Reclamações públicas

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P. S.
14/10/2025

Montepio exigência tardias e fora da lei

Houve uma reunião geral do bloco H na Iberlagos no dia 2 de Agosto de 2025 em que fomos nomeados 2 pessoas para a dmnistração (tudo direitinho na ata), com a ata assinada entregamos no banco a ata e lista de presenças, na lista de presenças estava o nome do meu sócio na casa, para não existirem duvidas ele passou uma procuração a dar-me todos os poderes. Desde a entrega, final de Agosto, até que me desloquei ao banco no final de setembro pois queria saber o motivo para não haver noticias um funcionario pede "será então necessário obtenção e envio para o banco da competente Procuração do Sr Fernando Silva que confira poderes ao Sr. Paulo Santos para exercer o cargo de Administrador em seu nome e representação , celebrada com Termo de Autenticação. ", ninguem faz um termo de autenticação passado tanto tempo, reconheci a assinatura do meu sócio e o Sr. Nuno continuar a pedir termo de autenticaçãom, como nem a notaria nem a advogada faz uma autenticação para uma coisa passada entreguei o assunto á advogada que disse "Bom dia Estimo que estejam bem. Se foi eleito o Paulo Santos (Ap 205) em conjunto com o Paulo Gonçalves (Ap 204), não é precisa a procuração. Também o Sr. Fernando não deveria estar a assinar a lista de presenças. Também não se percebe. Mas, na verdade, o Banco deve ignorar a procuração e que seguir o que está na acta, nomeadamente deve alterar as assinaturas para os 2 eleitos ou escrever claramente de que precisa mais e porque motivo. " Não consigo fazer os pagamento ao bom funcionamento do bloco e não sei como sair desta situação que ja me proporcionou custos. Do Montepio ninguem atende ninguem responde .... Aguardo e agradeço antecipadamente as vossas noticias

Em curso
F. C.
03/10/2025

Montepio cobra 12€ por atraso de 3 dias e envia cartas aos fiadores

Exmos. Senhores, Fiz um crédito no Banco Montepio e, durante 5 anos, paguei sempre certinho as prestações. Este mês, por lapso, atrasei-me apenas 3 dias no pagamento e, sem qualquer aviso, o banco cobrou-me 12 euros por esse atraso. O mais revoltante é que, mesmo depois de eu ter pago a prestação, o Banco enviou cartas aos fiadores a dizer que havia atraso no pagamento. Questionei o banco e a resposta que recebi foi: “Pedimos desculpa pelo transtorno. O envio das cartas é automático e a comissão está em preçário.” Respondi: A resposta que recebi demonstra, mais uma vez, a total falta de zelo e consideração do Banco Montepio para com os seus clientes. O envio automático de cartas aos fiadores, mesmo após a regularização da prestação, é uma prática que desrespeita a relação de confiança construída ao longo de anos de cumprimento pontual das minhas obrigações. O facto de não existir qualquer pré-aviso e, ainda assim, ser cobrada uma comissão, reforça a sensação de que o cliente não é tido em conta. Lamento profundamente que o Banco Montepio trate situações pontuais resultantes de um mero lapso, com tamanha frieza e desumanização. Ou seja, não têm em conta o histórico do cliente, nem mostram qualquer consideração. Para o Montepio os clientes são apenas números. Estou profundamente insatisfeita com este tratamento e assim que acabar de pagar o crédito, fecho a conta. Cumprimentos, Filipa Cunha

Em curso
J. A.
10/07/2025

Mais de 3 meses sem qualquer resposta

Fiz um pedido de mudança da data da prestação à mais de 3 meses ainda a minha gestora de conta disse que era por email mandei por email disseram que era no balcão fui ao balcão fazer o pedido por escrito e já se passaram 3 meses não me deram qualquer resposta não consigo obter qualquer resposta nem por email nem por telefone

Resolvida
L. G.
03/05/2025

Cancelamento de contrato

Exmos. Senhores, Solicitei o cancelamento do contrato de financiamento que foi feito indevidamente na data de ontem 02/05/2025 e hoje dia 03/05/2025 continuo a receber emails do banco falando sobre o financiamento. De acordo com uma cláusula de contrato tenho 14 dias após a assinatura para efetuar o cancelamento e solicitei em 2 dias após a assinatura, visto que a vendedora do Stand não me informou que o financiamento estava aprovado e também não me informou que o documento que estávamos assinando era o contrato. Eu não tenho condições para prosseguir também com a dívida no momento, o que eu queria era somente uma simulação para ver se aprovava. Espero a solução o mais rápido possível. Cumprimentos.

Resolvida
C. P.
04/04/2025

ENCERRAMENTO CONTA

Exmos. Senhores, Sou titular de uma conta convosco, e, conforme já tive oportunidade de vos dar conhecimento e não obstante o meu pedido de encerramento da mesma, necessitando da assinatura de outro proponente, que está nos Açores e que se predispôs a ir no dia seguinte assinar devido a urgência em terminar a conta. Passado aproximadamente uma semana e meia volto a contatar o balcão e gerente via telefone e e-mail , e recebo respostas de que não sabem de nada. Nem se prontificaram a ver com o balcão dos Açores o que se passava para o documento nao chegar. Isto tem sido algo recorrente com o Balcão de Santa Maria da Feira, que apenas sabe criar entraves em tudo, nunca colaboraram com nada , nem ajudaram com o crédito que tinha lá come eles. Nunca fizeram nada , tentei mudar de balcão fui destituída a faze-lo. E sempre estive ali até agora que consegui transferir o meu crédito. Quero fazer valer os meus direitos e NÃO QUERO MAIS TER NADA A VER COM ESTE BANCO. SO ENGANAM PESSOAS. ALEM DE INFORMAREM MAL, SAO ARROGANTES, MAL EDUCADOS POR VEZES, E DESPLICENTES COM O CLIENTE E COM OS PROCESSOS. Agradeço que me ajudem com isto a terminar de vez com esse PESSIMO SERVIÇO. Assim, reitero o meu pedido para que encerrem a conta e procedam ao estorno de qualquer comissão indevidamente cobrada neste lapso de tempo, Aguardo a V/ rápida resposta. Cumprimentos.

Encerrada
A. J.
24/03/2025

Exoneração de titular de crédito à habitação

Há cerca de um ano foi iniciado junto do balcão da Amadora um processo de exoneração de um titular do crédito habitação. Simultaneamente foi pedida a conversão para crédito habitação regime para deficientes, uma vez que o titular restante no crédito habitação tem atestado de incapacidade multiuso. Em setembro de 2024 foi entregue no balcão a escritura do imóvel em nome do titular requerente do processo e a partir daí tem-se arrastado um procedimento que normalmente demoraria cerca de 1 mês a ser resolvido. Passaram 6 meses e não há solução à vista. Depois de uma semana de problemas informáticos, enviaram o processo para o departamento jurídico, onde está há um mês.

Encerrada
J. C.
21/02/2025

Banco Montepio cobra taxas MB WAy

Exmos. Senhores, O Banco Montepio, à data de hoje (20/02/2025) e desde há poucos dias, está a cobrar taxas aplicadas a transferências efectuadas na plataforma MB Way, sobre quaisquer montantes, incluindo os inferiores a 20.00 euros. Isto é legitimo? Cumprimentos. José Corisco

Encerrada
L. C.
31/01/2025

Falta de entrega de documentos pedidos ao banco e andamento a processo

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar a reclamação da forma como o Montepio, nomeadamente o balcão da Portagem em Coimbra (MG033) tem estado a proceder há cerca de um ano empatando um processo de herança que vem dos meus avós e infelizmente agora também do meu pai. Para começar a minha avó (mãe do meu pai) faleceu a 1 1 Janeiro de 2024, e, nesta instituição bancária, a minha avó tinha conjuntamente com o meu avô uns fundos VIP que rendem juros na conta que está no Montepio, e desde o início do ano passado que o meu pai começou a pedir os extratos das contas e dos fundos vip para entregar na Relação de Bens. O Banco Montepio não só não entregou os papéis necessários, como mantém a conta congelada em nome do meu avô há anos... Relembro que o meu avô faleceu em 2014. O meu pai ao longo do ano de 2024, com dois cancros e extremamente debilitado, foi obrigado pelo Montepio a fazer diversas deslocações para entrega de papéis, tendo chegado a ir comigo ao balcão de Telheiras a meio de 2024 enviar toda a documentação pedida, que foi enviada por correio interno para ser entregue na Portagem. Depois disso ainda foi pessoalmente à Portagem também. Porém os assuntos continuaram por se resolver inexplicavelmente e com repetidas entregas dos mesmos documentos que parecia perderem-se de um dia para o outro. A 23 de Dezembro de 2024 o meu pai faleceu também (vítima das doenças mencionadas) e no dia 16 de Janeiro fui entregar uma série de documentação ao banco que me foi pedida para dar resolução, sendo eu o cabeça de casal da herança, fui inclusive com a minha irmã que assinou igualmente uma série de documentos. No dia 21 faço follow-up à entrega de documentação por email aos balcões, novamente (em resposta no próprio dia, vindo do balcão de Portagem) pedem-me mais um papel para assinar e entregar pessoalmente (no único email que recebi como resposta) que prontamente enviei por email digitalizado e entreguei pessoalmente para seguir por correio interno com nova assinatura tendo pedido inclusive para enviar para Celas não fosse o balcão de Celas pedir-me depois igual. Porém continua a não haver resoluções de processo nem dado seguimento aos pedidos de extratos das contas o que me inviabiliza a Relação de Bens do meu pai, tal como inviabilizaram a correta entrega dos extratos na Relação de Bens da minha avó às finanças e que quando finalmente conseguir fazer (quando o Montepio se dignar a entregar), vou ter de pagar coima para reabrir o processo nas finanças da minha avó, e se se atrasarem ainda mais lá de 31 de Março (o que face ao histórico não é irreal) vou pagar coima inclusive do meu pai, quando estou desde o dia 16 de Janeiro a insistir. Pretendo a rápida resolução destes assuntos com a entrega dos extratos das contas para poderem ser entregues em declaração de bens às finanças e a divisão dos fundos pelos herdeiros tal e qual como fizeram e bem dos MPPR (que conjuntamente com o congelamento das contas foi a única coisa feita até ao momento) Anexo Habilitações de Herdeiro para prova de capacidade legal para tratamento dos assuntos. Cumprimentos.

Resolvida
D. P.
16/12/2024

Recusa de emissão de declaração

Exmos. Senhores, No dia 9 de Dezembro de 2024, dirigi-me com um dos meus irmãos, à agência da Rua do Ouro (Lisboa) do Banco Montepio, a fim de dar-mos ordens de transferência de valores da nossa conta, para pagamentos diversos. Foi-nos informado, que a conta não podia ser movimentada, pois a habilitação de herdeiros do nosso pai, primeiro titular da conta e falecido em 2021, não tinha sido efetuada. Estranhamos, pois em maio de 2021, entregámos a certidão de óbito e escritura de habilitação de herdeiros, na agência do Montepio em Massamá, mas aparentemente, naquela agência, não deram seguimento ao processo, continuamos a movimentar a conta para fazer pagamentos e recebimentos relacionados com a herança e só agora no dia 9 de Dezembro de 2024, 3 anos depois, foi iniciado o processo de bloqueio da conta, na agência da rua do Ouro. Na mesma data, solicitamos nesta agência ao funcionário Sr. João Leitão, a emissão da necessária declaração bancária com saldo da conta à data do óbito, para retificação da liquidação do imposto do selo sobre transmissões gratuitas (ISTG), pois a declaração modelo 1, daquele imposto, entregue em 2021, não foi acompanhada daquela declaração com o saldo da conta. O pedido da declaração, como já referido, foi feito noa segunda-feira dia 9 de Dezembro, e na terça-feira, dia 10, o mesmo funcionário, por email, afiançou-nos que teríamos a referida declaração, "quinta-feira, no máximo sexta-feira", isto é no passado dia 12 ou "no máximo" dia 13. No dia 12 e no dia 13, não recebemos a declaração, pelo que, também por e-mail, questionamos o funcionário sobre a razão do não envio da declaração como tinha sido combinado. O mesmo funcionário nesse mesmo dia, sexta-feira dia 13, comunicou-nos, que "o sistema" ainda não tinha emitido a declaração. Até ao fim do dia 16, segunda-feira, aguardámos a recepção da declaração em falta, sem que a mesma se tivesse verificado, ou funcionário, João Leitão nos tivesse dado qualquer explicação. Achamos muito estranha a situação, pois uma declaração com valores, que estão num sistema, não demora 8 dias a ser emitida, e um banco que se preze, não ilude e foge a dar explicações aos seus clientes, sobre uma demora que nos está a causar prejuízos incalculáveis, mas que é muito conveniente para o Banco, que retém na nossa conta à ordem, sem qualquer benefício valores superiores a 255.000€. Pensamos que esta situação é um abuso de posição dominante de uma instituição bancária, que se aproveita da fragilidade dos clientes, para benefício próprio, que deve ter consequências para a instituição que não pode usar a sua posição para iludir e induzir em erro os clientes para manter uma conta bancária, desnecessáriamente bloqueada. Cumprimentos. David Santiago Pires NIF 182 905 926

Resolvida
A. L.
09/12/2024

Produto Poupança com Informação Falsa

Exmos/as Senhores/as, O Banco Montepio disponibiliza uma Poupança a 3 Meses renovável. Na FIN relativa ao produto, refere que esta é uma poupança renovável. No entanto, mais abaixo, em asterisco, refere que na renovação será aplicada a taxa constante do preçário disponibilizado pelo Banco. Que está algures numa outra página, de acesso não directo e não óbvio e transparente, de certo modo oculta, e não explícita na FIN - Folha de Informação Normalizada relativa ao produto. À data do depósito este foi constituído à taxa de 2,90%, presentemente esta taxa, para o mesmo produto, é de 2,65%. No entanto o banco efectua uma renovação automática, conforme expectável pelo cliente, mas à taxa do dito preçário, a 0,35%. Ora, este procedimento aplicado em massa a todos os subscritores deste produto configura se não uma situação de fraude, uma solução habilidosa e enganosa. Uma vez que, reitero, era expectável pelos clientes que uma Poupança a 3 Meses renovável, lhe fosse aplicada a taxa de juros correspondente para este produto à data da renovação. Presentemente 2,65% e não os 0,35%. Assim, se o cliente não se der atempadamente conta, está a ter um claro prejuízo económico. 09 de Dezembro de 2024 Com os melhores cumprimentos,

Resolvida

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