back

Serviço cobrado e não realizado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

J. S.

Para: MEO

29/05/2025

RECLAMAÇÃO Bom dia, Em tempos, contactei os serviços MEO, para proceder à alteração da localização do router em minha casa. Este está colocado no local onde os serviços da MEO o colocaram, aquando da instalação dos serviços em minha casa. A alteração que nós solicitamos, tinha como objetivo a colocação de um móvel nessa zona da sala, tendo para isso a possibilidade do router ser mudado para a outra parede oposta na sala. Para tal e como tenho fibra, esta alteração teria que ser efetuada pelos serviços da MEO, uma vez que o cabo de fibra teria que ser modificado para um mais longo, para poder colocar o router no local onde pretendíamos. Foi-me referido na chamada telefónica havida com os serviços da MEO, que tal serviço teria o custo de 50 (cinquenta) euros. Eu naturalmente aceitei, uma vez que não haveria outra hipótese de efetuar tal alteração. No dia 11/03/2025, pelas 13:02, rececionei o meu telemóvel a seguinte mensagem: “Em resposta ao seu pedido 20250719633, vamos à sua morada no dia 12/03/2025 entre as 08:00-12:00. Caso não seja possível, por favor altere a data em https://cliente.meo.pt/agn?t=958539530353035” Uma vez que eu não estaria em casa neste horário, solicitei a alteração para essa tarde, tendo recebido no meu telemóvel a seguinte mensagem “Em resposta ao seu pedido 20250719633, vamos à sua morada no dia 12/03/2025 entre as 13:00-17:00. Caso não seja possível, por favor altere a data em https://cliente.meo.pt/agn?t=958539739424330” No dia 12/03/2025, pelas 11:43, recebi a seguinte mensagem no telemóvel: “Hoje é o dia! Prevemos chegar entre as 14:00 e as 15:00. Avisamos quando estivermos a caminho. Obrigado.” Pelas 13:46 desse dia recebi a seguinte mensagem: “Estamos a caminho. Será o Warlley a tratar do seu pedido. Por favor, esteja atento pois poderemos ter de o contactar. Pode acompanhar o percurso em https://meo.pt/segue?token=6383qwwXKK86486” Nessa tarde, o técnico apareceu em minha casa onde eu estava presente. Referi ao técnico a minha pretensão e o mesmo observou o router e o local para onde eu o queria colocar. Após essa visualização, referiu-me o técnico, que para proceder à alteração pretendida, não poderia eu ter os vários cabos de rede que estão ligados ao router sem os substituir na totalidade, uma vez que os cabos de rede não podem ter emendas. Estes, têm de ligar o router aos diversos aparelhos diretamente. Refiro que quando fui para este apartamento e pelo facto de eu ter apreço por tecnologias e não gostar de ver cabos pelas paredes ou rodapés, coloquei vários tubos por debaixo do soalho para poder passar os cabos que pretendesse ao longo do tempo. No caso presente, tenho um cabo de rede ligado do router a um extensor MEO Smart WiFi que adquiri à MEO para poder ter rede wifi em toda a casa, um outro cabo para a minha Apple TV e um outro para a minha TV numa outra sala. O funcionário referiu-me amavelmente que ao efetuar um serviço, gostava de o fazer tal qual em sua casa e pelo exposto não podia ter os cabos ligados ao router. Após uma conversa entre nós os dois ( eu a explicar a minha pretensão e o funcionário a expor as consequências da alteração do router), foi decidido por mim, que tal alteração não seria efetuado, pelo facto de ter de retirar os diversos cabos de rede e voltar a colocar outros maiores. Após 10/15 minutos da entrada do técnico em minha casa, saiu sem ter feito tal alteração pelos motivos acima expostos, tendo eu perguntado ao técnico, se uma vez que não tinha feito nenhum serviço, eu iria pagar algo. O técnico referiu-me que naturalmente não iria pagar nada, uma vez que não tinha efetuado nenhum serviço. Quando a fatura de março chegou ao meu mail, constatei com espanto nos tinha sido debitado os 50 (cinquenta) euros referentes à assistência técnica acima referida: Nº Serviço 1703413410 - Vila Real Mudança interior 12 março 50,00 Entrei em contacto com o serviço de apoio MEO via telefone referindo o exposto acima, tendo me sido referido que dentro de cinco dias alguém iria entrar em contacto comigo. No dia 24/04 pelas 10:17 referi no meu telemóvel a seguinte mensagem: “Estamos a analisar o seu pedido que registamos com o número 3-866135755406. Prevemos dar uma resposta dentro de 5 dias(s). Obrigado.” Depois de alguma troca de chamadas foi.me dito que o técnico tinha referido que havia efetuado o serviço !!!!!! Solicitei um registo escrito, tendo-me sido enviado um mail no dia 9 de maio pelas 15:23 expondo o seguinte: “Cara Alexandra Santos, No seguimento do seu pedido de mudança interior com número 20250719633, verificamos informação em notas pelo técnico: "Feita alteração do router para sala do cliente. Serviços testados e tudo operacional de acordo com pedido e vontade do cliente." Para mais informações, estamos sempre disponíveis na Área de Cliente em mymeo.pt ou através dos contactos apresentados em meo.pt/linhas-apoio. Cláudio Carvalho Serviço ao Cliente” O mail está endereçado à minha mulher, uma vez que o contrato está em seu nome. Ora tal afirmação do técnico é totalmente falsa, uma vez que o mesmo não efetuou nenhum serviço em minha casa. Tudo o que se passou no interior do meu apartamento, já está exposto acima. Por ter conhecimento pessoal de técnicos e empresas que prestam serviço à MEO, nomeadamente instalação de serviços e outras tarefas nas moradas dos clientes MEO, foi-me transmitido que o funcionário em questão, já não está a trabalhar para a MEO, tendo sido alvo de várias acusações e denúncias de trabalho não efetuado. Foi-me transmitido mesmo por técnicos que prestam serviços à MEO, e que por razões óbvias não vou nomear, que já foram “chamados” várias vezes pela procuradoria do cliente da MEO, para “depor” a reclamações desse funcionário. Foi-me transmitido que estes funcionários ganham à tarefa, e por este facto, declaram na folha de serviço, tarefas não efetuadas para ganharem alguma coisa, uma vez que ganham à tarefa. Muitas vezes, quando fazem um serviço e sobra material, colocam o mesmo em tarefas que não efetuaram. Pelo que me foi transmitido, não existe nenhuma forma da MEO saber a quantidade de material (neste caso fibra, ou outro tipo de cabos) que usam nos trabalhos prestados. Pelo exposto venho solicitar a vossa melhor compreensão ao caso descrito, tendo sempre presente a imagem que a empresa MEO passa para os consumidores, assim como os técnicos que possam prestar serviço à empresa. Ressalvo naturalmente que na sua globalidade, os técnicos não são todos iguais, havendo como em qualquer profissão pessoas que tentam ser “mais expertos” e que não têm na sua vertente profissional, dar o seu melhor prestando um excelente serviço. A presente reclamação, seguirá para além da Procuradoria do cliente da MEO, para o apoio jurídico ao cliente da DECO (As telecomunicações são o setor em que recebemos mais pedidos de apoio jurídico – fonte: https://www.deco.proteste.pt/info/os-nossos-servicos/apoio-juridico), e para o Portal da queixa ( https://portaldaqueixa.com/). Com os melhores cumprimentos José Luís Santos

Mensagens (1)

MEO

Para: J. S.

29/05/2025

Caro Cliente, Vamos analisar a situação que nos apresentou e em breve voltaremos a contactá-lo. MEO www.meo.pt AVISO DE CONFIDENCIALIDADE Esta mensagem e quaisquer ficheiros anexos a ela contêm informação confidencial, propriedade do grupo MEO e/ou das demais sociedades que com ela se encontrem em relação de domínio, Fundação MEO e MEO ACS, destinando-se ao uso exclusivo do destinatário. Se não for o destinatário pretendido, não deve usar, distribuir, imprimir ou copiar este e-mail. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor informe o emissor e elimine-a imediatamente. Obrigado


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.