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Problema Citroen C5 - Motor 1.2 Puretech

Resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

H. G.

Para: Citroen Portugal

22/12/2024

Exmos. Senhores, O reclamante é proprietário de um veículo da marca Citroen, modelo C5, do ano 2019, equipado com motor 1.2 Puretech, ao qual foi substituída a correia de distribuição e respetivo kit, quando contabilizava cerca de 50.000kms percorridos (muito aquém dos 100.000 kms ou 6 anos definidos pela marca). Como é consabido em termos públicos, o desgaste prematuro da correia de distribuição destes motores dos veículos da marca Stellantis (fabricados entre 2014 a 2022), é um problema crónico de origem. No entanto, a marca rejeita qualquer responsabilidade, bem assim cientes deste facto (que coloca em causa a segurança dos veículos) não se dignaram informar os clientes/proprietários nacionais, tendo inclusive ocultado esta informação propositadamente. Junto da marca foi efetuada a respetiva reclamação e, face à não assunção da responsabilidade, intentada uma ação junto do Tribunal Arbitral do Consumo (CICAP), que se encontra a decorrer. Pelo exposto, por se tratar de um problema que abrange inúmeros lesados, como se constata nas reclamações aqui relatadas, serve o presente para solicitar que por parte da DECO seja intentada uma ação coletiva visando a sociedade Stellantis Portugal S.A. . A título meramente informativo, cada lesado, a título particular, pode intentar uma ação junto do Tribunal Arbitral do Consumo (CICAP - https://cicap.pt/), ação esta que não tem qualquer custo associado. À semelhança do que já acontece em França (links infra), a marca em Portugal deverá ser obrigada a efetuar ações de recall aos veículos equipados com este motor e assumir os respetivos custos com este defeito de fabrico. https://www.caroom.fr/blog/psa-reconnait-un-probleme-de-fiabilite-sur-son-1-2-puretech-7315.html https://www.fiches-auto.fr/articles-auto/rappels-constructeurs/s-2398-rappel-des-12-puretech.php Com os melhores cumprimentos, Hugo Gomes

Mensagens (1)

Citroen Portugal

Para: H. G.

23/12/2024

View this email online Obrigado por entrar em contato connoscoEstimado DECO Proteste. No seguimento da sua reclamação com o número 07155602 a qual mereceu a nossa melhor atenção. Para esclarecer a situação, precisamos que nos indique a localização do Reparador Autorizado que menciona e a matrícula do veículo. Cumprimentos, Centro Contacto Cliente. Atentamente, Centro Contacto Cliente Citroën Número de telefone: 808 203 776 Descarregue a aplicação MyCitroën siga-nos Para mais informações sobre a AUTOMÓVEIS CITROËN e o sobre a forma como são tratados os seus dados pessoais, poderá consultar a Política de e e Tratamento de Dados Pessoais da AUTOMÓVEIS CITROËN. Caso pretenda exercer algum dos direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados e na lei local de privacidade de dados aplicável que o complementa, poderá fazê-lo dirigindo uma comunicação para CITROËN por correio para Serviço de Relações Cliente, Rua Vasco da Gama, 20, 2685 – 244 Portela LRS ou no formulário de Relação ao Cliente através da página da marca. Para efeitos de verificação de identidade, bem como para garantir a confidencialidade dos seus dados pessoais, solicitamos que anexe uma cópia da sua carta de condução. Em caso de dúvida, pode contactar o Serviço de Relações Cliente através do número de telefone 808 203 776. Se não pretende receber mais emails de Citroën Portugal clique aqui. --------------- Mensagem original --------------- De: [] Enviado: 22-12-2024 13:30 Para: citroen_pt-pt@my-customerportal.com Assunto: Problema Citroen C5 - Motor 1.2 Puretech ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ thread::zeS_4uVyAVaCkqO4n2W4xWw::


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