Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que estou há vários anos a tentar mudar de seguradora no que diz respeito ao seguro de vida e ao seguro multirriscos associados ao meu crédito bancário. Pretendo reduzir custos e ter seguros diferentes daqueles que foram propostos pelo Banco BPI. Contudo, não tenho tido qualquer acesso a informação acerca das condições do meu empréstimo e fui impedido de mudar de seguradora porque me foi indicado que isso iria agravar o spread que pago sobre o meu crédito à habitação. Tenho um crédito à habitação com o BPI desde 2008 e 2 seguros associados: seguro de vida e multirriscos. Em virtude da legislação em vigor, designadamente o Decreto Lei 222/2009, tenho direito a mudar de seguradora e também tenho direito a ser informado.Tentei várias vezes, desde 2017, mudar os meus seguros multirrisco e seguro de vida, para uma seguradora que não aquela que foi proposta pelo BPI. Fui informado que isso iria agravar o meu spread. Pedi então para ter acesso ao contrato de crédito à habitação, que não encontro nos meus arquivos. Contudo, os representantes do Banco BPI nunca me fizeram chegar esse documento apesar de numerosas insistências. Face a esta recusa em informar-me, não resta outra opção senão esta reclamação. Considero que, enquanto cliente bancário, tenho direito a informação. Concretamente, tenho direito a verificar o teor do contrato de empréstimo à habitação. Além disso, também tenho direito a procurar outra seguradora que possa cobrir o risco de interromper o pagamento em caso de morte ou invalidez, em condições semelhantes. O Banco BPI exigiu, na altura, que tivesse um seguro de vida e um seguro multirriscos, que garantisse o pagamento das importâncias devidas em caso de morte, invalidez ou ainda danos no edifício. Seria justo que o Banco BPI deixasse procurar outro seguro mais vantajoso e não agravasse o meu spread por tentar reduzir os custos com uma cobertura equivalente. Atualmente, no mercado, há seguros que dão a mesma cobertura por um preço muito inferior ao que é praticado pelo Banco BPI. Face a esta situação, apelo ao Banco BPI para que (i) envie, o quanto antes, uma cópia eletrónica do contrato de crédito à habitação que celebrei (ii) autorize a transferência dos meus seguros multirriscos e vida, sem penalizar sob a forma de um aumento do spread. Ao deixar esta situação arrastar-se desde 2017 e ao ignorar os meus pedidos, o Banco BPI causou-me um dano financeiro. Todos os meses pago uma prestação destes seguros bem superior ao que poderia aceder no mercado. Entendo que já fiz tudo o que estava ao meu alcance para resolver a situação, fiz vários pedidos por escrito e desloquei-me à agência sem conseguir obter informação nem desbloquear a situação. Fico a aguardar uma resposta bem como o envio da documentação relevante. Melhores cumprimentos Hugo Domingos