Exmos. Senhores,
Durante o ano de 2023 adquiri primeiro um computador que veio acompanhado da oferta de um aspirador, no qual a vossa vendedora me informou que teria um custo de 32 euros devido a um seguro, que vistas as coisas hoje vi que cai na numa venda altamente duvidosa, visto que ao abrigo da lei Europeia o produto por vós vendido tinha de obrigatoriamente estar coberto pela garantia de...36 meses, ( erro meu na altura nem ter dito ou visto que havia aqui algo que não batia certo mas os vossos profissionais bem treinados para mostrar que e só facilidades dão a volta ), com não estava contente com o primeiro erro que cometi, em Outubro de 2023 voltei a comprar-vos um telemóvel , desta vez acompanhada de uma máquina de sumos ( que sinceramente nunca utilizei e podem ficar com ela para abater na dívida pois está rigorosamente nova), e novamente cai na esparrela do dito seguro a 36 meses, ( os vossos profissionais são mesmo bons a vender), ora vai daí o valor como obvio aumentou de 32:para 42 euros e 99 cêntimos salvo erro. Em Janeiro de 2025 recebo uma ordem de cobrança de 62 euros e qualquer coisa, Ao que entrei em contato com a vossa empresa e fui atendido por uma Sra que não aparentava ter o mesmo tipo de simpatia dos vendedores e parecer estar mais no modo de "lá vem mais um reclamar".
O motivo pelo que liguei até foi para questionar do porquê de pagar 20 euros a mais, a explicação foi "despesas de contrato" ora o último contrato que ; infelizmente; celebrei com vocês foi em Outubro de 2023, mas pelos vistos o contrato e cobrado todos os anos, não estando contente cai no erro de perguntar quando e que estava previsto acabar os pagamentos destes dois artigos que devem ter ouro e pedras preciosas nos componentes, incrédulo ouvi a vossa funcionária dizer até Agosto de 2030..... Até pedi para repetir pois não estava a acreditar no que ouvi. Mandei-vos email a explicar a situação e devolveram -me o tal plano de pagamentos até Agosto de 2030.
Pedi a gravação das chamadas onde os vossos vendedores afirmaram que eram 36 meses, mas o que me informaram e que já tinha passado o prazo para guardarem as chamadas, penso que as empresas têm de guardar para efeitos de finanças tudo durante 5 anos, pena que neste caso não tenham de guardar também.
No vosso último email até põem um último parágrafo que considerei uma ameaça sobre o incumprimento de pagamentos, coisa que até a data não se podem queixar da minha pessoa, mas a ameaça de péssimo mau gosto ESTA no email que guardo.
Ao fazer pesquisa na internet vi reclamações parecidas com as minhas, e que a vossa empresa foi condenada por publicidade enganosa em vendas que decorreram entre 2021 e precisamente o ano em que vos adquiri os produtos acima descritos.
A questão agora é, como posso cancelar o seguro destes dois produtos ficando apenas ao abrigo da lei de garantia de produtos vendidos na União Europeia, e assim dar como findo o pagamento do computador em Abril de 2026 e do telemóvel em Outubro de 2026.
Aguardo a vossa resposta para ser apreciado pela Deco PROTESTE também.
Atentamente
Alexandre Quintans
Cumprimentos.