Exmos. Senhores
No seguimento da reclamação efetuada pela Sra. Joana Martins, junto da DECO, enviamos a nossa resposta.
Exma. Senhora
Agradecemos o seu contacto e compreendemos que a introdução dos novos horários na Fertagus possater causado impactoe a necessidade dos Clientes se ajustarem à nova oferta.
No dia 15 de dezembro de 2024, a Fertagus alterou os horários da sua operação, aumentando a oferta de frequências para Setúbal, garantindo ligações de 20 em 20 minutos todos os dias do ano, inclusive fins-de-semana. As frequências para Coina mantêm-se aos dias úteis, tendo sido reforçadas aos fins de semana com comboios de 20 em 20 minutos. Esta mudança permite uma melhoria muito significativa nas ligações a Setúbal, que antes tinham comboios de hora a hora e de meia em meia hora, apenas nas horas de ponta de dia útil e ainda a melhoria da oferta de Coina aos fins de semana e feriados. São assim disponibilizados mais lugares entre as duas margens do Tejo, com o aumento da oferta de frequências para Setúbal e Coina nos dois sentidos.
A oferta implementada foi ajustada à procura existente nos diversos períodos horários, sendo realizada uma afetação de unidades duplas aos horários com maior procura, considerando todas as 17 unidades de material circulante disponíveis para a operação. É de registar que a Fertagus continua a ter crescimentos significativos de procura, acima dos 10% e no troço Coina/Setúbal perto dos 30%.
A Fertagus tem acompanhado atentamente a implementação do novo horário comercial etemos estadovigilantes à evolução da procura, com vista a continuar a servir os nossos clientes da melhor forma possível. Nesse sentido, foram efetuadas validações de contagens de passageiros no dia 15 de janeiro e foram efetuadas as alterações na afetação dos comboios duplos e simples no período de ponta da manhã, no sentido de garantir uma melhor adequação à procura. Esta nova oferta entrou em vigor no dia 21 de janeiro de 2025.
Desde a implementação dos ajustes de oferta no dia 21 de janeiro retomou-se a normalidade da execução do serviço.
Desde que não se verifiquem ocorrências anómalas, que prejudiquem a normal execução dos horários,está a realizar-se o serviço dentro do previsto, tendo em consideração que se trata de um serviço suburbano, com uma forte concentração dos clientes na hora de ponta da manhã e tarde, nas quais em 2 horas se transportam cerca de 50% dos clientes transportados num dia.A Fertagus está ainda a disponibilizar informações sobre os níveis de ocupação nos horários de maior procura, por forma a permitir uma melhor adaptação dos passageiros aos horários com maior capacidade de transporte.
Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para mitigar ocorrências que possam criar perturbações na realização dos horários previstos e a Fertagus está a trabalhar com o Governo em medidas que possam aumentar a qualidade do serviço.
Por fim, recordar que desde 2019,com a introdução do PART, a Fertagus integra o passe navegante, válido para todos os Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, o que originou um aumento significativo de procura do seu serviço. Sendo o Passe Navegante válido para qualquer transporte, os clientes poderão optar por aquele que melhor responda às suas necessidades em termos de horário, rapidez, fiabilidade, segurança e comodidade.
Lamentamososincómodoscausados.
Continuaremos empenhados em encontrar sempre as melhores soluções para os nossos clientes, dentro das limitações existentes.
Fertagus Fertagus (pt) Viajar Comunicados e Campanhas Nova oferta de comboios duplos e simples 20 de janeiro 25
Com os melhores cumprimentos,