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Uniplaces - Quebra de contrato e pedido de reembolso

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Uniplaces

08/03/2018

Fiz uma reserva de um quarto pela Uniplaces no dia 23/02 para o período de 1/03 a 30/04 de 2018.Assim que o pedido de reserva foi aceite (23/02 ) contactei a senhoria do quarto – Leonor Lencastre - que imediatamente me informou que, apesar da reserva feita para aquelas datas e do valor total pago ( 612 € – 450 € renda + 162 € fees da Uniplaces) o quarto não se encontrava disponível para entrada na data contratualizada – dia 1 de Março – apresentando como datas alternativas de entrada dia 11/03 e posteriormente 06/03, prontificando-se, no entanto, a proceder ao cancelamento da minha reserva caso o desejasse, o que permitia que me fosse reembolsado o valor total pago.Note-se que:a) Assim que é aceite, pelo senhorio, a reserva efetuada na plataforma, são transferidos para a Uniplaces os montantes da 1ª renda e das taxas devidas pela mediação do contratob) Nos termos constantes da plataforma Uniplaces, uma vez aceite a reserva, os contactos subsequentes devem ser efetuados diretamente com o senhorio.Porque o tempo escasseava, tentei negociar com a senhoria em que condições aceitaria entrar na segunda data por ela proposta, dia 6 de Março. No entanto, todas as minhas tentativas de contacto, quer por via telefónica quer por e-mail, foram sucessivamente evitadas. Devido à total falta de resposta, enviei um novo e-mail à senhoria no dia 26/02 anuindo então com a sua proposta inicial de cancelamento. Enviado este e-mail, a senhoria responde imediatamente, ignorando o pedido feito e afirmando poder fazer uma proporção entre o valor que recebeu da Uniplaces e os dias em que efetivamente a casa iria estar disponível, acrescentando que mais tarde enviaria as contas. Posto isto, volto a reforçar que, devido à falta de resposta e profissionalismo demonstrado ao longo do processo, pretendo o cancelamento que me foi sugerido pela senhoria no e-mail de dia 23/02.No dia seguinte (27/02) contactei a Uniplaces por telefone para expor a situação, reportando a falta de correspondência entre o serviço contratado e o disponibilizado, remetendo via e-mail todo o histórico de e-mails trocados e tentativas de chamada. Ao longo dessa tarde, a equipa da Uniplaces informa-me que estava a ter dificuldade em contactar a senhoria e aconselha a procurar outro meio alternativo de alojamento.No dia 28/02, e a menos de 24 horas da suposta data de entrada no apartamento, a senhoria informa-me que se encontra em contacto com a Uniplaces e que afinal poderia entrar na data contratualizada inicialmente – dia 1 de Março.Visto que já tinha anuído com o processo de cancelamento da reserva que me foi proposto pela senhoria e que, menos de 24 horas de antecedência não é de todo um período útil quando se tem um processo de mudança para gerir, contactei de novo a Uniplaces no sentido de ver reembolsado o valor por mim pago. Neste contacto é-me dito que, uma vez que conseguiram contactar a senhoria no prazo de 24 horas estipulado e que o quarto afinal já se encontrava disponível para a entrada no dia seguinte, não tinha bases para pedir o cancelamento da reserva com reembolso do dinheiro pago, aconselhando-me assim a ocupar o quarto.Entendeu a Uniplaces que, face à sua politica de cancelamento, o facto de eu não estar disponível para aceitar o quarto, me faria perder o valor que, à data, ainda se encontrava em poder da Uniplaces e que correspondia a 612 € – 450 € renda + 162 € fees da Uniplaces.Ora a minha indisponibilidade resultou do facto de já ter no dia 26/2, e de acordo com sugestão da senhoria, cancelado o quarto! Era sobre essa indisponibilidade que a Uniplaces devia ter reagido e não sobre a minha indisponibilidade para, com 12 horas de antecedência, aceitar um contrato que já havia denunciado por não corresponder ao contratado e pago.Tendo havido má-fé quer da senhoria quer da Uniplaces na gestão deste processo, resulta daqui o enriquecimento sem causa da senhoria, no valor da renda transferida pela Uniplaces . Quanto ao valor da mediação cobrado pela Uniplaces, ele correspondeu a uma prestação de serviço que reputo de muito má uma vez que os meus interesses (de cliente Uniplaces) nunca foram defendidos e que aquilo que a empresa definiu como moderação em tempo útil - menos de 24h - não pode ser qualificada como tal quando o que está em causa é uma mudança de casa, que não se pode resolver a 12 horas da data de entrada. A partir do momento em que foi provado à Uniplaces que o que foi contratualizado na plataforma nunca me foi disponibilizado desde o início, e que a senhoria - que, segundo consta no site, escolhem criteriosamente e com quem devo lidar directamente a partir do momento em que a reserva é aceite - sempre evitou os meus contactos e nunca me deu a confirmação de entrada, a partir desse momento que tinham mais do que bases para proceder ao cancelamento da reserva. O meu contrato foi com a Uniplaces, e este foi quebrado logo no primeiro dia em que contactei por e-mail a senhoria e ela me negou a entrada no dia 1 de Março. Ponto.Não podem desconsiderar que eu tentei, durante seis dias, um contacto com a senhoria. Não podem desconsiderar que o que a Uniplaces aponta como a boa solução na moderação encontrada foi conseguir , com 12h de antecedência uma entrada para um quarto que eu há já três dias tinha concordado em cancelar.A boa solução teria sido, demonstrada que foram todas as tentativas que fiz para resolver diretamente a questão com a senhoria (como aconselhado no site) a Uniplaces ter considerado justificado o meu cancelamento do contrato e não ter transferido o pagamento da renda de um quarto que, na data em que o contratei me foi logo dado como indisponível.A boa solução da Uniplaces foi - e pelo que agora sei, de inúmeras queixas que já li, sempre tem sido - a única solução que lhe garante o recebimento da taxa de mediação, pouco importando quem tem ou não razão.Em face do que antecede venho solicitar o apoio da DECO no sentido de obter a resolução para o acima exposto .

Mensagens (2)

Uniplaces

Para: A. C.

08/03/2018

- Please type your reply above this line -Olá Reclamacao,Obrigado por entrar em contato com a Uniplaces!O seu pedido ( 2821012 ) foi recebido e iremos dar-lhe uma resposta o mais rapidamente possível.Pedimos-lhe que de uma vista de olhos em alguns artigos do nosso Centro de Suporte que podem ajudar a resolver a sua questão entretanto.Uniplaces TeamThis email is a service from Uniplaces.com.Keep in touch with us by following our social media channels!Thanks,Uniplaces Team Contact Us Help Center

Uniplaces

Para: A. C.

18/04/2018

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