back

Reclamação processo de reparação sem nexo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Worten

22/03/2018

Eu, Joana Carapenha, venho por este meio apresentar reclamação por todo o processo de reparação do meu Mackbook air 13 MMGF2PO/A i5, com o número de série C1MSNSNNH3QD, cuja anomalia reportada à worten estava relacionada com o software do computador, problema esse relativo à eliminação acidental do disco de arranque na tentativa de reposição das definições de sistema originais, dado que o computador digitava símbolos não coincidentes com o teclado ocidental (de referir que todas as teclas sempre se encontraram funcionantes, inclusive a tecla de capslock, activa com o led ligado e desativa com o led desligado, inclusive no dia de entrega para reparação (18/02/2018).Anteriormente à data de entrega para reparação, dirigi-me à loja worten resolve no dia 11/02/2018, sem a fatura de garantia, apenas para que fosse efetuado um diagnóstico, momento esse em que fui informada por um dos técnicos após avaliaçao do computador, que a resolução do problema passaria pela formatação do mesmo e que apenas bastaria levar conjuntamente a fatura de compra do equipamento. No dia 18/02/2018 dirijo-me novamente à loja da Worten resolve, na qual questiono se seria possível, através do número de contribuinte registado na fatura do equipamento e data de compra, encontrar o comprovativo de compra no sistema. Após encontrarem o comprovativo, o técnico iniciou o diagnóstico novamente, após lhe explicar a mesma queixa que apresentei no dia 11/02/2018. O técnico executou todos os procedimentos burocráticos para a reparação dentro da garantia e o computador foi deixado por mim em loja.Apenas do dia 15/03/2018, a 3 dias do fim do prazo legal para reparação do equipamento, fui contactada, chamada essa em que fui informada que o meu computador não poderia ser reparado ao abrigo da garantia, uma vez que o teclado se encontrava corroído com humidade e existiam fotografias comprovantes. Surpreendida com tal informação, relato em chamada gravada que a minha queixa foi relativa a software e não a hardware e ainda que o computador sempre apresentou um teclado funcionante, inclusive no dia da entrega para reparação, nunca tendo sido exposto a nenhum tipo de humidade e/ou derrame de algum líquido, solicitando a comunicação desse assunto ao reparador autorizado.Desta forma, fui informada que seria contactada posteriormente, ressaltando que faltavam 3 dias para o fim do prazo legal de reparação.Uma vez que não voltei a ser actualizada acerca da questão, resolvi dirigir-me à loja fisica da worten resolve ( que se situa a 40 km da minha residência)para tentar esclarecer toda a situação, de forma a evitar danos quer para mim quer para a worten, no dia 18/03/2018.Na loja expus toda a situação que teria ocorrido, na qual me foi explicado que a Worten tem limitações na resolução de problemas e, assim sendo, tem a necessidade de enviar equipamentos para reparadores autorizados. Foram ainda mostradas imagens da suposta corrosão de uma pequena zona do teclado, fui informada que teria recusado um orçamento e que caso quisesse efectuar uma reclamação teria que o fazer junto do reparador autorizado. Ora, primeiramente, quem me garante que a imagem do computador com humidade localizada, imagem essa que não contém o número de serie, corresponde ao meu computador? Mais ainda, solicitei o envio das imagens do computador com o número de série e até hoje dia 22/03/2018 ainda não me foram enviadas. Quem me garante igualmente que, caso a imagem corresponda ao meu computador, após enviadas provas, este não tenha sido exposto a humidade na worten resolve ou no transporte para o reparador oficial, sendo que não sou conhecedora do acondicionamento dos equipamentos. Afirmo ainda que o transporte para o reparador oficial não me foi informado, nem foi dada nenhuma autorização para que tal acontecesse, uma vez que sendo que estou a recorrer à worten resolve para me reparar um equipamento, não aceito obrigatoriamente a reparação por parte de outras entidades selecionadas pela worten.Hipoteticamente, se o computador tivesse sido exposto a humidade e/ou derrame de líquidos a corrosão não deveria ser generalizada?Questionei ainda o facto de a formatação do computador ( software) ser ou não dependente de uma tecla do mesmo, questão à qual me foi respondido que não seria dependente. Assim, questiono porque não me foi devolvido o computador devidamente formatado, sendo que não causei tal disrupção.Refiro ainda a incoerência do número de chamadas efetuadas para o número pessoal, sendo que apenas fui contactada pela primeira vez dia 15/03/2018 e posteriormente dia 19/03/2018, contrariamente às informações dadas relativas a supostos contactos entre o dia 5 e 8 de Março, pelo que não teria nenhum interesse em desacelerar o processo de reparação/entrega do equipamento, uma vez que dependo deste para realizar grande parte do meu trabalho ( tive que utilizar um equipamento emprestado por outrém).Após a primeira chamada recebida por mim dia 15/03/2018, a qual atendi e posteriormente voltei a contactar no mesmo dia, voltei a ser contactada dia 19/03/2018, chamada essa que não atendi por me encontrar no meu local de trabalho, mas que retomei passado alguns minutos, com a informação de que estariam à espera da minha resposta relativa ao orçamento, orçamento este que nunca me foi apresentado, nem em chamada gravada nem em loja. Confrontando o operador com o facto de não me ter sido dado ou referida a existência de um orçamento, este, após me deixar vários minutos à espera, informa-me que não existe um orçamento, pois a reparação é tecnicamente inviável ( não existem peças fazer fazer a reparação citando o operador). Portanto, a primeira informação foi que eu recusei um orçamento, a segunda informação foi de que estariam à espera da minha resposta acerca do orçamento e a terceira foi de que não existiria um orçamento, uma vez que a reparação era inviável. Ora, perante toda a incoerência de informações dadas relativamente a todo o processo, questiono a fiabilidade dos vossos serviços ao cliente, evocando a lei 24/96 de 31 de Julho, relativa ao direito à qualidade dos bens e serviços, artigo 4° no qual refere que os bens e serviços destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e ainda o artigo 12° da mesma lei, relativo à prestação de serviços defeituosos na qual refere que o consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos.Pretendo ainda ressaltar que a worten se descarta da comunicação com o reparador por esta selecionado e atribuí essa mesma responsabilidade ao consumidor. Desta forma, questiono-me acerca da utilidade destes serviços e sobre a sua credibilidade.Por todos os motivos acima referidos e ao abrigo do n°1 do artigo 9 do Decreto-Lei n°67/2003 de 8 de Abril, venho proceder ao pedido de devolução do dinheiro que dispendi ao adquirir o equipamento em questão, uma vez que me encontro extremamente insatisfeita com o serviço de reparação prestado pela worten e reparador autorizado por esta selecionado.Espero que este assunto seja tratado com a maior brevidade, de forma a minimizar os meus danos colaterais e a minha perda de bens patrimoniais e não patrimoniais com os telefonemas, informações incoerentes e errôneas e com o trabalho perdido e inconveniência ao longo deste processo.Mais informo que a presente reclamação será enviada em cópia para a DECO, ao cuidado dos serviços de apoio ao consumidor. Para qualquer contacto referente a este assunto, é favor contactar através do número 919459467 juntamente com a mesma informação por email para joanafernandescarapenha@gmail.com. Caso o assunto não se resolva da maneira mais correta, justa e coerente perante todos os argumentos apresentados, ver-me-ei obrigada a resolvê-lo através de outras instâncias. Junto envio o comprovativo fornecido em loja que comprova a compra do equipamento.Peço deferimento,22 de Março de 2018Joana Carapenha

Mensagens (5)

Worten

Para: A. C.

22/03/2018

Olá,bem-vind@ à Worten!Muito obrigado pelo envio do seuemail. Estamos a analisar a situação e contamos ser breves naresposta. Desejamos a continuação de um bom dia.Apoio ao Cliente 808 100 007 segunda feira a domingo das 8h às24h,cliente@worten.ptwww.worten.pt

Worten

Para: A. C.

23/03/2018

Olá Joana, boa tarde.Lamentamos desde já a demora na resposta e pedimos desculpa pelos transtornos causados.No seguimento do processo de reparação 0533/243784 e após parecer técnico da marca, verificou-se que o artigo não se encontra abrangido pela garantia, devido a vestígiosde humidade.Neste sentido e uma vez que a reparação é economicamente inviável, foi-lhe apresentada a proposta comercial de 10% de desconto na aquisição de artigo da mesma gama, válido durante 60 dias (a contar desde do dia 19/03/2018) e não acumulável com outras campanhas em vigor.Sendo que durante análise ao seu equipamento ocorreu uma passagem a orçamento, não será possível ir de encontro ao pretendido, uma vez que a questão que coloca seria apenas plausívelcaso o equipamento continuasse ao abrigo da garantia.Contudo, informamos que a situação continua em análise pelo departamento responsável, pelo que solicitamos que possa aguardar pelos documentos já solicitados ao centro de assistencia técnica.Se necessitar de mais alguma informação, estamos ao seu dispor. Até breve!Sandro SilvaApoio ao Cliente808 100 007segunda feira a domingo das 8h às24h,cliente@worten.ptwww.worten.pt22-03-2018 15:28:46 - : From Date22-03-2018 15:28:46To cliente@worten.pt cliente@worten.ptCcBccSubjectReclamação: Reclamação processo de reparação sem nexo (CPTPT00384147-27) Reclamação: Reclamação processo de reparação sem nexo (CPTPT00384147-27)

A. C.

Para: Worten

23/03/2018

Bom dia,Impressiona-me que a vossa resposta ignore todos os argumentos que apresentei, inclusive quando referem que o processo passou a or&#231amento e eu nunca ouvi a palavra or&#231amento, inclusive podem comprovar isso numa chamada gravada dia 15/03/2018, afirmam que aguardam a minha reposta, de seguida, informam que n&#227o existe um or&#231amento. Ora, como referido na reclama&#231&#227o como &#233 que algo passa a or&#231amento e eu nunca sou informada do facto e miraculosamente, de repente, passa a n&#227o existir um or&#231amento. Ora, a falta de coer&#234ncia e o facto de ignorarem todos os argumentos, argumentos esses com fundo de verdade, como podem comprovar pelas chamadas gravadas, &#233 uma caracter&#237stica que me deixa extremamente insatisfeita com os servi&#231os duvidosos que prestam e n&#227o os recomendo a qualquer consumidor. Descartam-se inclusivamente da responsabilidade de todas as informa&#231&#245es incoerentes e variadas que fornecem ao consumidor, que v&#227o contra leis do consumidor apresentadas na reclama&#231&#227o e que at&#233 ao momento foram completamente ignoradas. Pe&#231o novamente avalia&#231&#227o cuidada e argumentada da reclama&#231&#227o seguindo todos os pontos da reclama&#231&#227o que referi, caso contr&#225rio ver-me-ei necessariamente a recorrer a inst&#226ncias superiores.Pe&#231o deferimentos,23 de Mar&#231o de 2018Joana Carapenha

Worten

Para: A. C.

23/03/2018

Olá,bem-vind@ à Worten!Muito obrigado pelo envio do seuemail. Estamos a analisar a situação e contamos ser breves naresposta. Desejamos a continuação de um bom dia.Apoio ao Cliente 808 100 007 segunda feira a domingo das 8h às24h,cliente@worten.ptwww.worten.pt

Worten

Para: A. C.

23/03/2018

OláJoana, boa tarde!Permita-nos esclarecer que o artigo foi verificado por um técnico credenciado pela marca.Na sequência da verificação feita ao equipamento detectam-se vestígios de humidade, situação esta não abrangida pelas condições de garantia.Desta forma, a reparação só será possível mediante o pagamento do orçamento no valor de 1.245,50Eur já apresentado ao dia 15/03, tendo 15 dias para tomar uma decisão.Permita-nos esclarecer que o prazo para reparação em garantia são de 30 dias mas uma vez que o processo passou de garantia a orçamento, este prazo não é aplicado. Neste sentido, o cliente tem 15 dias para aceitar ou recuar o orçamento, sendo que ao aceitar ou rejeitar, o prazo para concluir a reparação (ou devolver o artigo a loja sem qualquer intervenção, mediante a sua decisão) é de até 30 dias a partir da data em que o orçamento é aceite ou recusado.Mais informamos que encaminhamos em anexo o relatório técnico e fotográfico assim como o orçamento.Se precisar de mais alguma informação, estamos ao seu dispor.Até breve!Jaqueline LopesApoio ao Cliente808 100 007segunda feira a domingo das 8h às24h,cliente@worten.ptwww.worten.pt23-03-2018 11:52:43 - : From Date23-03-2018 11:52:43To cliente@worten.pt cliente@worten.ptCcBccSubjectReclamação: Reclamação processo de reparação sem nexo (CPTPT00384147-27) Reclamação: Reclamação processo de reparação sem nexo (CPTPT00384147-27) Joana Carapenha


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.