back

Voucher - Pedido de reembolso na forma de pagamento original

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. R.

Para: TAP-Air Portugal

23/01/2022

Bom dia Sra, Sr,Venho expor uma situação que me tem deixado agastado, devido à incompetência do departamento de serviço ao cliente da companhia aérea TAP.Seguramente que isto já aconteceu com outras pessoas.No dia 24/05/2020 a TAP cancelou um voo que eu tinha para o dia 28/05/2020. Nesse mesmo e-mail propuseram-me um voucher, com a validade de 2 anos (data limite de utilização: 26/05/2022). Importa referir QUE NÃO ME PROPUSERAM QUALQUER TIPO DE POSSIBILIDADE DE REEMBOLSO (Basicamente é o mesmo que dizer que me impingiram o voucher e não houve possibilidade de escolha).Neste momento, não está nos meus planos fazer qualquer tipo de viagem ou compra na TAP nos próximos tempos (até porque eu não sou obrigado a viajar ou comprar algo sem motivo, apenas com a simples intenção de utilizar um voucher).Posto isto, decidi informar a TAP da minha NÃO INTENÇÃO de utilizar o voucher que me foi atribuído.Estranhamente informam-me de que eu aceitei as condições do voucher.A minha questão é:Como é que eu podia não aceitar as condições do voucher, sendo que foi a ÚNICA opção que me propuseram aquando do cancelamento do voo?Voltei a explicar a situação. Informaram-me que estiveram a analisar o meu caso e que devia ligar para o +351211234400 para que pudessem dar seguimento ao (legítimo) reembolso que eu solicitei.Tentei fazê-lo cerca de 10 vezes, mas sem sucesso. Cada vez que ligava ficava à espera uma eternidade, sem que alguém atendesse.Durante a chamada, havia a opção de deixar o meu contacto para que pudessem contactar-me. Tentei...mas novamente sem sucesso! Visto que o meu contacto não é português, não conseguia digitar o indicativo.Enviei outro e-mail a explicar esta situação do contacto telefónico. Qual foi a resposta???A primeira resposta que me enviaram aquando do meu primeiro e-mail !!!! Inacreditável !Ou seja, isto leva-me a acreditar que os vários agentes do departamento de serviço ao cliente não se dão sequer ao trabalho de analisar o conteúdo de uma troca de e-mails para ter conhecimento do ponto em que está o caso/situação.Decidi então, recorrer à página Facebook da companhia aérea em questão, na esperança de que a comunicação pudesse ser mais fluída.Voltei a explicar a situação e a resposta que me foi dada foi a de que só era possível pedir a conversão de um voucher na forma de pagamento original, para reembolsos pedidos até ao dia 19/05/2020 e que, no meu caso específico, o reembolso havia sido pedido no dia 24/05/2022. E terminaram com um Obrigado pela compreensão!.A minha resposta a este brilhantismo foi a seguinte:Vocês estão a agradecer a minha compreensão, mas eu não compreendo, não concordo nem aceito. Lamento, mas a vossa explicação não tem lógica. Como é que eu podia pedir um reembolso, um voucher, ou a conversão de um voucher na forma de pagamento original antes do dia 19/05/2020.......Se o meu voo foi cancelado no dia 24/05/2020 ???Ao que me responderam:Nós entendemos. No entanto, como informamos anteriormente, só era possível converter vouchers até ao dia 19/05/2020.Conseguem vencer um cliente pelo cansaço.Lamentável. Inaceitável. Um circo!Se conseguirem ajudar-me, agradeço.Com os melhores cumprimentos,P.S - Até agora, a TAP ainda não me resolveu a situação.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.