Reclamações recentes

J. M.
18/05/2025

Lotação Comboios

Exmos. Senhores, Venho por esta via fazer uma reclamação do serviço prestado pela Fertagus. Por norma, apanho um dos comboios que circula entre as 7h30-8h30 na estação do Pragal, direção Roma-Areeiro. A situação diária a que as pessoas que circulam nestes comboios se sujeitam não é admissível. É habitual não se conseguir entrar no comboio quando o mesmo chega à estação do Pragal por falta de espaço. Caso se consiga entrar, as pessoas entram em monte para o comboio, o que é bastante perigoso dado que há o risco de alguém cair e se ferir, para além de causar muitas discussões. Após as portas fecharem, as pessoas ficam verdadeiramente como sardinhas em lata, sem espaço para se mexerem e completamente apertadas (o que não me parece de todo cumprir as normas de segurança da lotação máxima dos comboios). Por várias vezes, já testemunhei pessoas que se sentiram mal e com dificuldades em respirar, tendo de pedir para abrirem as portas para saírem ou simplesmente aguentarem até à estação seguinte. O mesmo se repete nos comboios que circulam à hora de ponta da parte da tarde. Não é seguro e admissível que as pessoas tenham de se sujeitar diariamente a estes condições no caminho para o trabalho, principalmente quando estão a pagar por um serviço que não lhes está a dar as condições mínimas de segurança. Não precisamos todos de ter lugares sentados, mas temos o direito a deslocarmo-nos nos transportes públicos em segurança. Peço que reavaliem a forma como os comboios estão a circular e encontrem soluções, seja aumentar o nº de carruagens dos comboios ou aumentar a frequência dos mesmos em hora de ponta. Obrigada, Cumprimentos.

Encerrada
R. G.
23/07/2024

Coima injusta

Exmos. Senhores, Venho por este meio contestar a coima que me foi aplicada no dia 22/07/2024 tendo por Nº 38830, aplicada pelo funcionário Nº172265 tendo como contraordenação a não validação do título corretamente. Primeiramente quero referir que o meu título se encontrava devidamente carregado e válido de acordo com a lei, sendo ele um título de modalidade sub- 23 gratuito para jovens estudantes como é o meu caso. Ao fazer transbordo de um comboio para o outro em plataformas junto uma à outra esqueci-me de picar o passe devido à urgência com que estava para apanhar o transporte. Foi a primeira vez que incorri nesta dita “ infração”, volto a realçar que o meu passe se encontra devidamente carregado, sendo ele ainda por cima gratuito . Andei apenas entre três estações que estão abrangidas pelo meu passe. Na hipótese de o passe por algum motivo não ter sido validado na entrada do transporte, até por problema da máquina ou descuide do passageiro, não é dada a possibilidade de ir corrigir a situação? Especialmente quando se trata de uma primeira vez? A meu ver esta coima não se justifica visto que o meu passe se encontra dentro da lei e foi a primeira vez que ocorri nesta infração. Quando cheguei à estação de coina consegui validar o passe corretamente nas cancelas. Agradeço uma resposta a esta minha reclamação, espero que alguém responsável na Fertagus o possa fazer, vou aguardar Cumprimentos, Raquel Grazina

Resolvida
E. S.
10/03/2023

Multa por não validação de bilhete

Fui fazer uma viagem para Setúbal, comprei o bilhete de ida e volta, tudo certinho, tenho o comprovante de compra, e na viagem de volta, eu estava a chegar na estação não tive tempo de validar o cartão, pois já estava a sair o comboio, um fiscal me pediu o passe eu apresentei, lhe mostrei o passe que tinha comprado, e o comprovante, expliquei a situação que não consegui validar o passe, mas mesmo assim me multou com 60 euros, eu não achei justo pois eu tinha o passe na hora do ocorrido. Me ameaçaram a ir a tribunal. Eu enviei um e-mail para tentar resolver meu problema, mas me ameaçaram a ir a tribunal, ou até mesmo bloquear minhas contas bancárias. Eu não tenho problema nenhum em ir a tribunal.

Resolvida
M. D.
08/09/2020

Ilegalidade

Venho apresentar uma queixa de que a vossa empresa está cometer uma ilegalidade, segundo o Banco de Portugal. Fui com o meu marido carregar o passe navegante família na estação de Foros de Amora e foi recusado pagamento em numerário. Segundo o Banco de Portugal é ilegal. Tivemos que gastar dinheiro em bilhetes para ir carregar em Lisboa. Esta situação é inadmissível quando eu moro na Amora e deslocamo-nos a Lisboa para resolver o problema.

Encerrada
R. V.
13/11/2019

perda de qualidade de serviço

Sou cliente Fertagus e há mais de 16 anos, que utilizo este transporte entre a estação do Pragal e Lisboa, com o passar dos anos sinto que tenho vindo por inúmeras situações distintas, a perder qualidade no serviço, sem que isso alguma vez se tenha refletido no valor que se paga, tais como as que passo a descrever por ordem de acontecimento 1. inicialmente, há 16 anos atrás, nas horas de ponta a frequência dos comboios era de 7 em 7 minutos, algo que foi alterado com a extensão da linha até Setúbal e que passou a ser de 10 em 10 minutos e nunca mais foi reposto (e que tanta falta faria sobretudo agora que com a diminuição dos preços dos passes e consequente aumento de numero de passageiros, era algo que é mais do que justificado), as únicas razões que justificam tal acontecimento será talvez a falta de investimento em material circulante, que aliás foi já noticia por diversas ocasiões e a falta de preocupação com os utilizadores/clientes e com a qualidade do serviço prestado. 2. A segunda perda de qualidade prende-se com a inutilização de uma das 2 portas do projeto inicial, de acesso ao silo de estacionamento do pragal, passando a existir apenas uma porta de entrada, com os constrangimentos que só por si se adivinhavam e que já têm acontecido. Esta medida obriga a quem se dirige vindo de Almada a percorrer uma distância extra de cerca de 1,1km, e que ainda por cima obriga, quem faz esse trajeto a passar à porta da estação contribuindo para dificultar o transito e provocar situações de stress relacionados com a paragem à porta da estação para largadas e recolhas de passageiros que como sabemos neste país se faz tudo menos ordeiramente e com a falta de civismo, característica. Sendo que esta alteração foi decidida e executada sem qualquer consulta e sem qualquer explicação aos utilizadores/clientes, toda a forma como isso se processou só se justifica, pelas razões obvias, o suspeito do costume, a redução de custos, ao fechar a porta do silo que funcionava de forma autónoma, mas com um longo registo de dificuldades quase diárias dos ditos equipamentos autónomos pôde ser dispensado o funcionário que existia no silo e que tantas vezes tinha de se dirigir as portas com problemas. O curioso é que isso nunca se refletiu nos preços praticados pelo estacionamento no silo, antes pelo contrario, que no caso do Pragal custa quase tanto como o passe para o comboio, sendo que estamos a falar de negócios com custos de investimento e de manutenção bastante diferentes, chega a surgir a duvida sobre qual será o principal negócio da Fertagus. 3. O encerramento das bilheteiras, a partir das 18h00, que é precisamente, quando a grande maioria dos utilizadores/clientes estão de volta e não se encontram condicionados pela falta de tempo que os horários laborais impõem, mais uma vez aparece o suspeito do costume redução de custos como única explicação, e cada vez é mais claro para o utilizador/cliente que só pode ser esse o único foco de quem está por de trás destas decisões. 4. Agora a gota de água, e a principal razão para o descontentamento atual e motivação adicional para escrever esta reclamação. O estado atual do serviço sobretudo nas horas de ponta desde que se verificou a redução dos preços dos passes sociais, e os consequentes aumento de numero de passageiros que faz as composições andarem sobrelotados situação ainda mais agravada quando como ontem (dia 12/11/2019) ao final da tarde se junta a tudo isto atrasos nos comboios que estão a tornar-se cada vez mais comuns. Mais ainda, acho insultuoso a solução já apresentada para as atuais dificuldades relacionadas com o aumento do n.º de passageiros e não quero acreditar que vá para frente a desinstalação da maioria dos bancos das composições, mais uma vez claramente se percebe, que a qualidade do serviço prestado aos utilizadores/clientes, é de facto a última das preocupações da Fertagus.

Resolvida

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