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Reparação excede prazo de 30 dias

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. R.

Para: Radio Popular Eletrodomésticos, SA

11/12/2020

Venho por este meio expôr a V.as Ex. o seguinte:1. Adquiri um equipamento Lenovo com o nº de série R90Q9ZXT na RP a 18/09/2018 ( Fatura Nr. FE 0A/102892). Apesar de ser sempre tratado com zelo e cuidados adequados, apresentou, desde cedo, vários problemas - teclado com grande parte das teclas sem funcionar e trackpad com comportamento errático e imprevisível. Estes foram reportados na Loja de Leiria- Olhalvas, aquando do seu envio para reparação em garantia, pela 1.ª vez, a 05/08/2019. 2. Aquando do levantamento pelo cliente e subsequente avaliação do equipamento, ainda na loja, foi verificado que um dos problemas se manteve (trackpad com comportamento errático, depois de alguns minutos de se iniciar o trabalho apresenta mudanças de sensibilidade imprevisíveis e um tempo de resposta excessivo). Dada esta circunstância, deixando bem claro, desde logo, o meu descontentamento pela ineficácia e insuficiência da reparação, acedemos a que equipamento fosse pela 2.ª vez reencaminhado para a garantia, pela Radio Popular (05/09/2019), ficando registada, por escrito, a solicitação de rápida e cabal resolução dos problemas que se mantinham. Esta solução, não se revelou adequada, uma vez que o problema se manteve.3. Perante a solução apresentada pelo funcionário da Rádio Popular - enviar, uma vez mais, o equipamento para a garantia, com consequente incremento do período de privação deste, sob circunstâncias de estrita indispensabilidade do equipamento por motivos escolares, optou-se por levantar o computador.4. Desde então, a prestação do equipamento foi-se agravando e acresceu mais uma outra avaria - a ventoinha de refrigeração deixou de funcionar, situação claramente anormal e que provoca sobreaquecimentos e um desempenho muito abaixo do expectável, sendo necessário manter o abaixamento da temperatura através de base externa, com ventoinha. 5. Neste contexto, apresentada a situação na Radio Popular em 01/09/2020, na perspetiva da sua resolução cabal e definitiva. A resposta dada pela Radio Popular, foi no sentido de enviar o PC novamente para avaliação e reparação. 7. Tendo sido informados de que haveria maior probabilidade de rapidez de resolução se o envio da unidade fosse feito diretamente através da marca, foi tomada essa opção, situação prevista no art.º 6º do Decreto lei 67/2003, de 8 de abril, que acautela a conservação dos direitos do consumidor. A recolha da unidade foi feita no domicilio a 16/10/2020.8. Apesar de contactos telefónicos com a assistência da Lenovo e a Costumer Care responsável pela reparação da unidade, no sentido de a reparação ser feita rapidamente, por todo o transtorno que estava a causar em termos escolares, a reparação não ocorreu dentro do prazo de garantia de 30 dias, previsto no art.º 4.º do Dec. Lei 67/2003 de 8 de abril. Apesar de ser referido que não se aceitava a reparação fora de prazo, devendo ser feita a devolução do valor pago, tal não foi tido em consideração. A entrega da unidade, seria feita hoje, 11 de dezembro de 2020, volvidos 59 dias depois da sua recolha, o que se recusa perentoriamente. 9. Na sequência de toda esta desconformidade legal e todos os prejuízos por ela causados, vimos solicitar a resolução do contrato de compra do equipamento Lenovo com o nº de série R90Q9ZXT com a Radio Popular, responsável pela venda e solidariamente responsável pelo não cumprimento do contrato e a devolução do valor pago pelo mesmo [1.189,99 euros], egundo o previsto legalmente. Atenciosamente

Mensagens (2)

Radio Popular Eletrodomésticos, SA

Para: A. R.

28/12/2020

Exmo. SenhorAcusamos a receção da sua reclamação a qual mereceu a nossa melhor atenção.No que diz respeito à reparação aberta diretamente com a marca, somos a informar que não nos é possível obter informação do processo em causa, tendo em conta o Regulamento Geral da Proteção de Dados, pelo que a informação pretendida deverá ser solicitada diretamente à marca.Com os melhores cumprimentos.---Serviço de Apoio ao Cliente+351 22 040 30 40e-mail: lojas@radiopopular.ptwww.radiopopular.ptA 2020-12-11 13:20, escreveu:

A. R.

Para: Radio Popular Eletrodomésticos, SA

02/01/2021

Lamentavelmente a resposta enviada pela Radio Popular nada tem a ver com a reclama&#231&#227o feita, fugindo-lhe completamente. Para este processo n&#227o pedimos informa&#227o alguma e todas as que s&#227o necess&#225rias para comprovar o que ocorreu foram por n&#243s fornecidas e enviadas nos anexos. O que se pretende est&#225 referido no ponto 9 da reclama&#231&#227o – a justa resolu&#231&#227o de um contrato com a Radio Popular respons&#225vel pela venda de um computador Lenovo e solidariamente respons&#225vel pelo seu n&#227o cumprimento e a consequente devolu&#231&#227o do valor pago. As raz&#245es foram devidamente evocadas - o dispositivo, dentro da garantia, foi enviado para repara&#231&#227o diretamente para a marca (op&#231&#227o que legalmente assiste ao consumidor e pela qual n&#227o pode ser lesado), tendo sido largamente excedidos os 30 dias de prazo m&#225ximo de entrega do mesmo ( foi enviado 59 dias depois e, por isso, recusado). Nesta altura, quando se passaram j&#225 mais 80 dias desde que o PC foi enviado para repara&#231&#227o, com consequente priva&#231&#227o do seu uso e transtornos grav&#237ssimos associados, apesar de todas os contactos e dilig&#234ncias efetuadas e envio de comprovativos necess&#225rios ( que novamente se anexam) incompreens&#237vel, lamentavelmente e ilegalmente, a Radio Popular continua sem cumprir a sua parte do que est&#225 estabelecido pelo DL 84/2008 que regula as garantias.


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