back

Lotação Comboios

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: Fertagus

18/05/2025

Exmos. Senhores, Venho por esta via fazer uma reclamação do serviço prestado pela Fertagus. Por norma, apanho um dos comboios que circula entre as 7h30-8h30 na estação do Pragal, direção Roma-Areeiro. A situação diária a que as pessoas que circulam nestes comboios se sujeitam não é admissível. É habitual não se conseguir entrar no comboio quando o mesmo chega à estação do Pragal por falta de espaço. Caso se consiga entrar, as pessoas entram em monte para o comboio, o que é bastante perigoso dado que há o risco de alguém cair e se ferir, para além de causar muitas discussões. Após as portas fecharem, as pessoas ficam verdadeiramente como sardinhas em lata, sem espaço para se mexerem e completamente apertadas (o que não me parece de todo cumprir as normas de segurança da lotação máxima dos comboios). Por várias vezes, já testemunhei pessoas que se sentiram mal e com dificuldades em respirar, tendo de pedir para abrirem as portas para saírem ou simplesmente aguentarem até à estação seguinte. O mesmo se repete nos comboios que circulam à hora de ponta da parte da tarde. Não é seguro e admissível que as pessoas tenham de se sujeitar diariamente a estes condições no caminho para o trabalho, principalmente quando estão a pagar por um serviço que não lhes está a dar as condições mínimas de segurança. Não precisamos todos de ter lugares sentados, mas temos o direito a deslocarmo-nos nos transportes públicos em segurança. Peço que reavaliem a forma como os comboios estão a circular e encontrem soluções, seja aumentar o nº de carruagens dos comboios ou aumentar a frequência dos mesmos em hora de ponta. Obrigada, Cumprimentos.

Mensagens (1)

Fertagus

Para: J. M.

21/05/2025

Exmos. Senhores No seguimento da reclamação efetuada pela Sra. Joana Martins, junto da DECO, enviamos a nossa resposta. Exma. Senhora Agradecemos o seu contacto e compreendemos que a introdução dos novos horários na Fertagus possater causado impactoe a necessidade dos Clientes se ajustarem à nova oferta. No dia 15 de dezembro de 2024, a Fertagus alterou os horários da sua operação, aumentando a oferta de frequências para Setúbal, garantindo ligações de 20 em 20 minutos todos os dias do ano, inclusive fins-de-semana. As frequências para Coina mantêm-se aos dias úteis, tendo sido reforçadas aos fins de semana com comboios de 20 em 20 minutos. Esta mudança permite uma melhoria muito significativa nas ligações a Setúbal, que antes tinham comboios de hora a hora e de meia em meia hora, apenas nas horas de ponta de dia útil e ainda a melhoria da oferta de Coina aos fins de semana e feriados. São assim disponibilizados mais lugares entre as duas margens do Tejo, com o aumento da oferta de frequências para Setúbal e Coina nos dois sentidos. A oferta implementada foi ajustada à procura existente nos diversos períodos horários, sendo realizada uma afetação de unidades duplas aos horários com maior procura, considerando todas as 17 unidades de material circulante disponíveis para a operação. É de registar que a Fertagus continua a ter crescimentos significativos de procura, acima dos 10% e no troço Coina/Setúbal perto dos 30%. A Fertagus tem acompanhado atentamente a implementação do novo horário comercial etemos estadovigilantes à evolução da procura, com vista a continuar a servir os nossos clientes da melhor forma possível. Nesse sentido, foram efetuadas validações de contagens de passageiros no dia 15 de janeiro e foram efetuadas as alterações na afetação dos comboios duplos e simples no período de ponta da manhã, no sentido de garantir uma melhor adequação à procura. Esta nova oferta entrou em vigor no dia 21 de janeiro de 2025. Desde a implementação dos ajustes de oferta no dia 21 de janeiro retomou-se a normalidade da execução do serviço. Desde que não se verifiquem ocorrências anómalas, que prejudiquem a normal execução dos horários,está a realizar-se o serviço dentro do previsto, tendo em consideração que se trata de um serviço suburbano, com uma forte concentração dos clientes na hora de ponta da manhã e tarde, nas quais em 2 horas se transportam cerca de 50% dos clientes transportados num dia.A Fertagus está ainda a disponibilizar informações sobre os níveis de ocupação nos horários de maior procura, por forma a permitir uma melhor adaptação dos passageiros aos horários com maior capacidade de transporte. Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para mitigar ocorrências que possam criar perturbações na realização dos horários previstos e a Fertagus está a trabalhar com o Governo em medidas que possam aumentar a qualidade do serviço. Por fim, recordar que desde 2019,com a introdução do PART, a Fertagus integra o passe navegante, válido para todos os Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, o que originou um aumento significativo de procura do seu serviço. Sendo o Passe Navegante válido para qualquer transporte, os clientes poderão optar por aquele que melhor responda às suas necessidades em termos de horário, rapidez, fiabilidade, segurança e comodidade. Lamentamososincómodoscausados. Continuaremos empenhados em encontrar sempre as melhores soluções para os nossos clientes, dentro das limitações existentes. Fertagus Fertagus (pt) Viajar Comunicados e Campanhas Nova oferta de comboios duplos e simples 20 de janeiro 25 Com os melhores cumprimentos,


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.