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Problema com reembolso de voo cancelado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. Q.

Para: EASYJET Airline Company Limited

11/05/2020

Boa tarde,O voo EJU 7651 (na data de 26/03/2020) da EasyJet, que estava incluído numa reserva minha, foi cancelado pela companhia. Na sequência do cancelamento, a companhia aérea apenas disponibilizou de forma directa a alternativa de remarcar a viagem para outra data, não expondo nenhuma possibilidade de voucher (que mais tarde veio a ser possível) nem reembolso. Assim sendo, procedi a efectuar uma reclamação através do formulário EU261 no sentido de ser reembolsado pelo valor da minha reserva (de 3 passageiros). O pedido foi efectuado na plataforma da EasyJet no dia 24/03/2020 e hoje recebi a decisão por parte da empresa de que o pedido foi recusado. A empresa justifica o cancelamento devido à lei europeia EU261/2004, no entanto, a lei europeia não prevê o cancelamento de voos na situação em que este ocorreu tanto quanto eu percebo. O voo foi cancelado pela EasyJet, no entanto, à data do voo, não estavam em vigor restrições de viagens entre Portugal e a Alemanha (origem e destino do voo) que obrigassem a companhia a cancelar o voo. Assim sendo, a companhia procedeu ao cancelamento apenas por decisão interna o que me parece significar que ao abrigo da mesma regulação (EU261/2004) deve proceder ao reembolso total do valor da reserva.De momento, as alternativas apresentadas pela empresa para a resolução do problema são inaceitáveis. Compreendo que a situação para a empresa é muito difícil, no entanto as alternativas para o cliente não são viáveis. Existe a possibilidade de remarcar a viagem para uma data até ao final de 2021, que de momento é impossível de fazer dado não se saber como vai evoluir a pandemia e quais as condições de segurança para viajar. Não se pode esperar que o cliente se comprometa com uma data quando o futuro, de momento, é completamente imprevisível. É também oferecida a possibilidade de um voucher para utilização no espaço de um ano, sendo que se não for utilizado ao longo deste período o cliente perde o valor total da reserva. Isto também não é aceitável precisamente pelas mesmas razões que referi acima. Só me parece que seria aceitável a alternativa de uma voucher apenas por um período temporário, e sempre com a possibilidade de reaver um valor da reserva no futuro no caso de o voucher não vir a ser utilizado para a aquisição de novos voos.Assim sendo apresento esta reclamação contra a empresa EasyJet no sentido de obter o reembolso da minha reserva.Aguardo uma resposta assim que possível da vossa parte.Obrigado desde já.Atenciosamente,Filipe M. Quintino


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