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Fraude bancária (phishing)

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. C.

Para: Banco BPI

20/12/2020

Venho por este meio comunicar a V. Exas. que no passado dia 7 de Novembro ao aceder ao meu e-mail, verifiquei ter recebido um e-mail em nome do BPI. O referido e-mail indicava em assunto que a minha conta iria ser bloqueada. Dada a urgência da situação e confiando que seria um e-mail fidedigno do meu banco,abri o mesmo.Passado alguns minutos recebo dois sms no meu telemóvel a indicar que os pagamentos à entidade nº 11854com os montantes de 823,97€ e 926,90€ respetivamente, tinham sido efetuados com sucesso. Fiquei em pânico pois não tinha feito qualquer pagamento via homebanking, até porque raramente utilizo e quando o faço é apenas para efeitos de consulta ( é uma conta pouco movimentada). De imediato contactei a linha de apoio ao cliente do BPI, o qual a pessoa que me atendeu indicou que já não havia possibilidade de anular os referidos pagamentos, apesar de os mesmos só se efetivarem no dia 9(2ª-feira), uma vez que foram efetuados num sábado.Incrédula com a resposta, questionei o que teria de fazer para recuperar o meu dinheiro. Indicaram-me que teria que apresentar queixa ás autoridades, o que fiz prontamente. Desde o dia 7 de Novembro até à data ainda não me deram uma resposta plausível no sentido de me ajudarem com a minha questão. Já fui várias vezes ao balcão presencialmente, enviei e-mails com o comprovativo dos sms e e-mails fraudulentos, falei com a mnha gestora de conta e até à data apenas me dizem que está em análise. Perante a indiferença do BPI face a esta situação, vi-me obrigada a apresentar queixa ao Banco de Portugal, que foi bastante célere a encaminhar a situação para o meu banco. Envio-vos também em anexo a minha reclamação ao Banco de Portugal e se for necessário, agradeço que me indiquem o vosso contacto de e-mail para que vos possa reencaminhar a resposta por parte do BPI, para que possam analisar. Agradeço também um contacto da vossa parte para que me possam ajudar a resolver esta situação.Com os melhores cumprimentos,Maria de Fátima Coelho

Mensagens (3)

Banco BPI

Para: M. C.

22/12/2020

Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI.Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referência indicada no assunto.Deverá ter em conta que este canal não é monitorizado em tempo real, podendo ocorrer algum tempo até à sua mensagem ser respondida. No caso de assuntos urgentes, deverá contactar o serviço BPI Direto (707020500)Com os melhores cumprimentos,Banco BPI-----» Processo: [BPI-D-84021101] ---------------» Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamação: Fraude bancária (phishing) - (CPTPT01140127-86)Data Real: 20-12-2020 17:40:51----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-84021101] -----

Banco BPI

Para: M. C.

23/12/2020

Exmos. Senhores,Em resposta ao vosso e-mail, que agradecemos, informamos que de forma a podermos dar seguimento à situação exposta, será necessária a identificação inequívoca da reclamante (nome completo, BI, nº conta, ou outro).Mais informamos que, quando estiverem na posse desses dados, tratando-se de uma reclamação, a mesma deverá ser enviada para o endereço de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt.Certos da sua compreensão, subscrevemo-nos,Com os melhores cumprimentos,Ana Filipa AurélioDBD-RESPOSTA A EMAILS-----» Processo: [BPI-D-84021101] -----Assunto: RE: Recebeu uma reclamação: Fraude bancária (phishing) - (CPTPT01140127-86) [BPI-D-84021101]----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-84021101] -----

Banco BPI

Para: M. C.

11/01/2021

Exmos. Senhores,Agradecemos desde já o vosso contacto e apresentamos as nossas desculpas por só agora nos ter sido possível responder ao vosso e-mail.Em resposta ao mesmo, informamos que de forma a podermos dar seguimento à situação exposta, será necessária a identificação inequívoca da reclamante (nome completo, BI, nº conta, ou outro).Mais informamos que, quando tiverem na posse desses dados, tratando-se de uma reclamação, a mesma tem que ser enviada para o endereço de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt.Certos da sua compreensão, subscrevemo-nos,Com os melhores cumprimentos,Ana Filipa AurélioDBD-RESPOSTA A EMAILS-----» Processo: [BPI-D-84145337] ---------------» Mensagem 1 ----------Assunto: Reclamação Fraude bancária (phishing) - (CPTPT01140127-86)Data Real: 10-01-2021 08:40:22----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-84145337] -----


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