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Estimativa abusiva e errada

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. A.

Para: Lisboa Gás - Floene

19/02/2024

Boa noite,No passado dia 12 de Abril de 2023, foi emitida uma factura de Gás pela Iberdrola, com o CUI- PT 1605 0000 0859 4618 YM, no valor de 594,94 euros.Havia ainda um valor residual de 442,11 euros , do saldo anterior que foi posteriormente liquidado, conforme comprovativo em anexo.Esta factura foi emitida de acordo , não com base em uma leitura real, mas com base numa estimativa realizada pela Lisboa Gás, associada ao período entre 02/03/2023 e 07/04/2023, do qual consta o valor de 5315 m3.Dado o surreal valor da mesma, foi efectuada uma leitura real pelo proprietário no dia 17 da Abril de 2023, a qual tem o valor de 5269 m3(como se poderá verificar em anexo), equivalendo este valor a uma diferença estimada de 304 euros.Foi efectuada uma reclamação à Iberdrola, sendo que a resposta da mesma refere que a leitura por estimativa foi realizada pela Lisboa Gás, sendo que este factor implica a reponsabilidade da mesma no erro efectuado na respectiva leitura. Mais surreal ainda é o facto de, após a reclamação, terem esperado até ao dia 29/05/2023, o que perfaz um número de dias superior a um mês , para efectuarem uma nova leitura real ao contador, sendo que assim poderiam garantir que o valor seria no mínimo aproximado do erro cometido na leitura por estimativa mais de um mês antes.No entanto, servindo mais uma vez de prova em como este erro havia sido cometido de forma grosseira, o valor do contador continuava a ser inferior ao da estimativa, havendo ainda espaço para uma rectificação da factura, que passou a ser inferior mesmo mais de um mês depois. Sendo que agora a Iberdrola continua a pedir um valor absurdo devido a um erro não cometido pelo utilizador, mas sim pelo fornecedor, 578,90 euros.Desde sempre que realcei que desejo pagar o que consumi, mas devo legalmente apenas pagar aquilo que me é devido. Não poderei assumir um consumo estimado de um valor absurdo que não consumi efectivamente.Pedi a alteração do comercializador de gás e energia no dia 08/04/2023 assim que vi o absurdo que me estavam a debitar,no entanto nunca fui informada de que teria de requisitar uma leitura extraordinária, para o inicio deste novo contrato. A Gold Energy assumiu por defeito que a leitura da Lisboa Gás estaria correcta e assumiu-a como o primeiro regista de leitura do meu contador, o que comprova mais uma vez, que a estimativa estava muita acima da leitura posteriormente afectuada, pois a factura seguinte foi de 04/07/2023 e foi de 5348 m3.Neste momento tenho a cobrança a ser feita em nome da Intrum no valor dos supracitados 578,90 euros, quando está mais que comprovado que este valor não é real e eu não terei de o pagar se este não foi por mim realmente consumido.Agradeço brevidade neste assunto e alguma honestidade por parte da Lisboa Gás.Melhores cumprimentos Sheilla de Andrade

Mensagens (1)

Lisboa Gás - Floene

Para: S. A.

22/02/2024

Exmos. Senhores,No seguimento da V. comunicação, informamos que, pelo facto de nos termos da lei da proteção dos dados pessoais e da regulamentação do setor o Operador de Rede de Distribuição estar obrigado a garantir a confidencialidade e a integridade da informação, contactámos a Cliente em apreço e prestámos os devidos esclarecimentos sobre a situação relatada.Caso tenham alguma questão relativa à proteção de dados pessoais, consultem por favor a nossa Política de e emPolítica de e - Floene.Os nossos contactos:Linha de Emergências e Avarias800201 722 (24h Gratuito)Comunicação de Leituras800507513 (24h Gratuito) Atendimento Comercial211 164 437 ou 808200343 (dias úteis das 9h às 21h Chamada para a rede fixa nacional, custo da chamada definido pelas condições do seu tarifário)distribuicao.lisboagas@floene.ptwww.floene.ptMantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional,Atentamente,João Tiago SertórioDiretor de Centralidade do ClienteHead of Client Centricityfloene.ptNF 8594618_NRE000002655233CC_[CVA]19-02-2024 21:30:54 -:From Date19-02-2024 21:30:54Todistribuicao.lisboagas@floene.pt distribuicao.lisboagas@floene.ptCcReply to Subjecte emPolítica de e - Floene.Os nossos contactos:Linha de Emergências e Avarias800201 722 (24h Gratuito)Comunicação de Leituras800507513 (24h Gratuito) Atendimento Comercial211 164 437 ou 808200343 (dias úteis das 9h às 21h Chamada para a rede fixa nacional, custo da chamada definido pelas condições do seu tarifário)distribuicao.lisboagas@floene.ptwww.floene.ptMantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional,Atentamente,João Tiago SertórioDiretor de Centralidade do ClienteHead of Client Centricityfloene.ptNF 8594618_NRE000002655233CC_[CVA]19-02-2024 21:30:54 -:From Date19-02-2024 21:30:54Todistribuicao.lisboagas@floene.pt distribuicao.lisboagas@floene.ptCcReply to SubjectRecebeu uma reclamação: Estimativa abusiva e errada - (CPTPT01973324-53)Recebeu uma reclamação: Estimativa abusiva e errada - (CPTPT01973324-53)CAUTION: External e-mail. DO NOT OPEN any link or attachment UNLESS you were expecting this email and after validating the senders address.


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