Exmºs Srs,• A nossa viatura Renault Grand Scenic, matrícula 48-US-20 (Chassis VF1RFA00660337341) deu entrada no concessionário oficial Renaul Chelas, no dia 23/5/2022, com indicação de mandar verificar a injeção e anti-poluição. O diagnóstico da Renault de Chelas foi necessidade de substituir a borboleta de escape e bateria de 12V. Aceitámos o serviço e pagámos 1.062€ no dia 27/05 (data em que levantámos a viatura).• No dia 6/6, a viatura volta a acusar problemas na injeção e anti-poluição e foi novamente rebocada para a Renault Chelas.• No dia 7/6 a Renault Chelas após efetuar diagnóstico informou-nos que as avarias detetadas seriam a câmara de radar dianteira e a bateria de tração. Recebemos o respetivo orçamento no valor de 2.788,63€• No dia 9/6 demos indicação de substituição da câmara de radar. Nesse mesmo dia, questionámos os serviços da Renault sobre a possibilidade de substituir apenas a câmara de radar e não trocar a bateria de tração. Disseram-nos que não era aconselhável fazer só uma parte da reparação.• No dia 22/06 decidimos então avançar com a reparação total.• No dia 29/6 contactámos a Renault Portugal a demonstrar o nosso desagrado pelo conjunto de situações que nos temos deparado com a viatura.• No dia 30/06 a Renault Portugal acusou a receção do email, ficando o Sr. João Costa, como o Gestor responsável pela resolução do processo Nº 4-13765961. Ficou o Gestor de recolher as informações necessárias junto da Renault Chelas e posterior análise à situação reportada.• No dia 01/07 recebemos por parte da Renault Chelas, a informação de que o fabricante deixou de produzir a bateria de tração, pelo que não haveria hipótese de substituir a mesma. A solução passaria por recuperar a bateria existente, nas seguintes condições:•1. O valor da reparação é apenas uma estimativa e o valor final poderá ser mais elevado do que o inicial.2. A bateria de tração poderá ser declarada pelo centro de reparação irreparável.3. Quando a bateria de tração chegar ao centro de reparação será feito um segundo diagnóstico e só nessa altura saberemos o real custo de reparação.4. O custo de transporte da bateria para França, ficará a nosso cargo.No mesmo dia, fizemos uma exposição à Renault Portugal, para nos ajudar a encontrar uma solução/ajuda, uma vez que estamos a falar de um custo mínimo de reparação de 2.458,50€, sem garantia de sucessos e sem tempo de resolução.• No dia 10/7 pedimos feedback por escrito à Renault Portugal, pois fizemos entretanto 12 tentativas de contacto telefónico com o Gestor do processo, sem sucesso, estando sempre o Sr. João Costa indisponível para atender as nossas chamadas. De ressalvar que a linha de atendimento da Renaul Portugal não é gratuita.• No dia 13/07 após nova insistência da nossa parte, recebemos finalmente um email do Gestor do processo informando que a situação ainda estaria em análise e assegurando que continuava a trabalhar numa solução com a maior brevidade brevidade possível.• Seguiram-se inúmeros telefonemas, sem resposta até que no dia 22/07 fomos contactados telefonicamente pelo Gestor do processo, informando que a Renault Portugal não poderá intervir nesta situação, dado que se encontra fora dos parâmetros de análise. Solicitamos que essa informação fosse exposta por email e comprometeu-se o Sr. João Costa a fazê-lo no mesmo dia.• No dia 25/07, não tínhamos recebido qualquer email e voltamos a fazer mais 5 contactos telefónicos com o Gestor, sem que o mesmo atendesse as chamadas.• No dia 26/07, fizemos mais 3 telefonemas e após muita insistência e sem conseguirmos chegar à fala com o Gestor, recebemos finalmente a formalização da resposta por email.Estamos a falar de uma viatura de trabalho, com apenas 4 anos, que devido a sucessivas avarias, nos tem impossibilitado de desenvolver o N/ negócio, face às alargadas paragens que tem sido alvo.Não estamos a falar de garantias, estamos a falar das várias avarias ocorridas, das paragens sucessivas e prolongadas, e, por último, da insegurança relativamente a este modelo no futuro, visto que já estão a descontinuar a produção de alguns componentes.Esta última ocorrência que aqui acabámos de expor, revela uma total desconsideração por parte da Renault Portugal, no suporte aos seus clientes. Esperámos cerca de 1 mês para nos informarem que nada podem fazer e que a única solução passará por uma tentativa de reparação da bateria, sem data prevista, sem garantia de resolução e com um orçamento aberto.Neste momento estamos perante uma situação de uma viatura avariada, que além de não poder exercer a sua atividade, não pode ser comercializada. Estamos a falar de uma viatura sem qualquer garantia de reparação.No meio de avultados prejuízos, temos um atendimento inqualificável por parte da Renault Portugal, que não está disponível para nos ajudar a encontrar uma solução.