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Suspeita de Burla

Resolvida Pública

Problema identificado:

Ativação do serviço

Reclamação

N. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

26/03/2025

No dia 25/03/2025, fui abordado por um agente porta-a-porta que afirmou representar um parceiro da Endesa. Ele apresentou um cartão da empresa com o nome "João Machado" e explicou-me uma suposta oferta chamada "Quero + Luz", que prometia tarifas mais baixas do que o meu contrato atual com a EDP. Durante a abordagem, forneci o meu Cartão de Cidadão e assinei um documento que me foi apresentado como um contrato. A explicação foi dada de forma muito rápida, sem tempo suficiente para analisar os detalhes. O agente informou-me que, em cerca de 20 minutos, uma colega entraria em contacto por telefone para confirmar as informações, o que de facto aconteceu. Durante essa chamada, a suposta colega reiterou os mesmos detalhes apresentados pelo comercial e garantiu-me que receberia um e-mail de confirmação. No entanto, até hoje, nunca recebi esse e-mail. Preocupado com a situação, entrei em contacto com a Endesa, onde me informaram que o contrato ainda se encontra em processamento. Gostaria de saber se esta situação configura uma burla ou se é apenas um procedimento demorado.

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: N. C.

27/03/2025

A/C: Serviço de informações Processo Endesa nº CA-23480113 RefªDECO:12375896 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Nuno Cruz Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Nuno Cruz, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23480113 No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Nuno Cruz, que,confirmamos que para o NIF Indicado na reclamação, a Endesa recebeu no dia 25/03/2025 através do nosso parceiro um pedido para a ativação dos serviços de fornecimento de energia na Endesa para o CPE PT0002000044863998NV, que á presente data se encontra em verificação dos controlos de qualidade aplicados a cada contrato efetuado. Mais informamos que: Depois da assinatura do contrato e comprovados os documentos contratuais e controlos de qualidade aplicados ao seu contrato, não sendo detetada qualquer anomalia na formalização deste contrato, a Endesa solicita a mudança de comercializadora ao GPMC, num prazo aproximado de 5 dias úteis. O GPMC demorará aproximadamente 15 dias para ativar o seu contrato com a Endesa. Nesse momento é-nos enviada uma leitura pelo GPMC, a qual é utilizada pela antiga comercializadora (para dar baixa do seu anterior contrato e emitir a sua última fatura) e pela Endesa (para ativar o seu novo contrato). Assim que as atividades descritas sejam concluídas, será enviada nova comunicação sobre a ativação do seu contrato Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Nuno Cruz, a 27 de março de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h


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