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MERCEDES bloqueia viatura e exige 2.000€ para desbloquear

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. H.

Para: Mercedes - Benz Portugal, S.A.

07/02/2023

Em Outubro de 2020 comprei na Mercentro, uma viatura de serviço MERCEDES E300DE, matrícula 39 ZT 64, de 2020. Sempre fiz a manutenção dessa viatura no concessionário autorizado Mercedes mais próximo, a C. Santos de Alfragide.Ora, em Janeiro de 2023, não tendo a viatura ainda 3 anos e com apenas cerca de 80.000 kms, o display central deixou de funcionar normalmente, passando a arrancar, passar algum radio, mostrar a mensagem de arranque e voltar a desligar-se, num ciclo contínuo de ligar / desligar. Note-se que, sem écran central não tenho controlo de funções tão vitais para a condução como a ventilação e desembaciamento, radio e media, telefones, navegação, etc.Levada a viatura à C. Santos disseram-me que não haveria problema, que se tratava apenas de uma atualização do software Mercedes e que, caso não se resolvesse por si, deveria deixar a viatura lá durante um dia para forçarem o sistema a completar essa atualização. Dado que não se resolveu por si, deixei então lá a viatura durante um dia, após o que recebi uma chamada a pedir para deixar mais um dia - e assim fiz. Ao levantar a viatura foi-me então dito que o sistema não conseguia atualizar e que deveria haver um bloqueio, pelo que já tinham consultado a Mercedes sobre o que fazer nestas situações.Qual não é o meu espanto quando me comunicam que a responsabilidade do sistema Mercedes não atualizar me será imputada, mas que, graciosamente, fazem 45% de desconto.Veja-se que o arranjo com esse desconto fica em mais de 2.000€!!! Esta é uma viatura de uma marca premium, que custou muitas dezenas de milhares de euros e que deixa de funcionar corretamente ao fim de 3 anos, curiosamente pouco após cessar a garantia! Não aceito ser responsabilizado por as atualizações do sistema Mercedes bloquearem. É, claramente, uma avaria induzida pela própria marca, provavelmente de forma involuntária, mas pela qual não aceito ser responsabilizado!Estou há quase 3 semanas nesta situação. Aguardo resolução pronta.

Mensagens (1)

M. H.

Para: Mercedes - Benz Portugal, S.A.

06/03/2023

Decorre hoje um mês sem que haja qualquer resposta à minha reclamação.A viatura continua em falha não resolvida pela C. Santos VP, desde que lhe foi enviada a atualização da Mercedes, o que torna a sua condução muito mais difícil e incómoda.Aparentemente, a política de culpar o cliente pelas falhas do concessionário e/ou marca, procurando vender serviços adicionais logo após o fim da garantia, mantém-se.


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