Reclamações públicas

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P. T.
28/08/2025

RECLAMAÇÃO EMPRESA TAMET.SA - FALSAS DECLARAÇÕES E COBRANÇA INDEVIDA

Exmo. Senhores, Defensores do Consumidor, Venho por este meio expor sucintamente o meu caso ocorrido com a empresa TAMET.SA, intermediária de reparação de equipamentos eletrónicos da PANASONIC em Portugal, e outras marcas como a HUAWEI. Antecedido da minha deslocação do dia 11/07/2025 à instalaçoes da TAMET.SA em Alverca do Ribatejo, e para que com a certeza evitaria despesas prejudiciais sem fundamento, nomeadamente combustível, portagens, desgaste do veículo, e tempo despendido advindo de 190 km de deslocação desde as Caldas da Rainha (ida e volta), fui informado de que me poderia deslocar à suas instalações porque haviam confirmado junto da marca de que as peças do equipamento em questão ainda se encontravam disponíveis para reparação. Eis os emails que me foram enviados pela empresa TAMET.SA relativamente ao assunto exposto: No seguimento do histórico dos emails, e após efetuar uma reclamação à PANASONIC por inexistência de linha de contacto das instalações de Alverca do Ribatejo, passado aproximadamente 2 meses e nova abordagem, recebo o seguinte email das instalações de Alverca do Ribatejo, a informar que a taxa de orçamentação tinha sido subitamente alterada de 30€ para 45€, e com o convite para me deslocar ao local e entregar o equipamento. Como referido acima, no dia 11/07/2025 entreguei o equipamento para reparação, e no dia 18/07/2025, para minha estupefação, sou informado através de SMS de que o meu equipamento (TLX0317729) nao tinha sido reparado e encontrava-se disponível para levantamento, sendo que o email recebido anteriormente, sequência da minha averiguação antecipada relativamente ao assunto, afirma perentoriamente o contrário, a existência de elegibilidade da reparação do equipamento. Após reclamação efetuada à TAMET.SA, e na sequência da minha incompreensão e indignação relativamente à injustiça do assunto, e considerando que a cobrança de um serviço inócuo sob falsas informações extravasa qualquer princípio e sensatez comercial, sou informado de que seria ressarcido apenas em 17.50€, em que uma taxa de "peças descontinuadas pela marca" no valor de 25€, e os "portes de envio" no valor de 7.50€, nao seriam considerados na nota de crédito. De modo analitico e objetivo, estes senhores prestaram-me informação indevida e desonesta relativamente à viabilidade da reparação da minha câmara fotográfica, aliciando-me na qualidade de cliente, a deslocar-me às suas instalações com o prejudício acima mencionado, e a pagar 45€ por uma taxa de orçamento para uma eventual reparação, reparação essa que jamais seria efetuada por peças descontinuadas e confirmadas antecipadamente. Apresento a nota de crédito enviada pela TAMET.SA em anexo, reafirmo para que não hajam dúvidas, não está em causa o valor monetário em que fui prejudicado, mas sim o "modus operandi" recorrente desta empresa para com os seus clientes, considero existir uma execrável soberba e ganância de uma empresa que deveria refletir sobre os seus valores e princípios. CONSIDERO TER OCORRIDO UMA EXTORSÃO DO CONSUMIDOR, PRESTARAM FALSAS DECLARAÇÕES, NÃO EFETUARAM QUALQUER SERVIÇO, E AINDA ASSIM COBRARAM. (Recomendo ler opiniões\reclamações do portal da queixa, google reviews e outras fontes do consumidor) Termino dizendo que, a PANASONIC Portugal, após analisar o caso através do seu administrativo Paulo Macedo, considerou a posição da empresa TAMET.SA absolutamente legítima e normal. Há clientes que calam e consentem, outros, não toleram injustiças, defendendo os futuros consumidores ao denunciar os seus casos.

Em curso
J. C.
24/07/2025

Recusa abusiva de garantia legal por parte da Tamet – Panasonic Multishape ER-CKL1

Exmos. Senhores, Sou associado da DECO e venho por este meio solicitar a vossa intervenção num caso de violação da garantia legal por parte da empresa Tamet – Serviços Técnicos Especializados, centro autorizado de reparações Panasonic. Comprei uma máquina de barbear Panasonic Multishape ER-CKL1 em março de 2024. Em agosto de 2024, uma pequena peça do pente partiu-se com uso absolutamente normal, sem quedas nem danos externos. Enviei fotografias à Tamet nessa altura, reportando a situação de forma totalmente transparente. Por indisponibilidade pessoal e porque o centro mudou de localização entretanto, só pude entregar o equipamento fisicamente em junho de 2025, incluindo as peças partidas. Apesar de tudo isto ter sido comunicado com clareza, a Tamet recusou a reparação ao abrigo da garantia, alegando tratar-se de “dano físico” — e afirmando que, por norma da marca, esses casos não estão cobertos. Ora, esta posição contraria frontalmente o disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, que define que, nos primeiros dois anos, qualquer defeito se presume de origem, salvo prova em contrário, que nunca foi apresentada. A Tamet alega apenas que "há uma peça partida" como justificação, mas isso não constitui, por si só, motivo legal para excluir a garantia — sobretudo tendo em conta que a peça se partiu com uso normal e apenas 5 meses após a compra. Já manifestei repetidamente a minha discordância com a decisão, mas recebi agora notificação de que o processo será encerrado sem reparação, por falta de aceitação do orçamento (o qual considero indevido, uma vez que a reparação deve ser gratuita no âmbito da garantia legal). Neste momento o equipamento permanece no centro de assistência. Considero abusivo que me seja pedido que o levante, sem resolução do litígio, e enquanto a empresa mantém esta recusa sem fundamento legal. Solicito, por isso, o vosso apoio jurídico e intervenção direta junto da Tamet, para que a reparação seja efetuada nos termos da legislação aplicável, sem custos para o consumidor. Caso necessário, envio cópia da fatura, emails trocados, fotografias do dano e comprovativo da entrega. Fico a aguardar orientações. Com os melhores cumprimentos, João Francisco Cunha

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
M. F.
22/07/2025

FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR

Comprei uma TV xiaomi em fevereiro, em junho do nada a TV parou de funcionar. A empresa responsável pela assistência técnica é a TAMET leading eletronic e service, para que houvesse a recolha da minha TV fizeram-se varias exigências, que a TV estivesse em caixa, mil fotos da TV com caixa aberta, caixa fechada ate video eu fiz. A sorte, guardei a caixa oroginal, com o esferovit tenho tudo e foi enviado um carro para vir buscar na minha residencia. Apos alguns dias recebo um e-mail questionando se aceitaria a substituição da TV, aceitei e disseram que entrariam em contato. Recebo um e-mail do setor de expedição informando que a TV iria ser encaminha pelo CTT, logo questionei, mas espera vai enviar uma TV de 65 polegadas assim, disseram que sim. Hoje recebo a TV TODA PARTIDAAAAAA EM MIL PEDAÇOS, caixa partida, ECRAN PARTIDO DE ACORDO COM AS IMAGENS. OU SEJA MAIS DIAS SEM TV E AINDA RECEBO PARTIDA.

Encerrada
P. L.
29/04/2025

Garantia não ativada

Exmos. Senhores, Foi -me enviado um orçamento, que junto em anexo, do qual eu não concordei, transmitindo por email o abaixo descrito: "A trotinete saiu de minha casa com o pneu em perfeitas condições, aliás eu na caixa escrevi e enviei num papel as anomalias, (baterias, cabo de travão curto e pedal de descanso danificado), ora se assim fosse teria escrito também , pneu furado. A trotinete andou até ao dia do envio em perfeitas condições. Não concordando com o orçamento, transmiti à vossa funcionária, para comporem o que estava dentro da garantia e devolver a trotineta, pois eu tenho um pneu novo que veio na compra e trataria de eu de o montar. A funcionária respondeu que não podiam enviar a trotinete sem que fosse composta." A empresa respondeu: "Informamos que a marca não autoriza a reparação parcial do equipamento uma vez que o pneu furado compromete a segurança e o perfeito funcionamento do equipamento." Como alguem de bom senço entende que, se o equipamento está na garantia devem compor o que está abrangido pela mesma, é evidente que o que não está e visto por em causa a segurança do equipamento, tambem não quero que o meu filho utilize um equipamento sem segurança. Limitem-se a compor o que está dentro da garantia. Estou à espera que me seja enviado o equipamento, neste momento não tenho qualquer previsão. Obrigado paulo Laginhas

Encerrada
A. L.
29/11/2024

Telemóvel com defeito

Exmos. Senhores, No dia 20/10/2024 dirigi-me a loja da xiaomi do colombo e comprei o xiaomi 14T e levei para casa com a caixa celada sem a abrir no dia 08/11/2024 uma amigo meu disse que o meu telemóvel estava ligeiramente dobrado o chassi porque ele tem o xiaomi 14T pro e mostro-me como estava o telemóvel dele, nesse mesmo dia foi há loja da xiaomi e o empregado disse que trocas só com caixa completa e que isso podia acontecer às vezes. No dia 09/11/2024 quando foi há loja historia mudou e que o telemóvel tinha que ser reparado pelo representante TAMET, eu disse ok que fosse para o representante, mas no dia 18/11/2024 disseram que o telemóvel estava pronto para levantar e que no relatório TAMET que foi mau uso e que não podia troca, falei com o empregado da loja sobre isso que me disse que não podia fazer nada e que fosse reclamar e ligar para a TAMET, que tentei ligar varias vezes e que ficava há espera e depois desligavam-me a chamada. Nisto como um telemóvel novo sem marca de uso e com o chassi empenado é minha culpa. Gostaria que o meu telemóvel fosse substituído por outro e que tivessem um bocado de mais consideração pelos clientes. Cumprimentos. André

Encerrada
L. F.
23/07/2024

Produto voltou de reparo com outro defeito e agora dizem perder a garantia

Olá, Indo para o trabalho pela manhã no dia 30 de maio, minha scooter kqi3pro ficou com o acelerador preso, fazendo com que aparecesse um código de erro 03 e ela ficou inutilizável, tentei primeiro a assistência pelo método que a própria NIU diz no website deles onde não tive resposta. No dia 12 de junho descobri que a TAMET faz os reparos aqui e os contactei pelo e-mail descrevendo o problema. Eles me responderam e buscaram a trotinete no dia 18 de junho. A trotinete foi para reparo e me devolveram no dia 03 de julho. Fui testá-la no dia 05 de julho e correu tudo bem, no dia a seguir pela manhã indo para o trabalho, ela apareceu outro código de erro 88. Questionei a empresa via e-mail devido ao tempo que a trotinete teve lá e voltou com mais um erro, a senhora que me atendeu questionou o técnico sobre esse código e ela me respondeu via e-mail dizendo que o mesmo não tinha conhecimento desse código de erro, enviei a explicação dada pela NIU e então agendaram outra recolha, no dia 16 de julho e agora dia 22 de julho me mandam um orçamento no valor de 474,89 para substituição da placa controladora e bateria e a dizer que o equipamento perdeu a garantia por vestígio de líquidos. Porém o primeiro detalhe é que vivo na região do Algarve onde raramente chove e nos poucos dias de chuva sempre optei ir por outros meios ao trabalho, segundo é que esse equipamento custou 650,00 ou seja, estão cobrando quase o valor de uma nova, terceiro que o erro apareceu após eles terem me enviado com o reparo do acelerador, o que me parece bem suspeito. Fora que pesquisando vi vários casos que esse erro tem aparecido em várias scooter novas e até seminovas( meu caso já que a comprei em novembro do ano passado). Não indico a compra desse produto a ninguém, não tem assistência técnica e os equipamentos são bem fracos, só o gasto que já tive em uber e outros meios de transporte nesse período e ainda estão a tentar fazer isso como devem fazer com todos problemas que não conseguem resolver.

Encerrada
M. A.
24/07/2023

Falsa informação para com o consumidor/Fraude

Bom dia a quem interessar.Há sensivelmente um mês, que foi a reparar o meu Huawei watch gt2 sport, porque o medidor de batimentos cardíacos avariou. A reparação foi efetuada e o relógio foi me entregue após 3 dias. No dia aseguir a receber o relógio, verifico que o ecrã estava partido e de imediato reclamei ao centro reparador, que me deu orçamento no valor de 125 euros, o ecrã em nada afetou o funcionamento do equipamento.Fiquei com o equipamento assim sem qualquer problema.Há talvez 3 semanas, voltei novamente ao centro reparador porque a bateria que durava 2 a 3 semanas está a durar 3 dias, e também o medidor de batimentos cardíacos está a funcionar intermitente. O funcionário da loja disse me que por ter o ecrã rachado que terei um orçamento e teria que pagar um valor para deixar o equipamento, logo expliquei que isso não é asssim e relutante o funcionário aceitou ficar com o equipamento, para um avaliação. Reportei a situação á Huawei que me concedeu a reparação em garantia ás peças não afetadas pelo incidente, de ecrã partido.A TAMET novamente, voltou com a explicação que o facto do vidro do mostrador estar partido, fazia a BATERIA descarregar mais depressa e punha em causa a leitura dos batimentos cardíacos. Avalição paupérrima, e desconforme.Eu apenas peço que me reparem as peças que estão em garantia ou seja um reparação parcial das peças em garantia. Compreendo que o ecrã não esteja em garantia mas a bateria e a peça trocada a 1 mês continua em garantia até novembro.Esta loja deveria ser fechada.Aguardo resposta.Marco Alberto

Encerrada
A. P.
29/04/2020

Falha de reclamação de garantia

Exmos. Senhores. No passado dia 18 de abril tive um telemóvel cujo ecrã deixou de funcionar como devido, sem alguma razão aparente. Havia eu deixado o telemóvel na mesa de cabeceira quando fui dormir, e quando acordei o ecrã apresentava linhas de pixeis mortos no display, tornando o telemóvel impossível de usar. Assim, procedi ao mais sensato e contactei a loja onde tinha comprado o telemóvel, uma vez que o mesmo tem apenas 7 meses desde a data de compra e se encontra no período de garantia mínimo de 2 anos previsto pela lei europeia. A loja em questão é a Digitirso Comercio de Eletrodomésticos Unip. Lda.Fui informado, que quem tratava das garantias era a representante da marca do telemóvel em Portugal, a TAMET S.A. Contactei então, a TAMET, para que pudessem tratar do processo de reparação do telemóvel previsto pela garantia do mesmo. Não é que passado 2 dias me enviam um e-mail com um orçamento a descriminar que tinha que pagar uma quantia de 113,95€ por um ecrã novo, com a justificação que o telemóvel perdeu a garantia por ter um display danificado. É de notar que eu enviei o telemóvel para a TAMET para que me pudessem reclamar a garantia do dispositivo, uma vez que nunca houve uso negligente do telemóvel, nunca caiu, nunca teve liquido algum derramado por cima dele, nunca teve pressão aplicada nele, tinha uma capa protetora e um protetor de ecrã. Não acho razoável quererem me cobrar ao invés de cumprirem as condicões da garantia europeia. Após consulta da política da marca do telemovel (xiaomi) cita-se do seu website e dos seus livretes de garantia que se for encontrado um defeito no hardware e apresentada uma reclamação válida à Xiaomi dentro do Período de Garantia, a Xiaomi reparará o Produto sem cobrança adicional, utilizando peças de substituição novas ou recondicionadas, substituirá o Produto por um produto novo ou recondicionado ou efetuará o reembolso do Produto, excluindo potenciais custos de envio. Com esta falha por parte da TAMET encontro me sem telemóvel à 10 dias, pelo que ja tive que falhar comprimissos que requeriam que eu tivesse o telemóvel. Até agora já mandei diversos e-mails a pedir esclarecimento ou a perguntar pelo ponto da situação mas o ultimo e-mail que recebi por parte da TAMET foi, à 5 dias a dizer: Informamos que vamos encaminhar a reclamação exposta, pelo que peço por favor que aguarde uma resposta da nossa parte.. Até agora não me responderam a qualquer outro e-mail. Continuo sem telemóvel, sem notícias, e descontente por não quererem aplicar a garantia a qual o telemóvel tem, visto que é um dispositivo recentemente comprado.

Resolvida

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