Boa tarde,
Eu, Patrícia Vieira, venho por este meio solicitar o reembolso imediato do Pack de 4 Cadeiras de Jantar Glamm da encomenda SREIUUKKC. A 2 de dezembro de 2024, adquiri um Pack de 4 Cadeiras de Jantar Glamm da Sklum, pelo valor de 124,95 €. O pagamento foi efetuado no momento. O envio dos assentos foi realizado, mas o envio dos pés nunca aconteceu, ou seja, não tenho efetivamente cadeiras tendo adquirido um pack incompleto e sem funcionalidade resultando em danos patrimoniais.
Conforme indicação online, na altura foi anunciado pelo vendedor que a entrega seria efetuada até entre 5 a 7 dias úteis, ou seja, com previsão de chegada máximo a dia 10 de dezembro de 2024. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue na totalidade. No dia 10 de dezembro recebi um email com a informação de que a encomenda já estava em preparação. A 13 de dezembro recebi a informação por email também de que a encomenda estava em entrega e em distribuição. A 14 de dezembro recebi os assentos das cadeiras, mas até agora nada dos pés. A minha encomenda foi feita há 34 dias. Tenho assentos de cadeiras sem pés e não tenho respostas nem ajuda. Já abri 2 incidências, usei o chat do whatsapp, email e contactei a Sklum por chamada (dia 19 de dezembro às 10:15h) e foram sempre extremamente arrogantes, pouco prestáveis e não ajudaram a nada. Desde aí, tentei ligar novamente 6 vezes para o serviço ao cliente sem resposta e a primeira incidência foi cancelada pela Sklum sem motivo plausível.
No, dia 19 de dezembro, quando liguei para o serviço telefónico pedi uma reclamação junto da transportadora e foi dito que a mesma tinha sido feita. O número de tracking fornecido não funciona, por isso já nem sei onde anda a encomenda sequer, tendo apenas a indicação de que foi extraviada. Voltei a abrir uma nova incidência a 23 de dezembro. No entanto, dia 27 de dezembro informaram-me por email que tinham feito a reclamação cujo prazo de processamento e resolução é de duas semanas. A 2 de janeiro de 2025, em resposta a reclamação que expôs no Trustpilot, o Departamento Comercial da Sklum informou-me que fizeram uma reclamação formal sobre essa questão, cujo prazo final para entregarem ou responderem são de 14 dias, contabilizados desde essa data. A 3 de janeiro de 2025, informaram que ainda não têm uma confirmação da reclamação para proceder ao reembolso. Por 3 vias diferentes de contacto, todos deram-me a mesma indicação com datas diferentes, no entanto, o prazo de 14 dias após a chamada telefónica já findou e não houve resolução. Ademais, de acordo com a legislação Europeu de defesa do consumidor, não é necessário aguardar por indicações de transportadora para uma empresa proceder a um reembolso a um cliente.
Segundo a legislação portuguesa e as normas da UE, o consumidor tem o direito de exigir o cumprimento do prazo de entrega. Ultrapassada a data combinada, existe atraso na entrega por parte do vendedor, já não tendo interesse em receber o que encomendei nem em beneficiar do serviço contratado, peço o cancelamento imediato da transação. Conforme o Decreto-Lei n.º 84/2021, ao cancelar o contrato, o vendedor tem 14 dias para efetuar o reembolso do valor da compra, incluindo os portes de envio. Se este prazo de reembolso for ultrapassado pela Sklum, tenho direito ao dobro do valor da compra e ainda a uma indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais.
Tendo já comunicado esta intenção à Sklum via email a 2 de janeiro, conta a partir dessa data o prazo legal de 14 dias para me enviarem o dinheiro do reembolso. Caso até essa data não tenham efetuado o pagamento, são obrigados ao abrigo da lei a pagar o dobro do valor das cadeiras e indemnização.
Aguardo resposta à presente reclamação.
Obrigada.
Cumprimentos,
Patrícia Vieira