Exmos Srs.
No dia 12 de Junho de 2024, adquiri uns ténis da marca Merrell na loja Decathlon de Alfragide, com a intenção de os usar mais tarde.
Na factura emitida pela loja, está a informação ""Troca/devoluções 30 dias com fatura. Com Cartão Decathlon=2 anos", sem qualquer indicação suplementar ou indicação para consulta da política de trocas.
No site da Decathlon estão publicitadas as vantagens de ter cartão de cliente (Clube Decathlon), em que uma delas é "2 anos para trocas e devoluções em qualquer compra física ou online"
https://www.decathlon.pt/landing/fidelizacao/_/R-a-clube-decathlon
Sendo portador de Cartão Decathlon, fiquei descansado em relação ao tempo que teria, se quisesse devolver ou trocar o artigo.
Em 04/01/2025, ao experimentar de novo os ténis (nunca os usei antes) senti que me estavam apertados e decidi trocá-los por um par do mesmo modelo/referência mas do número acima, pois estaria dentro do prazo para trocas.
Ao dirigir-me à loja de Alfragide, disseram-me que não podiam fazer a troca, pois o artigo não era da marca Decathlon. Ao questionar a funcionária, disse-me que isso estava escrito na política de trocas e que podia ser consultada online.
Perante isto, considero que a Decathlon devia ser mais explícita na mensagem publicitária em que anunciam a "vantagem" de ter cartão Decathlon, assim como detalhar essa informação na fatura que é emitida por eles, informando que o prazo de 2 anos é apenas aplicado ao produtos Decathlon.
Apesar da política de troca estar no site numa página meio escondida, considero que se pode tratar de publicidade enganosa.
Tenho algum argumento válido para "obrigar" a Decathlon a fazer a troca?
Se não, é possível a DECO PROTESTE pressionar a Decathlon de forma a serem mais explícitos na publicidade que fazem, assim como a informação impressa na fatura emitida?
Com os melhores cumprimentos
RD