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Impossibilidade de mudar de seguradora para os seguros associados ao meu crédito à habitação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Banco BPI

27/11/2020

Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que estou há vários anos a tentar mudar de seguradora no que diz respeito ao seguro de vida e ao seguro multirriscos associados ao meu crédito bancário. Pretendo reduzir custos e ter seguros diferentes daqueles que foram propostos pelo Banco BPI. Contudo, não tenho tido qualquer acesso a informação acerca das condições do meu empréstimo e fui impedido de mudar de seguradora porque me foi indicado que isso iria agravar o spread que pago sobre o meu crédito à habitação. Tenho um crédito à habitação com o BPI desde 2008 e 2 seguros associados: seguro de vida e multirriscos. Em virtude da legislação em vigor, designadamente o Decreto Lei 222/2009, tenho direito a mudar de seguradora e também tenho direito a ser informado.Tentei várias vezes, desde 2017, mudar os meus seguros multirrisco e seguro de vida, para uma seguradora que não aquela que foi proposta pelo BPI. Fui informado que isso iria agravar o meu spread. Pedi então para ter acesso ao contrato de crédito à habitação, que não encontro nos meus arquivos. Contudo, os representantes do Banco BPI nunca me fizeram chegar esse documento apesar de numerosas insistências. Face a esta recusa em informar-me, não resta outra opção senão esta reclamação. Considero que, enquanto cliente bancário, tenho direito a informação. Concretamente, tenho direito a verificar o teor do contrato de empréstimo à habitação. Além disso, também tenho direito a procurar outra seguradora que possa cobrir o risco de interromper o pagamento em caso de morte ou invalidez, em condições semelhantes. O Banco BPI exigiu, na altura, que tivesse um seguro de vida e um seguro multirriscos, que garantisse o pagamento das importâncias devidas em caso de morte, invalidez ou ainda danos no edifício. Seria justo que o Banco BPI deixasse procurar outro seguro mais vantajoso e não agravasse o meu spread por tentar reduzir os custos com uma cobertura equivalente. Atualmente, no mercado, há seguros que dão a mesma cobertura por um preço muito inferior ao que é praticado pelo Banco BPI. Face a esta situação, apelo ao Banco BPI para que (i) envie, o quanto antes, uma cópia eletrónica do contrato de crédito à habitação que celebrei (ii) autorize a transferência dos meus seguros multirriscos e vida, sem penalizar sob a forma de um aumento do spread. Ao deixar esta situação arrastar-se desde 2017 e ao ignorar os meus pedidos, o Banco BPI causou-me um dano financeiro. Todos os meses pago uma prestação destes seguros bem superior ao que poderia aceder no mercado. Entendo que já fiz tudo o que estava ao meu alcance para resolver a situação, fiz vários pedidos por escrito e desloquei-me à agência sem conseguir obter informação nem desbloquear a situação. Fico a aguardar uma resposta bem como o envio da documentação relevante. Melhores cumprimentos Hugo Domingos

Mensagens (2)

Banco BPI

Para: A. C.

27/11/2020

Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI.Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referência indicada no assunto.Com os melhores cumprimentos,Banco BPI-----» Processo: [BPI-D-83863618] ---------------» Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamação: Impossibilidade de mudar de seguradora para os seguros associados ao meu crédito à habitaç??o - (CPTPT01113816-62)Data Real: 27-11-2020 22:54:26----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-83863618] -----

Banco BPI

Para: A. C.

03/12/2020

Exmos. Senhores,Agradecemos desde já o seu contacto e apresentamos as nossas desculpas por só agora nos ter sido possível responder ao seu e-mail.Em resposta ao mesmo, informamos que de forma a podermos dar seguimento à situação exposta, será necessária a identificação inequívoca da reclamante (nome completo, BI, nº conta, ou outro).Mais informamos que, quando tiverem na posse desses dados, tratando-se de uma reclamação, a mesma tem que ser enviada para o endereço de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt.Certos da sua compreensão, subscrevemo-nos,Com os melhores cumprimentos,Nuno Ramos AlmeidaDSNP-SERVICO A CLIENTES-RESPOSTA A EMAILS-----» Processo: [BPI-D-83863618] ---------------» Mensagem 2 ----------Assunto: RE: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamação: Impossibilidade de mudar de seguradora para os seguros associados ao meu crédito à habitaç??o - (CPTPT01113816-62) [BPI-D-83863618]----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-83863618] -----------------------------------------Esta mensagem e quaisquer anexos são confidenciais, podendo conter informação sujeita a sigilo profissional ou qualquer outro dever de confidencialidade ou de segredo. Caso não seja o destinatário deste e-mail, não deverá usar, copiar ou revelar o seu conteúdo, solicitando-se que contacte o emissor com a brevidade possível e apague esta mensagem. Obrigado pela colaboração.------------------------------------


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