Reclamações públicas

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E. D.
07/07/2025

Emprestimo

Entrei em contato com Caixabank para s olicitar um emprestimo. Onde eu perguntei se haveria algum tipo de taxa ou cobrança antecipada e me informaram que nao . Foi me enviado o contrato eu imprimi preenchi e quando foi finalaizar fui informado que precisava pagar uma taxa de 290 reais de tcd . Eu disse que nao pagaria taxa nenhuma antecipada e o atendente me disse que eu teria que pagar 30 % do valor solicitado por quebra de contrato . Empresa seria nao cobra valor antecipado provavelemnte é uma fraude ou golpe financeiro

Encerrada
M. G.
25/05/2022

Alteração de IBAN não feita

Boa tarde, tenho um cartão Fnac Crédito com o qual fiz uma compra, posteriormente comprei casa e por conseguinte mudei de banco. Por esse motivo enviei email dia 31/05/2021 para sacclientes.pt@caixabankpc.com a solicitar a alteração de morada e de IBAN, ao qual não obtive resposta. No mês de Junho e Julho tentaram debitar o valor correspondente a prestação da conta antiga, sem sucesso uma vez que já não tinha dinheiro. Posto isto, enviaram mensagem com referencia para pagamento com juros, paguei sempre. Liguei para a linha de apoio que me informam que não receberam email nenhum. No dia 26/07/2021 reenviei o email com o pedido de alteração de IBAN, pediram novos comprovativos de morada e IBAN. Respondi com o solicitado no próprio dia ao qual me responderam com a acusação de receção do email. Embora tenham recebido o email com os documentos solicitados a situação não foi resolvida, por esse motivo andei de junho a dezembro de 2021 sempre a entrar em contacto e a fazer o pagamento por entidade e referencia sempre com juros. Nestes meses paguei valor que rondam os 80/90 euros, quando a prestação era de cerca de 30 euros. No dia 07/12/2021 houve um colaborador da linha de apoio que encontrou o email e que fez imediatamente a alteração, quando todos os outros afirmavam não encontrar e por isso não faziam a alteração. Nesse mesmo dia enviaram um email a informar que tinham feito a alteração do IBAN e que a devolução do dinheiro que já tínhamos pago a mais todos os meses anteriores ia para analise. Após este email já ligamos e informaram que poderia demorar até um mês a resolução, estamos a dia 25/05/2022 e eu continuo a aguardar uma resposta e a devolução do dinheiro.

Resolvida
T. M.
08/04/2022

Violação Direito Consumidor

Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que no passado mês de Novembro procurei aderir ao cartão de crédito FNAC. A financiadora da FNAC, nomeadamente a 'Caixabank SA', não autorizou a concessão. Tentei de todas as formas entender o motivo. Contactei o meu banco (CGD) verifiquei se eu tinha alguma dívida no Mapa Central de Responsabilidades de Crédito etc. Nada que obstasse!Contactei directamente a Caixabank SA, quer por telefone, quer por email. Limitam-se a dizer que eu não me enquadro nos critérios de concessão de crédito em vigor no CaixaBank Payments & Consumer. Questionei qual o critério em que não me enquadro, afirmam que é sigilo. Simplesmente, recusam-se a dizer o motivo.Eu estou dentro dos quadros do estado português, não tenho quaisquer dívidas em meu nome, não estou a pagar empréstimos alguns, não tenho dependentes e não posso saber o motivo de não poder usufruir de um cartão de crédito FNAC.Acho isto um atentado ao direito do consumidor onde há o descaramento de marginalizar o cidadão sem sequer indicar o motivo para isso. Por alguma razão que me ultrapassa não posso saber porque hei eu de estar impedido de ter um cartão de crédito FNAC enquanto outros cidadãos usufruem de um.É inconstitucional haver uma oferta de serviço em Portugal, numa empresa conceituada como a FNAC, onde se pratique tal ato faccioso para com o consumidor.Muito obrigado pela atenção.

Encerrada
S. P.
25/10/2021

Prestações crédito ikea

Boa noite.Venho por este meio expor o meu total desagrado por toda a equipa do caixa bank. Fiz um empréstimo no ikea mas entretanto fechei a minha conta. Liguei para a linha a explicar e indicaram fazer o pagamento todos os meses do valor através do NIB que posteriormente me enviaram entre os dias 20 e 30 de cada mês e enviar o comprovativo para o e-mail explicando que fechei a conta.Fiz o primeiro pagamento dia 28-09-2021, o segundo fiz hoje dia 25-10-2021. Hoje ligaram-me a dizer que não fiz o acordado e que estou em incumprimento! E ainda me disseram que se não entrasse em contato com a linha que ia para o banco de Portugal. Mas isto é mesmo verdade ou estão a gozar com a minha cara ?

Resolvida
A. C.
13/09/2021

Recusa de financiamento da caixabank

Pedi um financiamento através do cartão FNAC que está a associado ao CaixaBank. O pedido foi recusado pela CaixaBank. Na FNAC disseram que poderia saber os motivos da recusa. Liguei para lá e disseram-me que os critérios de rejeição eram confidenciais, logo não poderiuam dizer porquê. Tendo poupanças elevadas em vários bancos, gostaria de saber o motivo de recusarem um crédito de 600 euros. Penso que não podem deixar de informar qual os motivos que levaram à recusa do financiamento.

Encerrada
I. C.
05/09/2020

Problema com pedido de crédito

Boa tarde. Venho por este meio reclamar relativamente àquilo que aconteceu no dia de ontem. No domingo, dia 30 de Agosto, eu dirigi-me ao IKEA de Loures para fazer o cartão de crédito. Levei toda a documentação necessária, o colaborador não me disse que nenhum dos papéis era inválido, e o crédito foi aceite, pelas palavras do colaborador. Em adição, ele mostrou-me o resultado no iPad. No dia 3 de Setembro, acreditando que o crédito tinha sido aceite, eu saí do trabalho, de um serviço de urgência, e dirigi-me então ao IKEA para poder fazer compras. Três horas depois de lá ter chegado, e de ter feito tudo o que precisava, dirigi-me às caixas para pagar, ficando lá algum tempo à espera. Dez minutos antes de ser atendida, recebo um email vosso, a dizer que por invalidez de um documentos que eu entreguei, o comprovativo de morada, o meu cartão estava suspenso. Sem saber o que fazer, ainda tentei pagar, e imediatamente foi recusado. Foi nesse momento que liguei para a vossa linha de apoio ao cliente, e o colaborador disse que o cartão estava suspenso por falta desse documento. Ele não me soube dar uma solução, não me soube sequer dizer há quanto tempo o cartão estava suspenso, porque isto não pode ter sido naqueles dez minutos que o cartão foi suspenso. Portanto, aqui as minhas questões são várias. 1. Quando é que o cartão foi suspenso? 2. Como é que a formação de colaboradores que fazem os vossos créditos não os ensina que quando fazemos o crédito ele não fica aceite, mas que fica, isso sim, como proposto? Porque o colaborador disse que foi aceite, não que ficou pendente, como me informaram posteriormente por email, mas sim ACEITE, mostrando-me no seu iPAD. 3. Como é que me suspendem o cartão sem me informar previamente? Simplesmente suspendem, e depois então é que me informam. 4. Para que serve a linha de apoio ao cliente se eles não conseguem dar informação sobre o que se está a passar? (Uma das perguntas que fiz ao colaborador foi há quanto tempo estaria o cartão suspenso, e ele não foi capaz de me informar sobre isso). Agradeço resposta rápida a esta situação. Cordialmente, Inês Campos

Resolvida
A. M.
22/05/2020

Caixabank FNAC erro na faturação

Eu e meu esposo efetuamos uma compra em Novembro/19 utilizando os dois cartões da FNAC que temos, um no meu nome e outro no nome dele, no qual havia em vigor uma campanha Natal de 20x sem juros.Compramos 2 artigos, em que foi pago com nossos cartões conforme o comprovativo de pagamento da FNAC que possuo, onde consta a promoção em vigor aplicada.No dia 06.05 ao analisar os nossos extratos desde a compra, verificamos que há cobrança de juros ALTOS desde a primeira fatura em Dezembro/19.Reportei o problema para vosso SAC, no qual foi me dito que não poderiam fazer nada visto que o erro foi da FNAC e que não seria possível a correção das faturas, pois não se aplica promoções sem juros quando a compra total é feita em uma fatura e dividem a compra em dois cartões distintos (no caso meu cartão e do meu esposo). e após isso encaminhei o e-mail para o setor de reclamação (reclamacoes.pt@caixabankconsumer.com), no dia 07.05.19, no qual não obtive sequer uma resposta. Venho por meio deste, solicitar uma análise mais profunda do caso, pois estou pagando em torno de 10 euros por mês em juros em CADA cartão, por um erro que não foi cometido por nós.Solicito a correção das próximas faturas, assim como a devolução dos juros que foram cobrados até a presente data.Caso não se resolva irei procurar alternativas jurídicas para tal, pois estou sendo lesada e pagando mais que o dobro dos equipamentos comprados.

Resolvida
R. V.
20/04/2020

Incumprimento contratual

Exmos. Senhores,Venho por este meio apresentar a minha reclamação sobre a falta reiterada de cumprimento contratual por parte de V. Ex.ªs, ao persistirem desde o início em não me enviar os extractos da minha conta-cartão do Cartão FNAC em suporte de papel e para a minha residência, conforme é meu direito enquanto consumidor, como está, aliás e também, expressamente previsto no Ponto 9 das Condições Gerais da Proposta - Contrato de Crédito, celebrado entre as duas partes, e conforme solicitação expressa que fiz reiteradamente a V. Ex.ªs, quer por escrito, quer através de contactos telefónicos para os quais V. Ex.ªs me pediram para autorizar as respectivas gravações, a que acedi sempre.Aderi ao Cartão FNAC emitido por V. Ex.ªs no dia 14 de Agosto de 2019 e efectuei desde então compras a crédito na modalidade FIM DO MÊS em lojas FNAC nos dias 13.11.2019, 22.11.2019 e 17.03.2020.Em momento algum, desde então e até hoje, V. Ex.ªs me enviaram extractos da conta-cartão em suporte de papel e para a minha residência, como era V. obrigação, meu direito e conforme eu V. solicitara expressamente.Não obstante, sem que eu tivesse tido sequer a possibilidade de conferir antecipadamente quaisquer dados a elas respeitantes, V. Ex.ªs acederam à minha conta bancária, nos dias 30.11.2019 e 31.12.2019, para procederem à cobrança dos valores referentes às duas primeiras das três compras atrás referidas.Já antes disso e depois também, quer por e-mail, quer por telefone, reclamei da postura de V. Ex.ªs em todo este processo e voltei a reiterar os meus pedidos anteriores, atrás explicitados, nunca atendidos por V. Ex.ªs.Assim sendo, tive o cuidado de em devido tempo e por força da V. postura, informar V. Ex.ªs por escrito que não mais autorizaria qualquer débito bancário na minha conta, relacionado com a ADD criada no início, a não ser, claro, que V. Ex.ªs me passassem a enviar antecipadamente, nos termos solicitados por mim, os respectivos extractos da minha referida conta-cartão.Como V. Ex.ªs persistiram em não o fazer, no dia 27 de Março de 2020 não me restou outra alternativa que não a de inactivar a referida ADD a V. favor, de forma a evitar nova cobrança da V. parte sem que eu tivesse recebido antecipadamente a respectiva documentação de suporte, nos termos por mim solicitados.A prova inequívoca de que V. Ex.ªs se aprestavam para voltar a fazer movimentos a débito na minha conta sem antes me enviarem, nos termos referidos, o(s) extracto(s) da minha conta-cartão, ficou bem evidenciada através de SMS que me foi enviado para o n.º do meu telemóvel no dia 2 de Abril p.p., solicitando o pagamento do valor em dívida ainda nesse dia, acrescido de juros de mora e/ou outras penalidades, não especificados(!!!).Hoje, dia 20 de Abril de 2020, fui novamente contactado por SMS pelo V. Dep. Cobranças, solicitando um contacto telefónico meu, o que fiz de imediato. A chamada ficou gravada, conforme V. pedido de autorização, a que acedi, e no final da mesma a colaboradora que me atendeu referiu expressamente (depois de eu ter explicado uma enésima vez qual a causa de toda esta situação - a minha simples opção em receber os extractos da minha conta-cartão em suporte de papel, endereçados para a minha morada) e passo a citar «Isso não fazemos. Podemos enviá-los por e-mail» (sic).Ou seja, se dúvidas houvesse ainda, depois de meses de contactos por escrito e por telefone sobre este mesmo e único assunto, a conclusão é muito simples: o CaixaBank Consumer Finance recusa-se a cumprir uma obrigação contratual sua, que é também um direito do consumidor, e que foi, no âmbito destes dois (direito e obrigação) expressamente solicitado por mim em tempo mais que oportuno. Não só o faz, como ainda se arroga no direito de fazer cobranças em conta alheia sem que antes tenha fornecido a informação devida e relativa às mesmas.Tudo fiz para resolver a situação durante meses, a bem, nunca tendo tido a devida receptividade por parte do CaixaBank Consumer Finance. Tenho 57 anos de idade e trabalho com bancos e entidades financeiras desde 1981 e nunca, até hoje, tive qualquer registo de incidência junto do Banco de Portugal, pois sou uma pessoa que preza sempre pelo cumprimento rigoroso dos seus compromissos financeiros.Nunca me tinha visto, pois, numa situação deste tipo ou sequer parecida, estando a mesma a provocar-me enorme ansiedade e desgaste naturais, que eram completamente evitáveis não fora a postura do CaixaBank Consumer Finance durante estes longos meses e em todo este processo.De todo este processo apresentei já exposição junto da Exma. Administração da FNAC PORTUGAL, juntando toda a documentação de suporte em meu poder, estando a aguardar resposta neste momento.Mais informo que não tolerarei qualquer registo de incidência, por alegado incumprimento meu (que não reconheço), provocado pelo CaixaBank Consumer Finance junto do Banco de Portugal ou de qualquer outra entidade, pelo que, na eventualidade de tal vir a acontecer, não deixarei de usar todos os meios ao meu dispor para repor o meu bom-nome junto dessas entidades, com o consequente pedido de indemnização por todos os danos patrimoniais e/ou não patrimoniais entretanto suportados.Termino, dizendo que tenho em meu dispor toda a documentação escrita a que aludo nesta reclamação e mais, que se necessário for, não deixarei de exigir, em lugar e tempo próprios, a audição de todas as comunicações telefónicas havidas entretanto e que ficaram gravadas a pedido do CaixaBank Consumer Finance, a que sempre acedi, dispondo eu do registo das respectivas datas e duração das chamadas.Face a tudo o que precede, por ser uma pessoa de bem, decidi voluntariamente não efectuar entretanto mais quaisquer compras com o recurso ao meu Cartão FNAC, até porque, desconheço de momento, se o mesmo se encontra activo ou não, por eventual retaliação não justificada do CaixaBank Consumer Finance.CumprimentosRui Vieira

Encerrada
S. B.
17/01/2020

Caixabank erro grosseiro na faturação

Boa TardeVenho por este meio formalizar uma reclamação do serviço Caixabank.Sou Simone Oliveira de Brito, com o número de contribuinte 214028740Fiz uma compra na Fnac em setembro e ficou acordado o pagamento do remanescente, no valor de 33,99 € em 10 vezes sem juros.Começaram a efetuar débitos na minha conta bancária no valor de 20€.Desde de outubro que tenho entrado em contacto telefónico, reclamando sobre o não cumprimento das mensalidades acordadas.Entrei em contato, através da vossa linha de apoio vezes os assistentes respondem sempre da mesma forma, dizendo que a queixa já está registada e que houve uma anomalia de comunicação.Em dezembro, após mais uma participação, foi-me comunicado que tinha de enviar a fatura de pagamento, o que fiz. Nada foi resolvido.No dia 15/01/2020 fiz nova reclamação e o novamente foi-me disse que eu dito para enviar a fatura em anexo, e não no corpo do emailO que verifico é que a Caixa bank não soluciona os problemas que são da responsabilidade da empresa e que afetam os seus clientes. Revela-se incompetente e sem vontade de resolver os problemas que a mesma cria. Eu optei pela modalidade de 10 vezes sem juros.Vou-vos dizer o que eu penso Acho que se trata de um esquema da vossa instituição, para extorquir dinheiro aos vossos cliente, uma vez que, desta forma sou obrigada a pagar juros na ordem de quase 17%. Estão a brincar comigo?Por esse motivo, farei uma reclamação oficial a DECOExijo que a Caixa bank resolva a situação até dia 20/01, caso contrário pretendo liquidar a dívida que tenho até dia 21/01Simone Brito,cliente insatisfeita

Resolvida

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