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Problemas recorrentes Veiculo

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. M.

Para: Renault Portugal SA

16/06/2023

Realizei a compra de um carro em 2019, Twingo GT com a matrícula 25-XQ-26, e desde então, o mesmo tem tido problemas constantes durante todo o período de garantia, grande parte dele também durante o período de manutenção.No dia 16 de Março de 2020, com 5559km, o carro teve os primeiros problemas (luz do motor com problema mecânico em simultâneo), dirigi-me à Renault Chelas para realizar diagnostico e manutenção. No dia 5 de Janeiro de 2021, com 10938km, o carro deixa totalmente de funcionar, é acionado o reboque e volta para a oficina de Chelas, novamente com os mesmos problemas, sendo que as intervenções descrevem praticamente sempre as mesmas peças: “Capteur Oxygen”, que dizem respeito a várias verificações e substituições das sondas de oxigénio, tanto a Montante como a Jusante.No dia 27 de Setembro de 2021, com 15977km, o carro volta novamente a acender as mesmas luzes, dirigi-me à oficina de Loures e os problemas repetiram-se, o carro lá fica até dia 6 de Outubro.No final desse ano, no dia 17 de Novembro de 2021, o carro volta novamente a ter os mesmos problemas, dirigindo-me de novo à oficina de Loures, o carro lá permaneceu durante mais de um mês, sendo me atribuído um carro de substituição durante 37 dias, mais uma vez, sonda de oxigénio com o código “Capteur Oxygen”.De novo, agora no dia 3 de Fevereiro, o veículo volta a acender a mesma luz, dirigi-me à oficina de Chelas para verificar do que se tratava, referindo que os problemas são constantes e sem solução aparente, tratando-se de um veiculo que ainda está a meio da garantia praticamente e tem pouca quilometragem. Mais tarde, a 5 de Fevereiro, dizem-me que o veículo tem um problema diferente, desta vez de cabelagem, que é necessário substituir. Deixam-me levar o meu veículo com problemas, sob responsabilidade da oficina a condição de circulação do veículo (papel assinado pelo chefe de oficina).No dia 23 de Fevereiro, a oficina de Chelas diz-me para levar o veículo à oficina no dia 1 de Março, para substituir a cabelagem, e que o veículo ficaria por lá durante 2 dias.Assim o fiz, pelo que no dia 2 de Março, ao ir buscar o veículo da sua reparação, sendo que o mesmo já estava reparado e pronto, ao sair da oficina, a luz volta a acender-se com o mesmo problema, passado nem 100 metros da “resolução do problema”. Por lá fica o veículo, e, curiosamente, apesar de me dizerem que o problema desta vez não tinha qualquer relação com as outras vezes, ao ir buscar o relatório da reparação, noto que nos dados da intervenção está uma extração e reposição de algo no Turbocompressor (o problema que me disseram que era desta vez), mas, no fim da mesma, está outra vez “Capteur Oxygene” e uma substituição da sonda de oxigénio a montante. Isto mesmo depois de me dizerem que o problema não tinha qualquer relação, e não me fazerem qualquer referência a esta substituição antes de ir buscar o veículo. Gostaria de expor esta situação pois trata-se de um problema crónico que a marca não arranja solução, bem identificado (problema com as sondas de oxigénio, seja a montante ou a jusante), com periocidade (5 mil, 10 mil, 15 mil, 17 mil, 26 mil), já substituíram inúmeras peças, dizendo sempre que a solução está encontrada, mas no fim o veículo lá volta. Trata-se de um veiculo que tem muito pouca quilometragem para o tempo que tem, e ainda está muito dentro do tempo da Garantia ainda mais com os constantes tempos que o veiculo passa na oficina, que estendem obrigatoriamente o período de garantia (termina em Maio/Junho de 2024 a acrescentar os dias de reparação), com a disponibilidade para avançar para o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel e Tribunal Arbitral de modo a arranjar uma solução para o problema, já que os mesmos são passado, presente e arriscam-se a ser futuros, não podendo ter um veiculo que apresenta problemas crónicos bastante específicos, sem aparente solução, e apenas protegido com uma garantia que eventualmente irá acabar.


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