Exmo/a. (s.)
Venho por este meio proceder a uma reclamação contra a Adidas.
No dia 28-01 de 2025 realizei a compra de umas sapatilhas (Adidas Handball Spezial número 36 cor Alumina).
Recebi a mesma dia 03/02 de 2025, porém o número era maior do que o espectável, sendo necessário proceder a uma TROCA por um tamanho menor.
Após contactar a ADIDAS e me informar sobre como poderia proceder com a troca, fui informado que em loja apenas poderia devolver as sapatilhas, não podendo realizar a troca. Se quissesse realizar uma troca, teria que ser por meio de uma transportadora que opera-se com a Adidas.
Como o objetivo era mesmo realizar uma troca e não uma devolução, desloquei-me no dia 21/02/2025 a um posto designado da UPS (Vídeo Star nas antas).
Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem por parte da transportadora a confirmar que o pacote tinha sido deixado no local VIDEO STAR no 21/02/2025 às 17:14h.
Após vários dias de espera a adidas enviou 2 (dois) email em dias consecutivos (02 e 03 de março) a informar que a troca estava demorada e que não era comum.
No dia 05/03/2025 foi me informado que a encomenda chegou ao armazém vazia e que não iriam avançar com o reembolso ou troca. Após inúmeros troca de emails an Adidas continuou a informar que não iriam devolver os 110 euros ou efetuar qualquer troca de tamanho.
Após esta troca de email, decidi verificar o tracking da encomenda e a mesma chegou dia 27/02 tendo eu sido informado da sua chegada apenas no dia 05/03.
Acrescento que após uma troca de vários emails foi me dada informação sempre diferentes, tanto a encomenda estava vazia, como ainda não tinha chegado…
Além de tudo isto, após várias tentativas a pedir uma fotografia da caixa para que pudéssemos proceder com uma queixa para com a transportadora, não nos foi dada qualquer prova, estando o ónus da prova no lado da Adidas.
É nos questionado pela transportadora se a caixa estava danificada, porém até ao dia de hoje foi nos impossível obter esta informação por parte da Adidas.
Estando por base acordo de reciprocidade e confiança, se o consumidor acredita que a encomenda chegou vazia ao armazém, não terá a marca também acreditar que o consumidor enviou a encomenda com tudo o que era necessário? Acrescento ainda que era (pois deixarei de ser) cliente da Adidas, tento já antes feito compras e devoluções, nunca tendo falhado ou quebrado qualquer acordo de confiança.
A Adidas tem um acordo com a transportadora, havendo com certeza regras e politicas a ser seguidas. Não deveria a encomenda ter sido pesada no momento da entrega? Se a transportadora não pesou, porque tem o cliente que ser responsablizado por isso? E se pesou, então porque decidiu mesmo assim avançar com a troca estando ela supostamente vazia? Não deveria a ADIDAS ter sido mais diligente e questionado a transporatora do motivo da demora?
Como é suposto o consumidor se defender perante tal acusação?
Em momento algum pedi o dinheiro de volta, apenas pedi que me fosse efetuada uma troca do tamanho, tendo tido sempre como objetivo fazer esta compra de 110€.
Solicitio que me ajudem neste caso porque claramente a encomenda foi desviada, estando eu a ser prejudicado sem ter meios de me defender.
Cumprimentos.