back

FRAUDE- Pago mas não Entregue

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

E. A.

Para: Mercedes - Benz Portugal, S.A.

11/07/2024

Exmos. Senhores, Na Mercedes Benz Retail, Abrunheira, pedi proposta de aquisição de um GLC300de 4matic, em 17/08/2021, com vários extras nomeadamente o "Pack Parking com Camara 360º". Na aquisição da viatura em 17/08/2021, na fatura estava incluído o respetivo pacote, tendo pago a totalidade da fatura. O problema apareceu depois. A Camara 380º funcionava (funciona) mas o assistência no estacionamento (Parking), NÃO. E desde aí que tenho percorrido este concessionário e outros para resolver o defeito (nunca ter funcionado) ou minimizar os custos por não poder usufruir de equipamento adquirido. Na Mercedes Benz Retail, fiz mais de 5 deslocações para “testes dinâmicos”: todos os técnicos manifestaram a sua surpresa, desconhecimento da ocorrência e sem diagnóstico. Ainda hoje, após reunião com o responsável do pós-venda, Eng. RT, finalizada com a afirmação, “…o sistema de ajuda no estacionamento está correto”, por ter a camara de 360º, espero a resposta por escrito do diagnóstico da situação. Nesta reunião esteve também presente o respetivo vendedor Sr. NG. Dos contactos para o endereço me foi indicado para reclamações, contactcenter-mbr@daimler.com , a última recebida em janeiro de 2022, afirmavam que (1)cumpriam a legislação da União Europeia UN R-79 (indicando o link ( https://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/2017/R079r3e.pdf) e que a minha opção (Pack parqueamento) era do meu (2) “Livre Arbítrio”: (1) A legislação é de 2017. Consultei o link, e depois de traduzido (47 páginas), ainda hoje não estou certo qual o ponto da mesma a que se referem. A minha viatura anterior de 2017, sempre teve a funcionar a ajuda ao estacionamento. As viaturas que me foram cedidas, quando das deslocações a oficinas da marca, tinham ativo o Pack. Ainda ontem fiz uma configuração com o mesmo modelo e Pack, na sitio da Mercedes Benz aparece como opção e preço. Também ontem, desloquei-me a um Concecionário MB em Lisboa, e pedi viatura com a configuração da minha, incluindo o Pack. Foi-me garantido que viria e funcionava. (2) Do livre arbítrio: pelo exposta, poderemos considerar que a MBRetail, também usa o “Livre arbítrio”, recebendo o valor comprado, mas da mesma coisa só o fornece a alguns. No negócio, este “Livre-arbítrio” tem outro nome. Cansado há quase 3 anos, mas sem ainda ter desistido, coloquei a viatura num concessionário em Lisboa. Após 3 dias de testes, fui informado oralmente do problema: na lista de Códigos SA, aparece em funcionamento ativo com o código 235, e com redução do auxílio estacionamento ativo com o código 8B8. Tudo por causa do código 801AEJX0/1. Este último, também não o entendem. Como utilizador nunca funcionou (tenho a tecla na consola, aparece o menú… e mais nada). Concluindo: Paguei um serviço, que a minha viatura não tem, mas que em muitas outras funcionava e funciona. Não resolvem nem chegam a acordo com o cliente. Evidente falta de responsabilidade. Na área do negócio o nome é fraude. Na linguagem popular é “comprar gato por lebre”. Cada vez mais longe do lema da marca de Gottlieb Daimler “ O melhor ou nada” (traduzido) . p.s.: não identifiquei o Concessionário que me esclareceu do problema e que não foi o vendedor, para não o associar indevidamente esta reclamação. Cumprimentos. Ernesto dos Anjos


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.