back

Reparação de caixa de velocidades automática

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Nissan Iberia

14/01/2019

Exmos. Srs.a viatura em apreço deu entrada na oficina da Caetano Power em Abrunheira-Sintra, de reboque, no passado dia 27.12.2018 com um ruído proveniente da frente da viatura e o facto do automóvel se desligar quando a frio se engrenava a marcha a trás.Foi elaborado o respetivo diagnóstico e consequente orçamento, que se anexa.Segundo informação da equipa da Caetano, a avaria resulta do facto de dois rolamentos baterem um no outro provocando o seu desgaste e naturalmente a dispersão de limalhas pela caixa de velocidades.A origem, a génese ou a causa deste acontecimento não é conhecido ou não foi informado pela equipa da Caetano.Ora, de referir que a viatura foi adquirida no mesmo concessionário em estado novo, por matricular e sujeita a encomenda por inexistência de stock na data de 2011, tendo sido entregue em 16.01.2012 nas perfeitas condições. Desde então teve apenas um condutor.O ritmo de utilização deste veículo é bastante baixo, comprovado pelo odómetro que regista aproximadamente 27.000kms a esta data.Os percursos utilizados são maioritariamente citadinos e de curtas distâncias.As manutenções preventivas programadas foram realizadas no operador Midas, conforme comprova o livro de revisões que acompanha a viatura.Todas as inspeções obrigatórias foram realizadas com a respetiva chancela de aprovado, sem anotações.Aos 26.000kms foram substituídos 2 pneumáticos de forma a equilibrar o desgaste entre eixos.A viatura nunca teve sinistros, conforme facilmente poderemos comprovar através da nossa seguradora.Pelo exposto, gerou bastante preocupação que uma viatura com 7 anos e 27.000kms pudesse ter algo tão grave ao ponto de ser necessária a substituição da caixa de velocidades.O comportamento da viatura tem sido regular e a mesma é objeto de bastante cuidado por parte do seu proprietário, pelo que nos parece incompreensível um dano desta natureza numa viatura que faz a gestão praticamente autónoma da caixa de velocidades.Também por esta razão, isto é, pela gestão da caixa ser praticamente autónoma, o condutor não se sente responsável pelo dano nem por qualquer eventual avaliação de negligência.Naturalmente que os profissionais da Nissan no seu dever de urbanidade e lealdade nunca assumiriam que existisse um defeito de fabrico ou deficiência de material, porém, outros meios há ao dispor para investigar algum histórico sobre a performance destas caixas. Eis um caso levado a juízo internacionalmente:http://www.lemonlawcase.com/problem-vehicles/nissan-cvt-problems/Já é igualmente a posição de alguns especialistas internacionais sobre esta matéria, tendo havido queixas que levaram ao aumento do prazo das garantias e quilometragens abrangidas.https://www.autoguide.com/auto-news/2018/08/common-nissan-juke-problems.htmlpasso a citar: “(...)There are reports of actual mechanical problems. Some Juke CVTs are said to cause a stalling under acceleration issue due to a collapse of an internal bearing. This blocks off critical parts that are supposed to feed fluid to the transmission, causing damage to internal components (…)”http://vmtp-midlands.co.uk/382-2/Em suma, o que se pretende é que a marca Nissan assuma a responsabilidade pelo bem objeto de contrato de compra e venda, mesmo após o términos do período de garantia preconizada pela marca desde logo porque a viatura apenas percorreu 27.000kms.No limite, estamos disponíveis a abrir uma negociação com base numa comparticipação sobre o valor total da reparação.cópia deste e-mail será enviada para a Nissan Ibéria S.A.Cópia deste e-mail direcionada para o Centro de Arbitragem do Setor AutomóvelSerá igualmente remetida uma reclamação para o concessionário Caetano Power – Abrunheira/SintraDuas notas adicionais:Primeiramente uma palavra de apreço para a equipa de pós-venda da Caetano Power que tem sido cordial, célere a responder às solicitações e bastante profissional no tratamento deste assunto.Por último, apenas afirmar que a previsão de reparação indicada pela oficina é na semana de 21 a 25 de Janeiro.Cordiais cumprimentos,Alexandre Freitas

Mensagens (2)

Nissan Iberia

Para: A. C.

14/01/2019

Exmos. Srs.,Informamos que não poderemos dar seguimento a pedidos de informação e/ou reclamação recebidos por portais externos à Nissan que não venham devidamente assinados pelo representante legal (advogado/a ou jurista).Solicitamos que indiquem ao cliente em questão que contacte directamente o Serviço de Apoio ao Cliente Nissan para que possamos dar seguimento indicando os seguintes dados:· Nome completo, morada completa, email, telefone(s) actuais· Matrícula, n. de chassis e quilometragem actual da viatura· Nome e morada do concessionário envolvidoPara qualquer outra questão, por favor não hesite em contactar de novo os nossos serviços.Atenciosamente,CatarinaCustomer ServicesCustomer QualityServiço de Apoio ao Cliente Nissan Ibéria S/A.Horário de Seg/Sexta, das 9:00h as 17:00hTelefone: 800 200 000E-mail: portugal@nissan-services.eu Web: www.nissan.pt YOUNISSAN É um espaço que torna mais fácil e gratificante possuir um veículo Nissan.Se possui um veículo Nissan, certifique-se que está registado.Saiba maisRegiste-se Condições gerais-- Disclaimer ------------------------------------Ce message ainsi que les eventuelles pieces jointes constituent une correspondance privee et confidentielle a l'attention exclusive du destinataire designe ci-dessus. Si vous n'etes pas le destinataire du present message ou une personne susceptible de pouvoir le lui delivrer, il vous est signifie que toute divulgation, distribution ou copie de cette transmission est strictement interdite. Si vous avez recu ce message par erreur, nous vous remercions d'en informer l'expediteur par telephone ou de lui retourner le present message, puis d'effacer immediatement ce message de votre systeme.*** This e-mail and any attachments is a confidential correspondence intended only for use of the individual or entity named above. If you are not the intended recipient or the agent responsible for delivering the message to the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, please notify the sender by phone or by replying this message, and then delete this message from your system.ref:_00Db0Hg9Z._5000N1eF0nV:refDisclaimer ------------------------------------This e-mail and any attachments is a confidential correspondence intended only for use of the individual or entity named above. If you are not the intended recipient or the agent responsible for delivering the message to the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, please notify the sender by phone or by replying this message, and then delete this message from your system.***Ce message ainsi que les eventuelles pieces jointes constituent une correspondance privee et confidentielle a l'attention exclusive du destinataire designe ci-dessus. Si vous n'etes pas le destinataire du present message ou une personne susceptible de pouvoir le lui delivrer, il vous est signifie que toute divulgation, distribution ou copie de cette transmission est strictement interdite. Si vous avez recu ce message par erreur, nous vous remercions d'en informer l'expediteur par telephone ou de lui retourner le present message, puis d'effacer immediatement ce message de votre systeme.***Este correo electrónico, la información que adjunta y los documentos que le acompañan en cualquier formato, se dirige exclusivamente a su destinatario y puede contener información, privilegiada y/o confidencial, protegida por la legislación vigente.Si no es ud.. uno de los destinatarios indicados, le informamos de que la utilización, divulgación, intercepción, alteración, cesión a terceros y/o copia de este mensaje y sus adjuntos sin autorización está prohibida en virtud de las leyes actuales. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos nos lo devuelva y lo elimine de sus sistema, sin divulgar su contenido. ***Este correio electrónico, a informação contida e os documentos que o acompanham em qualquer formato, dirigem-se exclusivamente ao seu destinatário e podem conter informação privilegiada e/ou confidêncial, protegida pela legislação vigente. Se não for um dos destinatários indicados, informamos que a utilização , divulgação, intercepção, alteração, cedência a terceiros e/ou cópia desta mensagem e dos seus anexos sem autorização está proibida em virtude das leis actuais. Se recebeu esta mensagem por erro, pedimos-lhe que nos devolva ou elimine do seu sistema, sem divulgar o seu conteúdo.

A. C.

Para: Nissan Iberia

14/01/2019

Exmos. Srs.acaba de ser enviado um e-mail para o endereço portugal@nissan-services.eu conforme requerido.a propriedade da viatura é de Susana do Céu Gonçalves Antunes de Freitas, sendo representada por mim Alexandre Freitas na qualidade de representante legal (Tlm. 925 600 205 e e-mail: alex_777@sapo.pt)


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.