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Reclamação Formal e Pedido de Devolução da Caução – Reserva nº OPO-189117471491877

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. F.

Para: KLASS WAGEN PORTUGAL

15/01/2025

FACTOS OCORRIDOS: Data de aluguer: 14/01/2025, 21:30 Data de devolução: 15/01/2025, 06:09 Contrato nº: OPO-189117471491877 Veículo: Fiat 500 (matrícula AQ06AO) Valor da caução retida: 2300€ DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO: Aluguei o veículo acima identificado e, após análise detalhada do contrato, identifiquei cláusulas potencialmente abusivas. Por precaução, decidi devolver o veículo após apenas 8 horas e 39 minutos de utilização mínima. No momento da devolução, a empresa alegou a existência de um "dano" no suporte USB da consola central. Esta alegação apresenta características de prática comercial desleal pelos seguintes motivos: a) Natureza do alegado dano: Componente apenas desencaixado Ausência de dano estrutural ou funcional Facilmente manipulável b) Circunstâncias suspeitas: Identificação após período mínimo de utilização Veículo praticamente sem uso Padrão similar em outras reclamações de consumidores c) Práticas comerciais questionáveis: Cláusulas contratuais potencialmente abusivas Retenção injustificada de caução Ausência de evidências do alegado dano Respostas padronizadas evitando resolução TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO: Contactei a empresa solicitando: Devolução imediata da caução A empresa respondeu com justificativas padronizadas, mantendo a retenção da caução sem apresentar evidências concretas do suposto dano. INDÍCIOS DE PRÁTICA SISTEMÁTICA: Padrão de reclamações similares de outros consumidores Foco em componentes facilmente manipuláveis Procedimentos padronizados de retenção de cauções Timing suspeito das identificações de "danos" PEDIDO DE INTERVENÇÃO: Solicito à DECO: a) Análise jurídica de: Legalidade das cláusulas contratuais Práticas de inspeção e devolução Procedimentos de retenção de caução b) Apoio na: Recuperação da caução retida Denúncia das práticas comerciais desleais Proteção de outros consumidores c) Investigação sobre: Histórico de reclamações similares Padrão de práticas comerciais da empresa Conformidade com a legislação do consumidor RESULTADO PRETENDIDO: Devolução integral da caução Cessação das práticas comerciais desleais Alteração das cláusulas contratuais abusivas Compensação por danos causados

Mensagens (1)

KLASS WAGEN PORTUGAL

Para: P. F.

16/01/2025

Olá, Obrigado por contactar a Klass Wagen. Obrigado por ter tido tempo para escrever esta reclamação detalhada. É uma ótima oportunidade para explicar novamente e oferecer uma visão clara da situação que encontrou. Explicarei exatamente como deve decorrer o processo de levantamento, tendo em conta o facto de ter escolhido a opção de depósito. Na etapa de verificação de danos, o cliente em conjunto com o nosso representante deve verificar se existem danos no carro e anotá-los no tablet. A razão é simples. O nosso objetivo é oferecer-lhe um processo limpo e objetivo e evitar mais discussões sobre quaisquer danos pré-existentes. Além disso, o cliente é incentivado a tirar o máximo de fotografias/vídeos para ter a certeza. Na entrega, o carro é novamente verificado quanto a danos adicionais. O nosso colega seguiu o procedimento e encontrou um dano adicional, e iniciou um caso de dano nesta situação. Agora, o seu caso está a ser analisado e o departamento de danos irá investigar de perto o estado do carro antes de decidir se a sua caução está a ser cobrada ou não. Neste momento, não há certeza se o seu depósito será cobrado ou não. Aconselho-o a aguardar e os meus colegas entrarão em contacto consigo por e-mail. É assim que lidamos com todos os casos de danos. Antes de imputar um dano a um cliente e de o cobrar, certificamo-nos sempre de que se trata de um dano novo. Esforçamo-nos para ter um procedimento muito transparente para a cobrança do depósito, porque valorizamos os clientes satisfeitos. Espero poder deixar as coisas claras para si. Atenciosamente, Bianca Iasmina Mocanu Portugal Team leader Customer Care Departament


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