Livreiros com um logo em tudo igual ao logo e n nome afixado no vale. Se são duas empresas separadas, não deveria aparecer como uma única, pois induzem os clientes em erro. Note-se que não pretendi usar qualquer desconto ou promoção do site online.
Incumprimento direito cópia privada
A Bertrand, à semelhança do que já acontecia com outra marca do grupo Porto Editora, deixou de vender eBooks no formato ADE, obrigando à leitura dos mesmos na sua nova plataforma Bertrand Reader. Para quem tem um eReader, torna-se assim impossível a leitura do livro adquirido nesse dispositivo, tratando-se de um incumprimento do direito à cópia privada, além de pura má fé da empresa.Exige-se assim que voltem atrás nesta decisão, passando a disponibilizar uma cópia do livro comprado, ainda que sujeito a ADE/DRM.
Devolução compras online
No dia 23/11/2020 efectuei uma compra de 2 livros no site da Bertrand, não tendo sido informada, em nenhum momento do processo, de qualquer condição particular no que que diz respeito à política de trocas e devoluções, motivo pelo qual assumi que caso fosse necessário poderia recorrer a uma loja física, como acontece habitualmente. Só no dia 25/11/2020, quando me enviaram a factura, é que me informaram que caso fosse necessário efectuar uma devolução a única possibilidade seria o envio pelo correio, assumindo a respectiva despesa, o que me deixou bastante desagradada, por não ter sido previamente informada destas condições. Infelizmente, necessitei mesmo de realizar uma devolução pois um dos livros não correspondeu ao pretendido. Contactei telefonicamente a Bertrand referindo não considerar correcto não existir outra forma, isenta de custos, para proceder à devolução, uma vez que não tinha sido informada deste facto e se tivesse sido, não teria efectuado a compra no site da Bertrand. Responderam que essa informação se encontrava na secção de “Ajuda” e que não tinham outra forma de aceitar a devolução. Desta forma, a Bertrand está na realidade a enganar os clientes que realizam compras online pois até as mesmas estarem pagas, nada nos indica que, ao contrário do que acontece habitualmente quando existem lojas físicas, a troca ou devolução não possa ser facilmente realizada nas mesmas. Venho assim por este meio solicitar o reembolso das despesas do envio do livro para a Bertrand, bem como alertar outros consumidores para esta situação.
Encomenda Cancelada
Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento com a seguinte situação.No dia 19/03/2020 fiz uma encomende de reserva de um livro que se encontrava em veda de pré-lançamento (lançamento previsto para o final de Abril) e que, sedo adquirido em pré-lançamento, beneficiava de uma oferta de outro livro previamente estabelecido pela Bertrand). Quando chegou a data prevista do lançamento do livro, algo terá ocorrido (muito provavelmente devido às circunstâncias que vivemos) que o lançamento não ocorreu e a Bertrand entrou em contacto comigo a referir que estava com dificuldades em obter o livro que estava por base da encomenda, sedo que o livro de oferta já tinha o estado de reservado. No dia 30/04/2020 recebo uma comunicação da Bertrand a referir que a encomenda ia ser cancelada e o dinheiro devolvido porque estavam a ter muitas dificuldades na obtenção do titulo que originou a encomenda e que não tinham previsão de entrega do fornecedor, assim, a encomenda seria cancelada e o valor por mim pago ser-me-ia devolvido através da emissão de um vale de compras. Até aqui tudo bem. Podiam ter enviado na mesma o livro de oferta que estava já reservado e não o fizeram, mas até aqui tudo bem. Ora, qual é o meu espanto quando, no dia 05/05/2020, eu me apercebo que a Bertrand está a anunciar a venda do mesmo livro, que estava na base da minha encomenda de dia 19/03/2020, e na venda desse livro referiam que só estavam a aceitar encomendas, para este livro, no período compreendido entre 30/04/2020 a 10/05/2020. Nesta nova reserva já não há a oferta do livro que existia antes. Quer isto dizer o quê? Cancelaram a minha encomenda a dia 30/04/2020 no mesmo dia em que aceitam encomendas para o mesmo livro mas em moldes diferentes? Sim, exacto. Então quer isso dizer que, não só eu vi a minha encomenda cancelada como perdi a oferta que teria direito se a minha encomenda tivesse ficado activa até à data de 10/05/2020. Não entendo este comportamento por parte da Bertrand. A impressão que passa para mim, enquanto consumidor, é a de que cancelaram propositadamente a minha encomenda para que não tivessem de cumprir com o livro de oferta, pois, assim, eu ao ter de fazer nova encomenda para o mesmo livro já não iria ter a hipótese de beneficiar da oferta.Esta situação caricata, não só me deixa, enquanto consumidor, com um sentimento profundo de desagradado com a atitude da Bertrand, como é uma atitude da Bertrand que a descredibiliza perante o consumidor e faz perder toda a confiança na marca Bertrand.Para que seja mais fácil identificar a situação, o livro em questão é o Consciência Quântica de Amit Goswami de Amit Goswami e o livro de oferta era o Oferta A Arte de Organizar a Sua Vida de Hideko Yamashita de Hideko Yamashita.CumprimentosJoão Moreira
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