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serviço de entregas do IKEA

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. O.

Para: IKEA

15/12/2019

Venho por este meio expor uma reclamação ao sistema de entregas das encomendas da empresa IKEA Loures. No dia 12/12/2019 esperava uma entrega de mobílias compradas e pagas na totalidade na loja física IKEA Loures. Essa entrega deveria ocorrer entre as 14-h18h. Cerca das 16h telefonei para o IKEA para saber se havia previsão da hora de entrega. Para meu espanto, após contactarem a transportadora fui informada de que a entrega não se iria realizar nesse dia e perguntaram se eu queria agendar uma nova data. Em momento algum o IKEA me contactou para me informar de que a entrega não se iria verificar. Eu tirei horas do trabalho para poder estar em casa e receber a entrega, que não se verificou por responsabilidade da transportadora contratada pelo IKEA. Incidentes acontecem, mas as transportadoras contratadas pelo IKEA têm esta atitude por sistema, ou seja, persistentemente e repetidamente as entregas programadas não se verificam, e o IKEA acha que dando a opção ao cliente de agendamento de uma nova data se podem ilibar de qualquer responsabilidade que imputam à transportadora. Ora bem, isto não é bem assim! O cliente tirou horas do trabalho para estar em casa disponível para receber a encomenda que acaba por não ser entregue e portanto não pode estar constantemente a tirar tardes e horas de trabalho para estar em casa disponível para receber uma encomenda que nunca sabemos qual o dia em que a mesma realmente chegará. A responsabilidade por estas ocorrências deve ser atribuída ao IKEA (como empresa que subcontrata a transportadora) ou directamente à transportadora, mas alguém tem que ser responsabilizado pela lesão ao cliente que tirou horas do seu horário profissional para estar em casa disponível para uma entrega que não se realizou. Novos agendamentos não podem ser opção e, claro que podemos optar pelo cancelamento da encomenda mas as responsabilidades pelos danos imputados ao cliente que teve que tirar horas de trabalho têm que ser imputadas ao IKEA. E digo isto porque isto não acontece esporadicamente. Há cerca de mês e meio fiz uma encomenda ao IKEA que também não foi entregue e em momento nenhum fui contactada pelo IKEA. Optei nessa ocasião pelo cancelamento da mesma e pela restituição do dinheiro, não sem antes apresentar queixa no livro de reclamações e no portal da queixa. Ou seja, isto é uma situação que acontece por sistema e o IKEA sabe que não pode ser responsabilizado ou penalizado com coima alguma independentemente do número de vezes que estas situações ocorram. Por isso agenda entregas, provavelmente em número demasiado por dia, que por incompetência de quem as transporta ou de quem monta as mobílias, acabam por não se realizar por atrasos constantes e sucessivos da empresa transportadora. Eu espero que no futuro haja uma alteração nas leis do consumidor que prevejam e responsabilizem as empresas por estas situações. As empresas devem ser penalizadas com coimas ou com a possibilidade de instituição de processo jurídico por parte do cliente por danos causados ao cliente e imputados à empresa fornecedora do serviço, quando sistematicamente ocorrem falhas nas entregas. O cliente deve ter o direito de pedir justiça pelo dano que lhe foi causado, dano esse que, nestes casos, se manifesta nas horas que o cliente teve que retirar do trabalho para poder estar em casa para receber uma encomenda que não é entregue. Repito e chamo à atenção de que isto não são casos isolados! A mim, no espaço de dois meses é a segunda vez que acontece. Da primeira vez cancelei a encomenda, agora agendei nova data! A ver vamos se a mesma irá ocorrer na data que foi reagendada. Fiz queixa no livro de reclamações e fiz queixa no portal da queixa. Acho que deve existir uma fiscalização destas situações pelas autoridades competentes. Gostaria de fazer mais, mas o meu advogado informou-me de que não posso apresentar uma queixa, ou seja, existe um vazio legal e uma impunidade para estas situações e da minha parte tudo farei para que no futuro essa situação se reverta.


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