No passado dia 29 de setembro de 2023 fui a uma marcação previamente agendada na Segurança Social de Alenquer para solicitar apoio no preenchimento e entrega dos documentos necessários para efetuar o pedido do subsídio pré-Natal, uma vez que me encontro grávida. Esse pedido ficou registado e foi devolvido um comprovativo de entrega, carimbado pelos próprios serviços da referida entidade.Por duas vezes, recebo cartas a informar que estão em falta documentos e/ou campos destes documentos quando, ao consultar a Segurança Social Direta, consto a cópia digitalizada com a minha própria caligrafia e carimbada pelo Seg. Social de Alenquer. Contatei a linha da Seg. Social de Alenquer e ainda questionaram a minha veracidade, dizendo que no sistema consta eu não ter entregue os ditos documentos (modelo RP 5045 e certificado médico de gravidez). Aconselharam-me a fazer pedido de contato a expor a minha situação - formulário de contato que não funciona nem aparece disponível no site da Seg. Social - e/ou contatar a sede distrital de Lisboa via e-mail, expondo a situação. Efetuei o dito contato por e-mail a 12 de outubro que, até hoje, não tive qualquer resposta. Estas situações exigem de nós utilizadores uma resposta de contestação de 10 dias úteis, algo que não existe retorno depois da parte da Seg. Social. Entretanto voltei a contatar a 24 de outubro, após receção de nova carta, a pedir novamente os ditos dados e documentos que haviam sido entregues. Contatei novamente a linha da Seg. Social e foi-me aconselhado a efetuar as seguintes opções: formulário de contato (que continua sem funcionar), contato via e-mail a distrital (que já o havia feito a 12 de outubro mas sem qualquer resposta ou feedbck) ou efetuar nova marcação presencial. Efetuei marcação presencial para a Seg. Social de Torres Vedras, que seria a única marcação que estaria dentro dos 10 dias úteis que nos são pedidos para dar resposta à carta recebida.Assim, com marcação para dia 26 de outubro de 2023, pelas 10h45, desloquei-me grávida de 32 semanas de Alenquer para Torres Vedras, paguei parquímetro para depois me informarem que, de facto, os documentos estão entregues, o pedido encontra-se pendente (informação que eu continuo a ter essa informação na Segurança Social Direta) e que aconselhavam a ignorar a carta e aguardar pela atualização do estado na Segurança Social Direta.É de facto lamentável toda esta situação, desde o atendimento telefónico da Segurança Social Direta em que, de 4 colaboradoras, apenas 2 foram profissionais e assertivas, embora sem resolverem a minha questão segundo, enviarem cartas a informar da falta de determinados documentos e falta de preenchimento de certos campos desses mesmos documentos quando se encontram preenchidos e visíveis na plataforma solicitarem uma resposta num curto período de tempo, de diversas formas e opções e apenas uma delas efetivamente funcionar e/ou ter retorno (marcação presencial) ter despesas de deslocação, tempo, numa situação em que me encontro mais limitada para me informarem para ignorar uma carta e aguardar pelo parecer no canal que já havia utilizado anteriormente, pois supostamente o resultado costuma ser rápido (entretanto, já se passou quase um mês da entrega da documentação e dos requisitos necessários).Infelizmente, se fosse para pagar alguma dívida ou retirar algum dinheiro, já tinha sido feito e até cobrado da parte desta entidade. Como é algo a que nos propomos para ter algum apoio são demasiadas burocracias e erros. Não admira que a natalidade em Portugal seja reduzida. Ajudar os contribuintes e beneficiários que efetivamente contribuem para a economia e demografia do país não acontece. Pagar taxas, impostos, aumentos para tudo... Isso sim já precisam de nós! É de facto uma vergonha...(Por motivos de partilha de dados pessoais, não irei adicionar a cópia dos documentos, contudo, encontram-se obviamente em minha posse e carregados na Segurança Social Direta).