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Falta de informação

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. B.

Para: Unidade de Saúde Familiar Terra

20/10/2023

Não sei precisar quando exactamente foi, mas de certeza foi há mais de um mês e provavelmente há menos de dois, que me desloquei ao Centro de Saúde da Terrugem (USF Terra) para me informar de como poderia ter uma consulta sem ter de esperar 6 meses pela marcação. (agora nem possibilidade de marcação existe).Foi-me comunicado verbalmente que teria de vir de 2ª a 6ª, cedo de preferência pois as vagas de consultas diárias eram poucas e até por vezes inexistentes. Desde a data em que fui informado do procedimento de marcação de consultas que tenho passado a diversos horários, desde as 6h30 até às 7h30, umas vezes com filas muito grandes, outras duas em que as filas eram pequenas mas não havia médico nesse dia, nesses dias fiquei aborrecido mas conformado, pois sempre foi uma possibilidade para a qual me tinham avisado. Até hoje, que resolvi estupidamente sair de casa às 5h da madrugada para garantir a consulta, pois estamos a chegar ao fim do ano, há mais de 1 ano que não faço uma avaliação médica, e tendo 50 anos parece-me básico faze-lo. Não tenho nada de grave além da idade e de uma condição hepática controlada, mas que merece acompanhamento anual.Ora chegando a funcionária da secretaria, e chegando às 8h, sou chamado e aproximo-me todo confiante e até contente por me ter sido dito que havia 2 consultas para hoje, e sendo eu o 1º, a consulta estaria garantida.ERRADO, pelos vistos os utentes do Centro de Saúde da Terrugem não podem confiar no que lhe é informado, pois hoje foi-me negada a consulta com a justificação de não estar doente, consultas para quem não está doente são só às 2ªs e 3ªs.Esta informação não consta em lado nenhum. Pedi para me fornecerem por escrito essa informação e a Dª Ana Paula da secretaria disse-me não ser permitido.Isto é legal? Posso exigir alguma compensação? (para mim o ideal seria a garantia de consulta com hora e dia marcado).CumprimentosJosé Teófilo Braga

Mensagens (1)

Unidade de Saúde Familiar Terra

Para: J. B.

20/10/2023

Caro (a) utente,Acusamos receção do seu e-mail o qual atenderemos com a maior brevidade possível.Alertamos que, caso se verifique um elevado número de contactos, poderá não nos ser possível atender, avaliar e dar resposta a todos os emails e/ou contactos telefónicos de forma atempada.Informamos que se necessitar de BAIXA de ASSITÊNCIA A FILHO MENOR , nos casos em que a criança é observada num Hospital ou num Pediatra, deve solicitar declaração ao médico que observou a criança, devendo constar a informação "necessidade de prestar assistência inadiável e imprescindível ao filho" e submeter essa declaração através do site da Segurança Social Direta: s:www.seg-social.pt/subsidio-para-assitencia-a-filho. Nestes casos, não deve solicitar a assistência ao filho/a ao médico de família .Pedidos de CIT (baixa médica)O Certificado de Incapacidade Temporária emitido pelo médico para justificar a ausência no trabalho é substituído por uma auto declaração de doença do trabalhador, sob o seu compromisso de honra. Esta auto declaração pode ser emitida na área pessoal do Portal do SNS 24, na App SNS 24, ou ainda, se não for possível a emissão digital, através da Linha SNS 24 (808 24 24 24).Relativamente aos pedidos de análises/exames (MCDT), de acordo com o Despacho 10430/2011 de 18/08/2011, os hospitais públicos e privados "não podem solicitar a prescrição de exames às unidades de cuidados de saúde primários, ficando estas últimas impedidas de transcrever MCDT (exames médicos/análises) solicitados por essas entidades". No entanto, os pedidos neste contexto irão à consideração de um profissional clínico da USF Terra em consulta presencial.Assim sendo, se tem sintomas de doença aguda ou suspeita que possa ter uma doença grave deve procurar outros canais que não o email/telefone, nomeadamente consulta presencial de Doença Aguda na USF Terra marcada presencialmente ás 08h00 Atendimento Complementar de Belas dias úteis das 20h00 ás 24h00, Sábado/Domingos e Feriados das 09h00 ás 14h00, SNS 24 (800 24 24 24) INEM (112) ou o Serviço de Urgência Hospitalar.Gratos pela vossa compreensão e colaboração,A USF Terra[X]


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