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Reclamação por corte sem aviso prévio

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

A. C.

Para: Águas do Interior Norte - ADIN

10/08/2025

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato de fornecimento de água canalizada, na passada quarta-feira (dia 6 de agosto de 2025) fui surpreendida com o corte, sem qualquer aviso, do fornecimento de água canalizada à minha habitação. No dia seguinte (dia 7 de agosto de 2025) entrei em contacto telefónico com a empresa, onde o funcionário que me atendeu, informou-me que o corte se devia a um pagamento em falta referente ao mês de maio. Referi então que, uma vez que o pagamento é automático por débito direto, essa fatura (FT 20250/00274895) realmente não tinha sido paga nesse mês sem que eu me apercebesse, mas que foi paga por débito direto juntamente com o mês de julho, como assinalado na fatura desse mês (FT 20250/00398010), no dia 1 de agosto de 2025. O funcionário informou-me que para que o abastecimento fosse reposto, deveria deslocar-me às instalações de Vila Real, com o comprovativo de pagamento e tinha de pagar o custo da ligação à rede, como se estivesse a celebrar novo contrato. Dia 8 de agosto de 2025 desloquei-me então ao balcão de atendimento, onde me confirmaram que realmente teria que pagar o custo de ligação à rede. Referi então que não recebi nenhum aviso sobre o corte de água e que o mês em atraso foi pago juntamente com o mês de julho, como mencionado na fatura do último mês. Assim sendo aleguei que não era correto cobrarem o valor de ligação à rede, uma vez que o valor em atraso tinha sido saldado na semana anterior e que não recebi nenhum aviso de corte. A funcionária informou-me que foi enviado um aviso de corte por correio, que nunca recebi, e que como esse aviso não foi respeitado por mim a empresa procedeu ao corte, e que teria que pagar o custo de nova ligação à rede. Como é um bem essencial e já me encontrava à dois dias sem água em casa, paguei o custo de ligação, e a funcionária referiu que como era sexta-feira o serviço seria reposto ainda nesse dia, para não ter que ficar sem acesso ao serviço durante o fim-de-semana. Hoje, domingo dia 10 de agosto de 2025, o serviço ainda não foi reposto, estando à quatro dias sem serviço de água canalizada, mesmo tendo todas as faturas pagas. Venho aqui mostrar a minha indignação com este serviço, que envia ao cliente dois métodos de pagamento para uma fatura em atraso (fatura por débito direto no formato habitual, e aviso por carta), mas apenas aceita um deles como válido para a continuidade da prestação do serviço de fornecimento de água, tornando-se confuso para o cliente. Para além disso, a empresa devia garantir que o cliente tem acesso sem sombra de dúvida, ao aviso de corte de água, optando por envio por correio registado com recolha de assinatura, ou então por e-mail (se este já tiver sido confirmado antes), uma vez que a empresa fornece um serviço essencial e que provoca muito transtorno quando o fornecimento é interrompido, principalmente sem qualquer aviso prévio. Posto isto, gostaria de pedir o reembolso do valor do custo de ligação à rede (38,79€), uma vez que o pagamento em atraso foi realizado dentro do método e período de tempo fornecido pela empresa, como assinalado na fatura do mês de julho, e que o aviso por carta que a empresa diz ter enviado nunca foi recebido por mim, tendo o corte sido realizado sem qualquer conhecimento prévio da minha parte. Considero-me ainda no direito a receber a uma compensação de 15€, como previsto no artigo 58, alínea b, no Regulamento n.º 446/2024, de 19 de abril. Além disso, desde já me reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter a compensação pelos prejuízos sofridos. Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos, O cliente Andreia Costa

Mensagens (3)

Águas do Interior Norte - ADIN

Para: A. C.

11/08/2025

Exmos. Senhores Muito obrigada. Agradecemos o contacto. O assunto será encaminhado para os respetivos serviços e contamos em breve efetuar a conveniente resposta. Com os melhores cumprimentos, Angelina Carvalhais Gabinete de Apoio à Administração escreveu (domingo, 10/08/2025 à(s) 12:00): ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

A. C.

Para: Águas do Interior Norte - ADIN

11/08/2025

Boa tarde, queria só esclarecer que a água já foi reposta na sexta-feira, foi por erro meu que ontem ainda não me tinha apercebido disso. Peço desculpa.

Águas do Interior Norte - ADIN

Para: A. C.

12/08/2025

Exmos Senhores Analisando o seu teor, importa referir que o corte de abastecimento de Água efetuado a 06-08-2025, deveu-se à não liquidação dentro do prazo conferido da Fatura Nº 2025/274895 emitida a 02-05-2025 (com data limite de pagamento a 30-05-2025, no valor de 21,12€), tendo a agência bancária remetido a informação de “insuficiência de fundos”. Nessa sequência, foi informaticamente emitida uma carta de aviso de corte em 08-07-2025, com data limite de pagamento a 29-07-2025, depositada na caixa do correio a 14-07-2025 pelas 12h02m (conforme anexo),não tendo a mesma sido regularizada. Após tudo supra exposto, procedemos à suspensão do abastecimento por falta de pagamento, a 06-08-2025 e, não tendo o pagamento sido regularizado, procedemos ao fecho de água, assim como à suspensão do contrato. A 08-08-2025 após a deslocação de V. Exa. ao balcão da nossa loja de Vila Real, com os comprovativos dos pagamentos bancários, emitimos a fatura do valor de restabelecimento de água (conforme consta na nossa tabela em vigor), liquidada no momento e procedemos à abertura de água, no mesmo dia. Endereçamos desde já as nossas desculpas por qualquer mal-entendido que tenha ocorrido, na certeza de que tudo faremos para prestar um serviço de qualidade aos nossos Clientes, incrementando diariamente o nível de exigência em todos os nossos processos e procedimentos internos. Com os melhores cumprimentos, Angelina Carvalhais Gabinete de Apoio à Administração AdIN - Geral geral@adin.pt escreveu (segunda, 11/08/2025 à(s) 11:22): Exmos. Senhores Muito obrigada. Agradecemos o contacto. O assunto será encaminhado para os respetivos serviços e contamos em breve efetuar a conveniente resposta. Com os melhores cumprimentos, Angelina Carvalhais Gabinete de Apoio à Administração


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