Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma situação grave envolvendo a minha tia, uma pessoa idosa, com várias comorbilidades físicas (diabetes, estenose aortica a aguardar cirurgia cardiaca, dislipidemia) e com défice cognitivo (dificuldade em manter uma conversa coerente, que se perde a elaborar uma frase, dificuldade de raciocínio, presença de confusão mental frequente e impulsividade (e incapaz de a controlar), foi aliciada por representantes da empresa Audição activa (primeiro telefonicamente e posteriormente presencialmente na loja do Funchal) a adquirir um aparelho auditivo e, em simultâneo, a contrair um empréstimo/contrato de crédito para o pagamento do mesmo com a empresa Credibom.
A minha tia não tem capacidade para compreender nem avaliar as condições contratuais, nem a natureza do compromisso financeiro que lhe foi imposto. Está reformada por invalidez há vários anos (na sequência de um pós cirurgia gástrica extensa), vive da sua pouca reforma. Tem alguma destreza física que lhe permite pequenas compras diárias no supermercado mas necessita de apoio dos sobrinhos para as compras do mês. Vive sozinha (a irmã com quem vivia faleceu há poucos anos), as irmãs que lhe restam e sobrinhos vivem ao lado da sua casa e dão o apoio necessário. A minha tia deslocou-se a loja da audição activa no Funchal sozinha em agosto de 2025 após ter sido contactada pelo call center da mesma a aliciar para adquirir um aparelho auditivo, abriu conta no banco e assinou contrato com a credibom sem dizer nada a ninguém. Contou-nos agora (outubro 2025) a situação, lavada em lágrimas e desesperada por não ter dinheiro para pagar o crédito (cerca de 170 euros por mês), não sabe o que fazer. Tentou devolver o aparelho mas a loja recusa-se a aceitar a devolução alegando que já passou o prazo de devolução e anulação do contrato (30 dias segundo eles).
O referido aparelho não é utilizado, não trouxe qualquer benefício comprovado e, ainda assim, a empresa insiste na cobrança de valores relativos ao crédito.
Esta situação configura, a meu ver, uma prática comercial abusiva e eticamente reprovável, que explora a vulnerabilidade de pessoas idosas e com limitações cognitivas.
Solicitei junto da Audição activa e junto da Credibom a anulação imediata do contrato de compra e do contrato de crédito associado, bem como a devolução de quaisquer valores já cobrados indevidamente.
Peço que esta queixa seja analisada com urgência (a minha tinha vai ser submetida a uma cirurgia cardiaca em breve e receio que este problema lhe provoque consequências negativasde saúde físicae psicológic, e que sejam tomadas as medidas necessárias para impedir que estectipo de empresa continue a recorrer a este tipo de práticas junto de pessoas vulneráveis.
Grata pela atenção.
Com os melhores cumprimentos