Reclamações públicas

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J. T.
09/06/2025

Duplo crédito em funcionamento

Fui contactado pela audição ativa (Maia) para uma revisão de uns aparelhos que já lhes tinha comprado em 15-11-2021, com apoio ao crédito na cofidis, mas como é costume tudo nos aparelhos iniciais tudo estava, mas o técnico que me atendeu começou com a conversa do costume, que os meus aparelhos inciais já não davam resposta as minhas necessidades e como tem conversa que embrulha meio regimento, conseguiu que Eu caisse na compra de uns novos aparelhos, na mesma hora contactou a Cofidis para saber qual o débito que estava a decorrer dos aparelhos que nessa altura era de 632,58€ e propuseram-me logo liquidarem o valor em divida, para Eu iniciar um crédito novo para os novos aparelhos, e acedi a essa hipotese, ou seja colocaram-me logo os novos aparelhos sem olhar para trás, passados uns minutos, já começaram a pedir uma entrada de 100€ que iria baixar algo numa prestação que se previa em 100,00€, ok dei o valor solicitado e assinei o contrato tudo normal e vim embora passado uns dias ligaram-me da sede de Lisboa para passar na loja, pois tinha que assinar novos papeis, foi quando recebi uma carta da Banca a não aceitarem o crédito, mas neste impasse a Cofidis cobrou-me mais uma prestação, pois a Audição Ativa, não tinha liquidado nada dos aprelhos anteriores, ou seja fico com 2 supostos créditos em curso para 2 aparelhos distintos, não gostei da artimanha e chamei a atenção do dito técnico (que é mais é artista para vender), de Nome FRANCISCO CORREIA, tudo gente de boas falinhas, mas para levar o Pato, entretanto fui de novo á loja e o mesmo senhor apresentou-me um novo crédito para Eu assinar em que já vou pagar 110,00€ mensais em 48 meses e no seguimento desta papagaiada Eu perco já 250€ ou seja os 100,00 que dei na hora, mais 2 prestações que o crédito antigo já cobrou 77,54€ / mês, assim sendo e como perguntei ao referido técnico quem suporta esta perda, resposta não se preocupe depois reembolsamos e Eu perguntei quando e fiquei sem resposta, não estou satisfeito com a atitude deste sr. e espero que audição ativa me reembolse deste prejuizo que estou a ter, ainda que entretanto para ver se não sou supreendiod de novo já cancelei o débito direto dos 1º aparelhos embora Eles Cofidis possam ter alguma culpa, mas só ofiz e já informei da tramoia que fui alvo a ver e a pr´pria Cofidis se mexe contra a EMPRESA AUDIÇÃO ACTIVA, que infelizmente não são sérios E porque continuam sem dar solução, hoje dia 09-06-2025, resolvi contatar a Empresa e que continua a tentar enrolar! Voltei a publicar continuação da reclamação O tratamento que as coisas estão a ter é zero, pois continuam sem nada fazer e hoje ou amanhã torna a vencer nova mensalidade com a COFIDIS, que só estão a cobrar o que está contratado, enquantoa AUDIÇÃO ACTIVA, continua a enrolar, no mais recente email que lhes respondi só pedi para não avançar com um processo contra Eles (audição activa) me devolvam 250€ que estou em prejuizo já, mas dizem que não podem, uma coisa é certa, ou devolvem, ou os aparelhos ficam mais famosos ainda por terem práticas de enrolar os clientes, agradeço que quando a Empresa vir este novo comentário entre em contacto comigo, mas com intenções válidas para resolver este embrólio. Nota - pretendo restituidos 250€ e já não estou a falar de danos morais e psicológicos que me está a causar e ainda o que virá, tenho mais que fazer na vida do que andar a manter pessoas de má indole!

Encerrada
D. P.
21/05/2025

Rescisão de Contrato de Compra e Venda de Aparelho Auditivo – Referência 238037

DOCUMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO E RECLAMAÇÃO FORMAL Exmo.(a). Senhor(a), Destinatário: AudiçãoActiva Loja: Avenida da República, 472, 4450-237, Matosinhos Remetente: M. F. C. A. NIF: --------- Data de Nascimento: ____ Morada: ______ Matosinhos. Assunto: Rescisão de Contrato de Compra e Venda de Aparelho Auditivo – Referência 238037 Data da Compra: 21/04/2025 Vendedora: M. O. Tipo de Compra: Encomenda / Colocação (SFI) Contrato:---------- Produto(s) Adquirido(s): • ReSound RS NEXIA (RECAR) NX560S-DRWC, CHMPN (N.º de série: 2486351783) • ReSound RS NEXIA STD Charger (N.º de série: 2481626177) • ReSound REC Tube, SF3 MP REC, 2L, BLSTR • ReSound DOME, SF3, PWR, REC, SM Valor Total dos Artigos: € 3.636,00 Descontos Aplicados: • Acessórios: € 241,00 • Outros Descontos: € 400,00 Valor Final da Compra: € 2.995,00 RESCISÃO E FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Nos termos da Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 47/2014, de 28 de julho) e do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro (contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial), é garantido ao consumidor o direito de livre resolução do contrato no prazo de 14 dias úteis sem necessidade de apresentar qualquer justificação. Adicionalmente, conforme indicado no contrato e reforçado pela política comercial da AudiçãoActiva, foi concedido um prazo de 30 dias para devolução do produto e cancelamento da compra. A cliente M. F. C. A. exerceu atempadamente este direito, tendo comparecido pessoalmente na loja da AudiçãoActiva no dia 23/04/2025, dois dias após a assinatura do contrato, manifestando a sua intenção inequívoca de devolver o aparelho auditivo e rescindir o contrato de compra e venda. Contudo, até à presente data, o processo de rescisão tem sido sucessivamente adiado de forma desrespeitosa e injustificável, pelos seguintes motivos: 1. 23/04/2025: A cliente compareceu na loja e foi informada pela vendedora M. O. que deveria regressar no dia 07/05/2025 para assinar a rescisão, pois seria necessário solicitar o cancelamento junto do banco BBVA, onde foi realizado o financiamento. 2. 07/05/2025: A cliente voltou conforme instruído, mas foi informada pela mesma vendedora de que o banco ainda não tinha enviado a documentação de rescisão e que deveria regressar no dia 21/05/2025. 3. 08/05/2025: Uma representante da AudiçãoActiva contactou telefonicamente a cliente, remarcando o atendimento para o dia 12/05/2025. 4. 12/05/2025: A cliente foi atendida pelo colaborador F. , que declarou não ter acesso à documentação de rescisão, pois a vendedora M. O. se encontrava de férias, reiterando que a cliente deveria voltar no dia 21/05/2025, como inicialmente previsto. 5. 21/05/2025: A cliente voltou à loja e foi novamente informada de que M. O. continuava de férias, sendo agendada nova data para 26/05/2025. Este sucessivo adiamento da resolução contratual, apesar de o direito ter sido exercido dentro do prazo e de forma presencial, constitui violação dos direitos do consumidor, demonstrando desrespeito, má-fé e desorganização comercial por parte da empresa. Tal conduta caracteriza uma prática comercial desleal e abusiva, suscetível de sanção pelas entidades competentes. ________________________________________ DETERMINAÇÃO E REQUERIMENTO Com base no exposto, a consumidora M. F. C. A. exige a imediata rescisão do contrato de compra e venda com a referência 238037, bem como o cancelamento integral do financiamento junto do banco BBVA, com devolução de eventuais quantias cobradas e o cancelamento de quaisquer débitos ou obrigações financeiras. Solicita-se ainda a entrega imediata de documento formal que comprove a rescisão contratual, devidamente datado e assinado, e a confirmação por escrito de que a cliente está livre de quaisquer vínculos contratuais ou financeiros com a empresa AudiçãoActiva e com o banco BBVA. Pedimos uma resposta e solução definitiva imediatamente. Na ausência de resposta ou regularização, serão tomadas as medidas legais adequadas. Com os melhores cumprimentos, Matosinhos, 21 de maio de 2025

Resolvida
V. V.
28/03/2025

Compra forçada

Assinei, há vários meses, um contrato de compra de dois aparelhos acústicos na v/instituição com as referências descritas em anexo. O valor contratualizado foi de 4.850 Euros + encargos com a Credibom. Para poder resolver o contrato directamente o prazo era de 30 dias. Todos os dias 10 de cada mês procederei ao pagamento de mais uma prestação. Após estes meses e pensando mais maduramente no assunto, terei sido influenciado e coagido pela equipa de atendimento com o “apressado” acompanhamento a uma caixa ATM para obtenção de IBAN e precipitei-me. Sinto-me ludibriado. Ao efectuar uma prospecção nas várias ofertas existentes no mercado, verifiquei que os valores são cerca de metade do que me foi proposto e cobrado. Além disso assinei imediatamente um contrato de 4.950 Euros sem sequer haver conhecimento de que poderia pagar. Além do mais e muito importante, até hoje ainda não tenho uma audição fidedigna com a equilização dos aparelhos. Estou disposto a prescindir das cobranças mensais já efectuadas contra a entrega dos aparelhos e cancelamento do contrato. Cps Vitor Veiga

Encerrada
V. V.
13/02/2025

Compra forçada

Assinei, há cerca de 1 ano, um contrato de fornecimento de dois aparelhos acústicos na v/instituição. O valor contratualizado foi de 4.850 Euros + encargos com a Credibom. Para poder resolver o contrato directamente o prazo era de 30 dias. Irei no próximo dia 10 de Março proceder ao pagamento de mais uma prestação. Após estes meses e pensando mais maduramente no assunto, terei sido influenciado e coagido pela equipa de atendimento com o “apressado” acompanhamento a uma caixa ATM para obtenção de IBAN e precipitei-me. Sinto-me ludibriado. Ao efectuar uma prospecção nas várias ofertas existentes no mercado, verifiquei que os valores são cerca de metade do que me foi proposto e cobrado. Além disso assinei imediatamente um contrato de 4.950 Euros sem sequer haver conhecimento de que poderia pagar. Pergunto: Existe alguma hipótese de haver uma revisão dos valores facturados ou rescisão deste contrato? Cps Vitor Veiga

Encerrada
V. V.
20/06/2024

Compra forçada

Assinei, há cerca de 6 meses, um contrato de fornecimento de dois aparelhos acústicos na v/instituição com as referências descritas em anexo. O valor contratualizado foi de 4.850 Euros + encargos com a Credibom. Para poder resolver o contrato directamente o prazo era de 30 dias. Irei no próximo dia 10 de Junho proceder ao pagamento de mais uma prestação. Após estes meses e pensando mais maduramente no assunto, terei sido influenciado e coagido pela equipa de atendimento com o “apressado” acompanhamento a uma caixa ATM para obtenção de IBAN e precipitei-me. Sinto-me ludibriado. Ao efectuar uma prospecção nas várias ofertas existentes no mercado, verifiquei que os valores são cerca de metade do que me foi proposto e cobrado. Além disso assinei imediatamente um contrato de 4.950 Euros sem sequer haver conhecimento de que poderia pagar. Estou disposto a prescindir das cobranças mensais j+a efectuadas contra a entrega dos aparelhos e cancelamento do contrato. Cps Vitor Veiga

Encerrada
M. R.
03/06/2024

FUI ENGANADO E HUMILHADO

Exmos. Senhores, Venho por meio desta, declarar o acontecido Há exatamente 2 anos atrás comprei um aparelho auditivo da marca Resound na empresa Audição Ativa. Estou ainda pagando parcelas, no qual estou tendo muita dificuldade por estar desempregado e com 63 anos de idade. A uns dias atrás fui chamado para fazer uma revisão anual no meu aparelho , e disse que não seria necessário pois o meu aparelho estava bom, mas a senhora disse que isso era um procedimento comum Quando cheguei lá mexeram no meu aparelho e eu disse que estava abafado, então ela disse que eu deveria comprar um mais atual, expliquei minha situação, de desemprego mas mesmo assim ela tentou fazer o financiamento em várias empresas e não obteve sucesso . Pedi que deixasse o meu aparelho igual como estava quando cheguei, mais aí ela disse que não conseguiria pois não estava mais conseguindo entrar no programa do computador, e que teria que mandar para assistência e que seria cobrado um valor de 600€ para o concerto! Como vou pagar 600€ numa coisa que estava boa!? Como vou pagar 600€ se recebo 618€ de bolsa desemprego!? Como vou pagar 600€ se ainda pago prestações de 100€ mensal nesse aparelho que tenho!? Eu entrei na loja escutando, e sai surdo E de quem é a culpa… MINHA? Por favor , solicito ajuda Jaime Santos Cumprimentos.

Resolvida
M. P.
12/02/2024

Engano

Exmo. Sr. Diretor do Deco,Venho por este meio apresentar uma reclamação fundamentada referente à empresa Audição Ativa, relativa à visita realizada em minha casa no dia 08 de setembro de 2023. Sou Maria Cecília Nascimento dos Santos da Paz, nascida em 27/07/1933, e solicitei os serviços da referida empresa para examinar minha audição, visto que sofro de problemas auditivos e utilizo aparelhos auditivos há muitos anos.Na ocasião da visita, a vendedora e técnica Paula Setra estava acompanhada pelo médico otorrinolaringologista, e eu estava na presença da minha cuidadora, Juliana Rocha. Após a realização de todos os testes e exames, fui oferecida a opção de adquirir novos aparelhos auditivos, dado o meu défice auditivo. A técnica e vendedora, Paula Setra, mencionou que, por ter convênio com a ADSE, iria verificar no sistema se já havia ultrapassado o período de carência do meu aparelho auditivo anterior, proveniente de outra empresa.Fiquei inicialmente confusa com a menção ao sistema da ADSE, pois não é comum ouvir que uma empresa tenha integração com este serviço. A Senhora Paula Setra afirmou que o período de carência dos aparelhos anteriores já havia expirado, e que poderia adquirir um novo aparelho com desconto. Com base nessa informação, finalizei a compra e recebi as guias para solicitar o reembolso junto à ADSE.No entanto, ao contatar a ADSE, fui informada de que o período de carência ainda estava em vigor. A empresa Audição Ativa, ao que tudo indica, não verificou devidamente a situação junto à ADSE. Além disso, os aparelhos adquiridos não funcionam conforme o esperado, emitindo constantemente ruídos irritantes. Já solicitei manutenção por três vezes, sem sucesso.Na terceira visita da técnica à minha residência, expus a situação e o que fora mencionado anteriormente, porém, a técnica negou tais afirmações, contradizendo o que foi dito anteriormente. Minha cuidadora, Juliana Rocha, confirma ter ouvido a confirmação da técnica quanto à expiração do período de carência.Diante dessa situação, encontro-me profundamente desapontada, pois paguei um valor considerável pelos aparelhos auditivos, fui enganada quanto à informação sobre o período de carência e os aparelhos adquiridos não funcionam adequadamente. Sinto-me lesada e gostaria de solicitar um reembolso ou, ao menos, que a empresa Audição Ativa não continue enganando outros idosos. Garanto que possuo plenas faculdades mentais e recordo claramente todas as informações e ações realizadas pela empresa em questão. Solicito, portanto, uma investigação e resolução deste caso, de forma a assegurar os meus direitos como consumidora.Com os melhores cumprimentos,Maria Cecília Nascimento dos Santos da Paz

Encerrada
L. M.
30/10/2023

Problema com carregador de aparelho auditivo

Venho por este meio e em nome da minha mãe, solicitar que seja efetuado a troca do carregador dos aparelhos auditivos.Passo a informar a situação ocorrida, com o maior desagrado pela empresa acima mencionada!A minha mãe comprou os aparelhos auditivos a 12-10-2019 na loja de Vila Franca de Xira, desde ai, cada vez que os visita para limpeza e regulação de som dos aparelhos, quem a atende tenta sempre incutir novos aparelhos, dizendo que os dela estão desatualizados, o que eu acho uma falta de profissionalismo, pois só querem vender e nada mais!Cada vez que os aparelhos são limpos e regulados, a minha mãe diz que fica a ouvir igual, ou seja, nada fazem aos aparelhos.desde Julho do presente ano, os aparelhos deixaram de carregar, e confirmamos que o carregador deixou de funcionar, ao que a minha mãe ao se dirigir novamente à loja, disseram que teria de comprar uns novos e o seguro não englobava o carregador, somente os aparelhos!Ora vendem os aparelhos a quase 5 mil euros e depois não sabem fazer um devido acompanhamento, nem o querem fazer, pois somente querem é extorquir dinheiro aos mais idosos.

Encerrada
M. A.
22/12/2022

Sem direito a comparticipação

Venho por este meio reclamar da atuação da Audição Activa para comigo.Adquiri em setembro último dois aparelhos auditivos (2900 €), na loja de Viseu, para substituir os anteriores aparelhos (adquiridos em setembro de 2020). No ato da aquisição, fui informado do preço dos aparelhos e das comparticipações da ADSE e do SAMS (sou beneficiário do SAMS devido à minha esposa), mas não dos prazos de substituição dos aparelhos. Assumi que o vendedor ao me indicar aqueles valores das comparticipações, eu teria direito a eles.Mais tarde, vim a descobrir na internet que os prazos de substituição de aparelhos auditivos são: 3 anos (ADSE) e 5 anos (SAMS).Assim sendo, não tenho direito às comparticipações das duas entidades.No entanto, averiguei junto da ADSE, que a contagem daquele tempo é por anos civis e que já tenho direito à comparticipação se a aquisição se der a partir de 01 de janeiro de 2023.Em outubro pedi ajuda ao vendedor, para que se alterasse a data da fatura para janeiro de 2023. Ficou de me dar uma resposta, daí a uns dias, mas nunca me contactou.Entretanto soube que é possível anular faturas e emitir outras substituindo aquelas.Então, já neste mês de dezembro, telefonei para a loja de Viseu, expus a situação, pedindo para anularem a fatura de setembro e quando chegássemos a janeiro de 2023 emitissem uma nova fatura, para não perder a comparticipação da ADSE (1262,66 €) que muita falta me faz. Também não me contactaram dando conta da resposta. Hoje, dia 21 de dezembro, voltei a contactar a loja de Viseu, expondo a situação. Disseram que iam contactar a contabilidade logo a seguir e poucos minutos depois fui informado que a contabilidade respondeu «Não, não é possível».Se eu tivesse sido devidamente informado que o prazo de substituição de aparelhos auditivos para a ADSE é de 3 anos, não teria adquirido os aparelhos em setembro e teria esperado pelo mês de janeiro. Trata-se de uma situação da qual não tive culpa.Solicito a anulação da fatura atual e emissão de outra em janeiro próximo de modo a poder receber a comparticipação da ADSE.Manuel Albuquerque

Encerrada
R. M.
29/07/2021

informações falsas

Venho por este meio comunicar a Vossas excelências que a Sra. Benvinda Dias Alves contribuinte Nrº 138227446 (sendo uma pessoa idosa, bastante debilitada, e com dificuldade de compreensão/audição foi vitima de abuso de confiança e burla por parte da empresa Audição Activa/Belaudição Lda, quando lhe venderam um par de aparelhos auditivos que deixaram de funcionar passados poucos dias. A empresa/vendedor foi contactado varias vezes para resolver o problema ao que nunca apareceu ninguém. A burla estende-se ao ser acionado um contrato de credito para o pagamento dos aparelhos com a empresa Cofidis, prestando falsas declarações, nomeadamente no que diz respeito ao rendimentos mensais da Sra. Benvinda, como podem verificar nos documentos anexos. Tudo se passou quando um Sr. intitulando-se por Dr. se deslocou à morada da Sra. Benvinda Dias Alves com a garantia de lhe conseguir resolver o problema que ela tem de audição ineficaz. Este Sr. de nome João Cerqueira Santos, convenceu a Sra. Benvinda dias Alves de que ficaria a ouvir perfeitamente bem e que tinha assistência vitalícia para qualquer dificuldade que surgisse, inclusive para substituição de pilhas inteiramente grátis. Logo neste ponto nunca foi cumprido o que garantiram pois nunca mais se deslocaram à morada da Sra. Benvinda para resolver o problema de falta de funcionamento dos aparelhos, apesar de serem contactados varias vezes.Visto tratar-se de uma pessoa que muitas vezes não consegue compreender o que lhe dizem devido à fraca audição, não está capacitada para perceber de tecnologias, contratos ou empréstimos uma vez que mal sabe escrever ou ler. A Sra. Benvinda também não tem capacidade para reclamar em própria pessoa, porque neste momento não tem mobilidade alguma para se deslocar para fora de casa. A Sra. Benvinda sobrevive com uma reforma mensal de pouco mais de 300 euros e não no valor de 800 euros como foi declarado por parte do vendedor da empresa audição Activa, assim vê-se obrigada a pagar mensalmente o valor de 62.44 euros à cofidis, vivendo com dificuldades monetárias. Uma vez que o credito foi concedido sob falsas declarações por parte do vendedor dos aparelhos auditivos e tudo tratado pelo mesmo vendedor, Venho solicitar que este credito seja considerado fraudulento e que seja anulado imediatamente. Venho exigir a devolução de todo o montante já pago pela Sra. Benvinda Dias Alves que prefaz um total de mais de 900 euros, uma vez que todo este processo de venda e conceção de credito foi com a intenção de enganar uma Sra, idosa e indefesa.O motivo que me leva a reclamar após ter decorrido algum tempo foi porque não tinha conhecimento da situação, e a Sra. Benvinda nem sabia que teria que pagar durante tanto tempo uma mensalidade.

Encerrada

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